Curso de formação: Liderança para chefias diretas e supervisores

Animar e motivar equipas Formação Best

  • Curso Presencial

Liderar pessoas e equipas, e gerir as respetivas competências e motivações de forma a obter os melhores resultados, são desafios atuais colocados a chefias diretas e intermédias, em organizações de qualquer dimensão e em qualquer sector de atividade.

No curso Liderança para chefias diretas e supervisores propomos debater e treinar um conjunto de ferramentas técnicas capazes de proporcionar uma melhoria significativa da liderança e motivação das pessoas e equipas pelas quais é responsável.

O programa da formação

1 - Caracterizar o âmbito da liderança de equipas e pessoas

  • Identificar as responsabilidades e desafios associados à função.
  • Distinguir gestão e liderança:
    • diferenças e complementaridades;
    • papéis e responsabilidades.
  • Definir os critérios e a finalidade da liderança eficaz.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.

2 - Saber utilizar os estilos de liderança para reforçar e promover os desempenhos

  • Caracterizar os diferentes estilos de liderança:
    • boas práticas, práticas a evitar;
    • o papel do líder enquanto influenciador da evolução de competências e motivações.
  • Saber utilizar os estilos de liderança para obter os melhores resultados das equipas em diferentes contextos.

3 - Motivar e animar a equipa

  • Identificar os fatores facilitadores da motivação.
  • Identificar as situações que promovem a desmotivação.
  • Treinar-se nas etapas do Modelo VIE para motivar as equipas.
  • Dar feedback construtivo com impactes na melhoria dos desempenhos:
    • elogiar os membros da equipa;
    • criticar os desempenhos e estimular a sua melhoria.

4 - Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança

  • Gerir prioridades de forma coerente.
  • Desenvolver a competência e a autonomia da equipa.
  • Afirmar-se face a diferentes tipos de colaboradores.
  • Saber delegar.
  • Acompanhar os desempenhos e tratar os erros.
  • Analisar e resolver dificuldades e problemas.
  • Tomar decisões oportunas.
  • Gerir os interfaces cliente-fornecedor interno.

5 - Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Identificar formas de transmitir ideias e opiniões a diferentes interlocutores:
    • adaptar-se ao estilo do(s) interlocutor(es).
    • coerência entre forma e conteúdo;
  • Saber escutar, mesmo nas situações mais difíceis.
  • Lidar com tensões e conflitos, adotando uma atitude positiva e construtiva.

A quem se dirige:

  • Chefias diretas.
  • Chefias intermédias.
  • Chefes de equipa e Supervisores, com responsabilidades hierárquicas ou funcionais pela condução de pessoas.

Objetivos

  • Enquadrar o papel da chefia e do líder nos contextos organizacionais atuais.
  • Comunicar eficazmente a todos os níveis.
  • Liderar e motivar os colaboradores para agir, contribuindo com o melhor de si próprios.
  • Resolver problemas e tomar decisões, pensando no todo e agindo caso-a-caso.
  • Conduzir as equipas de forma a garantir bons desempenhos e obter bons resultados.

Métodos

  • Trabalhos de vertente interativa e prática, com vários exercícios, debates e sinteses.
  • Autodiagnóstico dos estilos pessoais de liderança.
  • Treino de aplicação dos estilos de liderança a vários contextos.
  • Elaboração de planos de ação a partir das dificuldades reais diagnosticadas durante o curso.
Duração: 2 dias (14 horas )
Referência: 002
Preço:850,00 € iva não incluído
Duração: 2 dias (14 horas )
Referência: 002
Intra empresas*:1.900,00 € iva não incluído
Para grupos (12 pessoas max.)*Conheça os detalhes desta oferta
Inscrever Datas e locais
26 Out - 27 Out

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

13 Nov - 14 Nov

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.