Cegos reinventa a experiência formativa (Learning eXperience) com a 4REAL©

Uma nova abordagem formativa com foco no digital e na transferência da aprendizagem para o local de trabalho

O Grupo CEGOS, líder mundial em Learning & Development (L&D), tem duas grandes prioridades de desenvolvimento: Digital Learning e Customer Experience. A CEGOS reinventa a Learning eXperience (LX) na construção de percursos digitais com o objetivo de apoiar as mudanças fundamentais que ocorrem no mundo do trabalho.

Mudanças sem precedentes preconizam respostas prementes e, como pioneira na aprendizagem à distância, com a criação de módulos eLearning desde 2001, a CEGOS está agora a lançar a 4REAL©, caraterizada como uma nova abordagem blended (a combinação de formação presencial com soluções digitais) com foco na transformação da performance organizacional.

Três desafios críticos e emergentes que as empresas enfrentam

O Grupo CEGOS, com base na experiência consolidada e ligação estreita com os seus clientes em projetos de formação internacionais, identificou três grandes desafios:

  • Transformação. De acordo com a pesquisa realizada pelo Council of Europe Development Bank (CEB) publicada no HR Change Readiness Survey 2015, as empresas deparam-se, essencialmente, com grandes mudanças a cada três anos. Neste intervalo temporal, 60% dos projetos são totalmente novos, criando mais incerteza e complexidade nos procedimentos. Como resultado, as empresas garantem o sucesso de apenas um terço desses mesmos projetos.
  • Profissionalização. As empresas competitivas e com um papel precursor no mercado apoiam os colaboradores a desenvolver competências profissionais de forma contínua. Estima-se que no futuro, os colaboradores mudem de emprego, em média, a cada dois anos. Esta mudança pressupõe o desenvolvimento e aquisição de competências técnicas e interpessoais, essenciais para o trabalho eficaz, em equipa e individualmente, tendo em conta um contexto de alterações rápidas e contínuas.
  • Inovação. Num momento em que os métodos de aprendizagem estão também a mudar, a um ritmo acelerado, as empresas precisam adotar uma abordagem ágil e holística na formação para que possam inovar e fazer as escolhas certas quando se trata de aprender.

4REAL©, uma nova abordagem para aprender

A tecnologia digital estimulou o desenvolvimento de uma série alargada de programas de formação com uma vasta gama de interações interpessoais e digitais disponíveis, desde a utilização de smartphones numa sala de formação para a realização e desenvolvimento de atividades, à partilha de insights através de uma aprendizagem peer-to-peer. Contudo, o que pode parecer apropriado e simples, em termos pedagógicos para o designer pedagógico, pode não o ser para o formando.

As duas questões críticas que devem ser levantadas aquando da escolha de um programa formativo mais adequado são:

  • O programa formativo é simples e inteligível para o formando?
  • É suficientemente estimulante para realmente envolver os formandos na aprendizagem à distância?

Esta mudança de paradigma representa uma alteração do design pedagógico para um design experiencial.

É com este insight que a CEGOS desenvolveu a 4REAL©, uma nova abordagem à formação, no contexto da reestruturação da experiência formativa que o Grupo quer oferecer aos seus clientes, sustentada, entre outras, pelas soluções 70:20:10.

A promessa: a formação como motor de transformação da performance organizacional.

Os percursos formativos 4REAL©, disponíveis na plataforma LearningHub@Cegos©, preenchem os quatro critérios que as organizações da atualidade procuram:

  • Desenhados em conjunto com um especialista de conteúdos, estes cursos blended proporcionam aos colaboradores a incorporação de práticas profissionais e aprendizagem a longo prazo e ao seu próprio ritmo;
  • Os cursos estão orientados para garantir que os colaboradores aprendam efetivamente e produzam resultados no local de trabalho, contribuindo para o aumento do desempenho;
  • Estes cursos ATAWAD – aprendizagem em qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo (anytime, anywhere, any device) incluem o que de melhor a tecnologia digital tem para oferecer;
  • Trata-se de cursos customizáveis, considerando as necessidades de desempenho que as empresas enfrentam, e personalizáveis para garantir que cada colaborador aprenda de acordo com as suas próprias preferências e necessidades de aprendizagem.

A CEGOS dispõe de cursos que incorporam a abordagem 4REAL©, particularmente nas áreas de desenvolvimento pessoal, eficácia profissional e gestão de pessoas e projetos.

Da mesma forma, a maioria dos principais programas de formação que a CEGOS desenha à medida para os clientes são construídos em torno das quatro características da abordagem 4REAL© (Real/ Efficient / Adapted / Learning). O mesmo princípio irá aplicar-se a uma nova geração de cursos de formação corporativos que o Grupo lançará em breve.

 


José Montes, Cegos Group Chairman, conclui:

“As empresas esperam que as organizações de L&D estejam alinhadas com as suas necessidades em termos de serviços e desempenho.

É por isso que, como líder internacional no setor de L&D, tomámos a decisão há vários meses de reorientarmos o nosso core business (formação e consultoria) e oferecer às organizações serviços que se estendem ao longo de toda a cadeia de valor da formação.

Foram estas premissas que deram suporte às aquisições feitas recentemente pela Cegos (o principal fornecedor de formação da Alemanha e o principal fornecedor francês de gestão da formação) e levou ao lançamento do 4REAL©. Esta nova abordagem para o formando está a direcionar o posicionamento do Grupo Cegos ‘Beyond Knowledge, que expressa o nosso objetivo de oferecer aos nossos clientes muito mais do que apenas aprender “.

Porque “está na moda” o mindfulness?

16 Nov

O blog de Coaching

Porque “está na moda” o mindfulness?

Cada vez que associamos a palavra “moda” a qualquer conceito, parece que estamos a antever que não irá durar muito tempo. A moda vai mudando e não perdura no tempo. Já chamaram “moda” à Inteligência Emocional, chamaram “moda” ao Coaching e agora é a ...

O que é a Comunicação Digital?

15 Nov

O blog de Marketing e Vendas

O que é a Comunicação Digital?

DIGITAL. Atrás deste neologismo penetrante esconde-se a digitalização dos meios de informação. No entanto, o essencial provavelmente não está lá … mas sim na mudança de paradigma que essa desmaterialização implica. Foco na comunicação digital. ...

A Cegoc apoia o 50º Encontro Nacional da APG

15 Nov

O blog de Liderança e Management

A Cegoc apoia o 50º Encontro Nacional da APG

A Cegoc patrocina o 50º Encontro Nacional da APG: “Back to People – A Rutura de Paradigmas na Gestão das Pessoas”, que acontece no dia 16 de novembro de 2017, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 50º Encontro Nacional da APG –  Associa...