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Curso de formação - Programa de formação de Coaches profissionais – Nível Superior

Capacitar coaches profissionais para o nível PCC

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Referência : 1110
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actpO Nível Superior tem como objetivo possibilitar aos alunos a consolidação das 11 competências da ICF, a nível profissional (PCC), que lhes permitirá aceder à acreditação como coach profissional, uma vez cumpridas as exigências estabelecidas pela Escola de Coaching Executivo da Cegoc.

 

Destinatários

Os destinatários da formação ?

Para quem

  • Pessoas que se queiram dedicar profissionalmente ao coaching e que queiram contribuir para o desenvolvimento profissional dos dirigentes e quadros.
  • Pessoas das áreas da formação, consultoria, educação e desporto que queiram adquirir competências avançadas em coaching.
  • Pessoas que tenham completado a formação equivalente ao Nível Avançado da Escola de Coaching Executivo.

 

Pré-requisitos

Realização, com aproveitamento, do Nível Avançado (exclusivamente para os participantes que queiram obter a credenciação de coach profissional pela ICF).   Condições para a obtenção do diploma ACTP

  • Total - 37h
  • Aulas teóricas - 12h
  • Mentoring grupo - 12h
  • Mentoring individual - 5h
  • Trabalhos de grupo e individuais - 8h

 

É realizado integralmente à distância, da seguinte forma:

  • 6 sessões de 4h - 2h teóricas + 2h de mentoring de grupo com um espaçamento de cerca de 3 semanas
  • 5 sessões de 1h de mentoring individual
  • Exame teórico e prático para fechar o módulo

 

Observações importantes:

  • A obtenção do diploma ACTP está dependente da realização bem sucedida dos trabalhos individuais e de grupo e dos exames escritos e orais.
  • Será igualmente da responsabilidade dos alunos o envolvimento de 3 clientes (coachees), no mínimo, para as sessões de mentoring de coaching.
  • Será possível realizar presencialmente algumas das sessões previstas se houver acordo integral do grupo de alunos.
Programa

O programa do percurso de aprendizagem

Cumprimento das prescrições éticas e dos standards profissionais

  • Compreender as prescrições éticas e o standards do coaching e dominar as competências para os aplicar apropriadamente em todas as situações do coaching.

Estabelecer o acordo de coaching

  • Perfil de características e de competências do coach profissional.
  • A competência de compreensão do que se requer numa interação específica de coaching e estabelecer acordos com o futuro cliente sobre o processo de coaching e a relação a estabelecer.

Estabelecer proximidade e confiança com o cliente

  • A competência de criar um ambiente de segurança e de apoio que permita gerar respeito permanente e confiança mútua.

Presença do coach

  • A competência de estar totalmente consciente e de criar uma relação espontânea com o cliente, usando um estilo de comunicação aberto, flexível e confiável.

Escuta Ativa

  • A competência de se focalizar totalmente no que o cliente diz e não diz, para compreender o significado da linguagem no contexto dos desejos do cliente e apoiar a sua auto expressão.

Perguntas poderosas

  • A competência para fazer perguntas que suscitem a informação necessária para se obter um máximo benefício para o cliente, na relação de coaching.

Comunicação direta

  • A competência de praticar uma comunicação eficaz durante as sessões de coaching e utilizar uma linguagem que tenha um forte impacto positivo no cliente.

Fomentar a autoconsciência

  • A competência para integrar e avaliar com precisão múltiplas fontes de informação e fornecer feedback que ajude o cliente a aumentar a sua autoconsciência e, por esta via, a alcançar os resultados desejados.

Desenho de ações

  • A competência para criar, com o cliente, as oportunidades de aprendizagem contínua, tanto no contexto profissional como na vida pessoal quotidiana, que potenciarão uma maior eficácia na concretização dos objetivos definidos no acordo de coaching.

Planificar e estabelecer as metas

  • A competência para desenvolver e manter um plano eficaz de coaching com o cliente.

Gerir os progressos e a responsabilidade pessoal

  • A competência para manter a atenção concentrada no que é importante para o cliente e incitá-lo a assumir a responsabilidade própria pelo desencadeamento de ações consequentes.
Objetivos

Os objetivos da formação

  • O Nível Superior tem como objetivo possibilitar aos alunos a consolidação das 11 competências da ICF, a nível profissional (PCC), que lhes permitirá aceder à acreditação como coach profissional, uma vez cumpridas as exigências estabelecidas pela Escola de Coaching Executivo da Cegos.
Métodos

Os métodos pedagógicos da formação

  • A metodologia de formação é eminentemente prática e está focalizada no desenvolvimento das 11 competências da ICF.
  • Neste nível, a formação centra-se na experiência. Cada participante realiza práticas de coaching ao longo de 5 meses, gravadas e comentadas por mentores.
Pontos fortes

Os pontos fortes da formação

  • Neste nível, a formação centra-se na experiência direta do participante, no treino intensivo supervisado por um mentor.
  • Cada participante cria uma autoconsciência apurada e muito poderosa sobre as suas próprias capacidades para desenvolver uma prática profissional de “nível superior” como coach.
  • Formação acreditada pela ICF.