Curso de formação: Mini “MBA” o fundamental da gestão e o secretariado

Processo e relações para um desempenho de excelência Formação Best

  • Curso Presencial

As Secretárias/Assistentes precisam estar preparadas para enfrentar os novos desafios que são colocados aos gestores que apoiam.

Não cessam de aumentar sobre as mesmas, as pressões, exigências e expectativas que decorrem do contexto organizacional e das situações complexas e contraditórias inerentes à gestão.
Nestas circunstâncias, o secretariado necessita desenvolver competências genéricas na área da Gestão, sem que para isso precise de formação básica nessa área.

Este curso permite-lhe descobrir um conjunto de conteúdos multidisciplinares desenhados e  organizados coerentemente, para ajudar a responder às exigências da gestão, cada vez mais rigorosa e seletiva, e das equipas que integram um mundo empresarial cada vez mais complexo e viver ainda uma experiência de aprendizagem inovadora, intensa e potenciadora do seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O programa da formação

1 - Estratégia empresarial: princípios e opções

  • Definir Estratégia.
  • Analisar o contexto de negócio.
  • A procura da antecipação do futuro.
  • Análise SWOT: porquê e para quê.
  • Análise da Cadeia de Valor.
  • Estratégias Genéricas.
  • Estratégias Alternativas.
  • Da estratégia à ação – como implementar no terreno a estratégia predefinida.

2 - Gestão e liderança

  • Princípios chave da Liderança:
  • O ciclo da gestão: planeamento, organização, coordenação e controlo.
  • chefe vs líder, estilos de liderança.
  • Gerir a Mudança:
    • dinâmica da mudança;
    • visão pessimista e otimista;
    • mudança cultural e organizacional;
    • forças resistentes à mudança;
    • gestão das emoções;
  • Focus nos resultados: Management by objectives (MBO).
  • Gerir, liderar e motivar equipas.

3 - Finanças e economia

  • O fundamental da “linguagem” financeira.
  • Operações financeiras: custos e proveitos.
  • Planeamento Financeiro
    • para que serve?
    • vantagens;
    • análise de projetos de investimento: O risco: conceito.
  • Criação de valor para a empresa e para os acionistas.

4 - Contabilidade e controle de gestão

  • Contabilidade – Conceitos básicos, princípios e seu impacto no reporting financeiro.
  • Regras Contabilísticas.
  • Key financial statements.
  • O processo contabilístico – das transações ao fecho das contas.
  • Relatórios Anuais e Reporting.
  • Análise da Evolução Financeira da empresa.

5 - Aspetos jurídicos

  • Analisar o essencial do sistema legislativo português útil à vida da empresa:
    • leis, decretos, jurisprudência: saber distinguir e encontrar as informações;
    • as diferentes formas jurídicas das sociedades: sociedades civis, sociedades de capitais, sociedades de pessoas;
    • as responsabilidades jurídicas dos dirigentes, as obrigações declarativas.
  • Praticar o secretariado jurídico na empresa:
    • o arquivo de documentos: durações legais de conservação dos documentos da empresa;
    • o registo dos atos jurídicos, os documentos declarativos e o que eles contêm;
    • organizar as reuniões do Conselho de Administração: convocatórias, representação de um administrador por um outro, atas.

6 - Recursos Humanos

  • A evolução da gestão de RH: das funções às competências.
  • Gestão por Competências:
    • compreender a importância das competências na gestão empresarial e na gestão das pessoas;
    • conhecer diferentes perspetivas sobre o conceito de competência e de talento;
    • reconhecer as vantagens da GRH por competências.
  • Recrutamento, Seleção e Acolhimento:
    • conhecer as principais etapas de um processo de seleção e recrutamento;
    • conhecer as principais etapas e objetivos da entrevista de seleção;
    • atuar nas fases de acolhimento e integração.
  • Gestão de desempenho:
    • distinguir “avaliação de desempenho” de “gestão do desempenho”;
    • conhecer as dimensões da gestão de desempenho;
    • identificar as etapas do processo de gestão de desempenho.
  • Formação profissional:
    • promover políticas de formação alinhadas com a estratégia da organização;
    • reconhecer o papel da formação no desenvolvimento de competências;
    • identificar a principal legislação e regulamentação aplicável à formação profissional;
    • conhecer a Norma ISO 10015, linhas de orientação para a formação;
    • identificar as necessidades, elaborar o plano de formação e avaliar a formação realizada.

7 - Marketing

  • Os objetivos corporativos e as estratégias para os atingir:
    • O pensamento estratégico e algumas ferramentas elementares:
      • A analise do contexto de mercado;
      • A Analise SWOT;
      • A analise da Concorrência;
      • A Cadeia de Criação de Valor.
  • O que é o marketing?
    • Função;
    • Conceito e necessidades.
  • O Marketing:
    • enquadramento das organizações comerciais, industriais, das atividades do Sector Primário, de serviços e outras, de cariz não empresarial (desportivo, humanitário, politico, cultural, etc.).
  • Focus no Utilizador / Cliente e o ciclo da compra.
  • Planificação de Marketing e as atividades respetivas: o papel das Direções e da Alta Administração.
  • Marketing Estratégico e Estratégias de Marketing.
  • Marketing mix (marketing operacional).
  • Os instrumentos de Marketing:  alguns instrumentos de pensar, de decidir e de agir.
  • Desafios e tendências no Marketing.

A quem se dirige:

  • Assistentes, Secretárias Executivas, Secretárias de Direção e Administração com experiência profissional, que pretendem desenvolver os seus conhecimentos nas áreas da Gestão, da Economia e Finanças, da Contabilidade e do Direito, do Marketing, dos Recursos Humanos, da Gestão e Liderança.

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • dominar uma linguagem multidisciplinar que se impõe no contexto empresarial;
  • intensificar um desempenho diferenciado, mais confiante e construtivo através do conhecimento de um conjunto de princípios básicos de gestão aplicados nas empresas ao nível da estratégia empresarial e dos Recursos Humanos;
  • ler e compreender os mapas contabilísticos e financeiros da sua área;
  • interpretar os assuntos relacionados com a legislação de enquadramento das empresas;
  • analisar a situação económico-financeira da empresa, projetos de investimento e compreender a interação com a economia da empresa;
  • compreender o que significa o marketing-mix empresarial e para que servem as teorias e técnicas de marketing em ambiente internacional;
  • dominar os aspetos jurídicos essenciais à vida da empresa;
  • conhecer os princípios básicos de gestão e liderança.

Métodos

  • O programa será desenvolvido num enquadramento de grande rigor metodológico, que pretende ser uma experiência de transformação pessoal, assente em metodologias e abordagens que permitem melhorar o autoconhecimento e as soft-skills individuais essenciais às profissionais que exercem a atividade de secretariado em ambientes exigentes.
Duração: 5 dias (35 horas )
Referência: 948
Preço:1.450,00 € iva não incluído
Inscrever Datas e locais
06 Nov - 10 Nov

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

13 Nov - 17 Nov

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.