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Formação - Negociação e gestão de conflitos

Ultrapassar conflitos e negociar soluções

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.110,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
950,00 € + IVA

Referência
456
Formação nas instalações da sua empresa
Referência
456

Duração
2 dias (14 horas)

Sob consulta
3.430,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 12 pessoas no máximo)
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A Gestão de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a Organização constitui um desafio para qualquer gestor.

No curso Gestão de Conflitos, os participantes desenvolverão competências que lhes permitam:

  • lidar e gerir situações de diálogo difícil;
  • construir uma solução conjunta face a um conflito, tirando partido das divergências;
  • encontrar as soluções equilibradas para cada parte;
  • saber como lidar com os conflitos online.
Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos

  • Os tipos de conflitos nas organizações.
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito.
  • As relações de força e de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.

Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos?
    • Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
    • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
  • As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva.
  • Escolher a sua estratégia em função do seu objetivo e da situação de conflito em que se encontra.

Atuar nas várias fases da negociação

  • A fase de preparação: ponto-chave do êxito da negociação:
    • Os objetivos;
    • As concessões e os limites;
    • A argumentação de apoio;
    • Como analisar os interesses e as posições da outra parte.
  • Saber conduzir a negociação:
    • O enquadramento da negociação e os interesses mútuos;
    • Controlar o diálogo – a arte de perguntar;
    • Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação: negociar em bloco ou ponto por ponto.
    • Tratar os diferentes tipos de objeções;
    • Sair de uma situação de impasse: a chave para desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação.
  • Procedimentos para concluir acordos – técnicas de fecho da negociação:
    • Conseguimos um acordo fiável, aceitável e que resolva a situação de conflito?

Lidar com o conflito online

  • Efeitos do uso das tecnologias de comunicação (email, sms, chat) sobre o comportamento social: oportunidades e ameaças.
  • Limites e enviesamentos gerados pelos media online: da ilusão de sincronicidade à escalada de conflito verbal.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes serão capazes de:

  • distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
  • construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
  • fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito;
  • identificar os efeitos da utilização das tecnologias de comunicação em situações de conflito.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

A metodologia segue uma orientação de pedagogia activa, com participação contínua dos formandos:

  • Estudo de casos;
  • Análise e simulação de situações de conflito;
  • Diagnóstico e discussão dos estilos individuais de gestão dos conflitos.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Enfoque integrado com forte componente prática – o conflito é tratado nas diferentes formas que assume nas organizações e os participantes treinam estratégias e técnicas para agir face aos conflitos.
  • Desenvolvimento pessoal – o curso permite que cada participante detete e analise os pontos fortes e fracos do seu estilo individual de gestão de conflitos.

Datas e locais

  • 1.110,00 € + IVA
    Inscreva-se
    21/05/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
    22/05/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.110,00 € + IVA
    Inscreva-se
    01/08/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
    02/08/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.110,00 € + IVA
    Inscreva-se
    26/11/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
    27/11/2024, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
Formação - Negociação e gestão de conflitos