Curso \ referência 456

Curso de formação - Negociação e Gestão de Conflitos

Ultrapassar conflitos e negociar soluções

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Referência : 456
Duração : 2 dias (14 horas)

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Referência : 456
Duração : 2 dias (14 horas)

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(Preço para um grupo de 12 pessoas no máximo)


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A Gestão de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos.

Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a Organização constitui um desafio para qualquer gestor.

No curso Gestão de Conflitos, os participantes desenvolverão competências que lhes permitam:

  • saber como sair das situações de diálogo difícil;
  • construir uma solução conjunta dos conflitos, tirando partido das divergências;
  • encontrar as soluções equilibradas para cada parte;
  • saber como lidar com os conflitos online.
Destinatários

Os destinatários da formação ?

  • Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.
Programa

O programa do percurso de aprendizagem

Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos

  • Os tipos de conflitos nas organizações: conflitos de crenças e conflitos de recursos escassos.
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito.
  • As relações de força: atitudes de ataque e defesa.

Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos? Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
  • Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva.
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
  • As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva.
  • Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação.
  • Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação: negociar em bloco ou ponto por ponto.
  • Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

Atuar nas várias fases da negociação

  • A fase de preparação: ponto-chave do êxito da negociação:
    • Os objetivos;
    • As concessões e os limites;
    • A argumentação de apoio;
    • Como analisar os interesses e as posições da outra parte.
  • Saber conduzir a negociação – os métodos eficazes em cada etapa:
    • O enquadramento da negociação e os interesses mútuos;
    • Controlar o diálogo – a arte de perguntar;
    • Tratar os diferentes tipos de objeções;
    • Sair de uma situação de impasse: a chave para desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação.
  • Procedimentos para concluir acordos – técnicas de fecho da negociação:
    • Conseguimos um acordo fiável?
  • Saber avaliar a eficácia de uma negociação.

Lidar com o conflito online

  • Efeitos do uso das tecnologias de comunicação (email, sms, chat) sobre o comportamento social: oportunidades e ameaças.
  • Limites e enviesamentos gerados pelos media online: da ilusão de sincronicidade à escalada de conflito verbal.

APÓS A FORMAÇÃO EM SALA:

OFERTA DE 2 MÓDULOS DE E-LEARNING

  • Dinâmica do conflito nas organizações.
  • Conflitos nos grupos de trabalho e nas equipas.
Objetivos

Os objetivos da formação

  • distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
  • construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
  • fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.
Métodos

Os métodos pedagógicos da formação

A metodologia segue uma orientação de pedagogia activa, com participação contínua dos formandos:

  • Estudo de casos
  • Análise e simulação de situações de conflito
  • Diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Enfoque integrado – o conflito é tratado nas diferentes formas que assume nas organizações: interpessoal, grupal.
  • Orientação prática – os participantes treinam estratégias e técnicas para agir face aos conflitos.
  • Desenvolvimento pessoal – o curso permite que cada participante detete e analise os pontos fortes e fracos do seu estilo individual de gestão de conflitos.