Assessment de Competências


O êxito das organizações depende de um conjunto de comportamentos de sucesso, isto é, de competências, e por isso importa identificar quais as mais relevantes, descrevê-las
e avaliá-las.

Qual o valor do nosso capital humano?

Quais os planos de ação que podem ser desenvolvidos para melhor rentabilizar o nosso capital humano?

Quais são as nossas valências?

O que podemos melhorar para nos tornarmos mais competitivos através das pessoas?

CONHEÇA A NOSSA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Metodologia de avaliação de competências que pressupõe a utilização de diversas técnicas de avaliação de cariz situacional que permitem aceder a uma visão objectiva e abrangente sobre as competências actuais dos profissionais.

Os exercícios que compõem os assessment são costumizados por forma a desencadear comportamentos relevantes para a avaliação das competências requeridas.

Na Cegoc utilizamos provas individuais, duais e grupais, escolhidas de acordo com os Perfis individuais de competências a avaliar.

Dos exercícios que utilizamos destacam-se as provas de grupo, com e sem papéis atribuídos, os role plays, exercícios de análise, exercícios in basket, bem como apresentações orais e fact finding.

Pressupõe a avaliação de competências através de Assessment Centre e a existência de uma ou mais sessões de feedback, em que os resultados da avaliação são transmitidos ao colaborador, por forma a explorar, de modo construtivo, as áreas a desenvolver e a promover o seu envolvimento no processo de melhoria.

Decorrente da análise da estratégia da organização, a CEGOC actua como parceiro na construção do Manual de Competências que orienta a Gestão de Recursos Humanos. Deste fazem parte as Competências Chave da Organização e os perfis de Competências por categoria profissional.
Definem-se assim, as competências transversais e específicas da organização, com base nas quais se poderá efectuar toda a gestão do potencial humano da empresa.

A partir da Avaliação de Competências (Assessment Centre e/ou Development Centre) obtemos uma visão imparcial sobre as valências do Capital Humano que constitui as organizações.

    Através do Diagnóstico Organizacional de Competências acede-se a:

  • Conhecer o alinhamento das diferentes áreas funcionais com os objectivos estratégicos ;
  • Delinear acções no âmbito dos recursos humanos (recrutamento externo, promoção interna, planos de formação), que permitam dotar a organização das competências imprescindíveis à concretização da Estratégia.