Shaun James esteve em Portugal e contamos-lhe como foi

01/07/2019

Shaun James, Master Trainer internacional do programa SPIN® Selling Skills – o programa de Venda Consultiva mais aplicado e reconhecido por profissionais de vendas em todo o mundo, esteve em Portugal para apresentar o primeiro Open SPIN® Selling Skills, que decorreu nos passados dias 25, 26 e 27 de junho.

Ao longo do programa de formação, Shaun James, que é também Head of Learning and Skills da Huthwaite International, ajudou os vários formandos a desenvolverem competências comportamentais comprovadas na venda de soluções complexas em processos de compra prolongados que envolvem vários decisores, vários contactos comerciais e um investimento considerável de tempo e dinheiro por parte dos seus clientes.

Os participantes aprenderam a conhecer melhor os comportamentos verbais mais eficazes e menos eficazes do seu estilo de venda atual, a saber como descobrir necessidades implícitas e explícitas dos seus clientes bem como os comportamentos que à luz do modelo SPIN® Selling permitem evitar ou lidar com objeções.

No final do programa SPIN® Selling Skills, Shaun James mostrou-se bastante satisfeito: “Estes dias foram realmente positivos, o grupo esteve extremamente envolvido, todos os formandos foram muito ativos e fizeram perguntas muito pertinentes sobre como utilizar os conceitos e as ferramentas da abordagem SPIN® no mundo real – porque isso é o mais importante. Podemos divertir-nos imenso durante a formação (e eu diverti-me muito), mas o acontece a seguir é aquilo que realmente importa e foi o que estivemos a trabalhar em conjunto com os participantes: como aplicar ao seu contexto real de trabalho esta nova metodologia e estas novas competências que, acredito, vão fazer a verdadeira diferença na forma como conduzem os seus contactos comerciais e como identificam e compreendem os diferentes tipos de necessidades dos seus clientes”.

Para Ana Tereza Maçarico, Huthwaite International Project Manager for Portugal Associated with CEGOC, a experiência foi também muito positiva: “Foi um prazer estar aqui e foi muito gratificante termos na CEGOC o primeiro Open SPIN® Selling Skills. O Shaun James é um verdadeiro Master Trainer, um formador de exceção, um verdadeiro exemplo. O grupo teve uma participação excecional e todos fizeram exercícios de integração da aprendizagem e das competências no seu próprio negócio – porque frequentar estes programas é muito útil, mas o segredo está em depois, nas suas empresas, fazerem as coisas de forma diferente e fazerem coisas diferentes. Se isso não for feito, nada de novo vai acontecer”.