Curso de formação: Assertividade

Comunicação assertiva para promover o entendimento e fomentar os acordos Formação Best

  • Curso Presencial

Saber afirmar-se e criar empatia nas relações interpessoais é uma das competências chave para o sucesso profissional.

O curso Assertividade permite-lhe afirmar-se nos vários contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação ineficazes.

O programa da formação

Identificar o seu perfil assertivo nas relações profissionais e extraprofissionais

  • Conhecer o seu modo habitual de relacionamento interpessoal.
  • Caracterizar as atitudes de passividade, agressividade e manipulação e o seu impacto no relacionamento interpessoal.
  • Definir o que significa “ser assertivo”.
  • Respeitar e fazer-se respeitar.
  • Identificar as situações em que para si a assertividade é necessária.

Saber comunicar com os diferentes interlocutores utilizando uma postura assertiva

  • Neutralizar os pensamentos negativos ou bloqueadores: utilizar uma linguagem positiva.
  • Desenvolver a autoconfiança e o autodomínio.
  • Selecionar os comportamentos que lhe permitem:
    • agir face à passividade;
    • desativar a agressividade verbal e não verbal;
    • identificar e desarmar a manipulação.

Treinar-se na utilização das principais técnicas de desenvolvimento da atitude assertiva

  • Saber escutar.
  • Criar empatia.
  • Saber dizer “não” com assertividade, preservando a relação.
  • Saber formular pedidos de forma construtiva.
  • Dar e receber feedback.
  • Aumentar a sua recetividade às críticas e encará-las como oportunidades.
  • Formular críticas construtivas:
    • o método “DESC” de Bower para lidar com situações difíceis.

Criar compromissos realistas em caso de desacordo

  • Estabelecer relacionamentos baseados na clareza e na transparência.
  • Tratar os mal entendidos.
  • Estimular a colaboração interpessoal e a cooperação nas equipas.
  • Adotar comportamentos ganhar-ganhar

A quem se dirige:

  • Gestores e líderes de equipas (hierárquicos ou funcionais)
  • Todos os profissionais que necessitem potenciar uma atitude assertiva e melhorar a eficácia comportamental em situações de tensão ou conflito.

Objetivos

Este curso permite:

  • Enfrentar com mais autoconfiança e eficácia as situações em que sente ansiedade, frustração, dificuldade de comunicar com interlocutores difíceis, lidar com conflitos e enfrentar insucessos.
  • Utilizar o autocontrolo e a autorregulação das emoções.
  • Reduzir as reações emocionais ineficazes no relacionamento interpessoal.
  • Saber lidar com os comportamentos negativos do outro.
  • Desenvolver a autoconfiança.
  • Gerir os desacordos com êxito e fomentar a adesão para os acordos finais.

Métodos

  • Pedagogia ativa com recurso a ferramentas de autoanálise e auto-observação, exercícios práticos e roleplays com feedback estruturado, para conhecer e experimentar novas ferramentas e adotar novos comportamentos conducentes à autoafirmação.
Duração: 2 dias (14 horas )
Referência: 006
Preço:850,00 € iva não incluído
Duração: 2 dias (14 horas )
Referência: 006
Intra empresas*:1.800,00 € iva não incluído
Para grupos (12 pessoas max.)*Conheça os detalhes desta oferta
Inscrever Datas e locais
13 Nov - 14 Nov 2017

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

12 Abr - 13 Abr 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

01 Out - 02 Out 2018

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29 Nov - 30 Nov 2017

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26 Fev - 27 Fev 2018

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21 Mai - 22 Mai 2018

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27 Set - 28 Set 2018

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08 Nov - 09 Nov 2018

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