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Curso de formação - Inteligência Emocional

Controlar as disrupções emocionais e manter-se produtivo

  • Á distância
  • Essencial
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APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
1046

Duração
8 horas


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formação presencial

As emoções estão sempre a influenciar os nossos processos de pensamento e de tomada de decisões, muitas vezes fora do nível da consciência. Em situações de tensão e stresse intenso, as emoções negativas tendem a estreitar a mente e a condicionar as pessoas a terem comportamentos reativos, experimentando vagas de excitação intensa, insegurança e ansiedade, que tornam difícil a concentração e o foco, limitando as possibilidades de escolha ponderada de alternativas.

Mas as emoções constituem também a nossa principal fonte de energia anímica e uma eficaz gestão emocional pode fazer de facto a diferença entre adotarmos persistentemente padrões negativos de vida ou, pelo contrário, mantermos a capacidade de trabalhar e viver de modo mais positivo e melhor concretizar os nossos propósitos, mantendo o equilíbrio mesmo, e sobretudo, em situações tendencialmente disruptivas.

ESPECIFICIDADES DESTE PROGRAMA

O programa aqui apresentado visa promover nos participantes uma melhoria expressiva nas suas modalidades de gestão emocional, articulando sessões individuais e coletivas, sempre em registo remoto, de maneira a que todos possam ter a oportunidade de uma abordagem mais direta e personalizada em relação ao seu contexto específico.

Abordando competências de grande transversalidade e plasticidade, com uma estreita relação a hábitos e caraterísticas pessoais muito estruturadas, este Programa propõe-se realizar uma articulação muito direta entre as unidades de aprendizagem teórico/concetuais e a aplicação ao terreno, através de um acompanhamento individualizado dos percursos contratualizados com cada participante.

Consulte o percurso de aprendizagem de 2021
Destinatários

Destinatários

Para quem

  • Todos os profissionais que queiram otimizar a sua capacidade de lidar melhor com as emoções próprias, e dos outros, de modo a que estas possam facilitar, e não interferir, nas atividades quotidianas.

Pré-requisitos

Pré-requisitos para a participação no programa (ou, pelo menos, atitudes que podem favorecer um melhor aproveitamento pessoal da experiência):

  • Não vir à procura de soluções “pronto-a-usar” e admitir que a maior parte do trabalho terá de ser “obra sua”;
  • Ter disponibilidade e vontade para “se colocar em perspetiva”;
  • Comprometer-se pessoalmente com a concretização do Plano de Ação contratualizado para o Programa;
  • Manter a mente aberta à possibilidade de alternativas e não procurar apenas encontrar justificações para práticas habituais.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa – Sessão individual (30 minutos)

CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES E IDENTIFICAÇÃO DE OBJETIVOS A ALCANÇAR

Entrevista individual em registo remoto com o objetivo de contratualizar um Plano de Ação Individual, com a identificação de objetivos específicos a alcançar no final do Programa.

2ª Etapa – Classe virtual (2 horas)

RECONHECER AS EMOÇÕES COMO “ATIVOS DE EFICÁCIA PESSOAL

  • Definir o que são emoções e estabelecer a diferença entre emoções e sentimentos.
  • Reconhecer a importância das emoções nos contextos da vida pessoal e profissional.
  • Compreender os processos neuronais básicos do processamento da informação e expressão emocionais.
  • Identificar os efeitos possíveis das vivências emocionais na prática quotidiana.
  • Dar um sentido e atribuir um significado concreto à expressão “gerir as emoções”.
  • Identificar e caracterizar as principais competências emocionais de acordo com o modelo da Inteligência Emocional.

3ª Parte – Sessão individual (30 minutos)

  • Acompanhamento e reflexão sobre aplicações do Plano de Ação Individual.

4ª Etapa – Classe virtual (2 horas)

PROMOVER A AUTOCONSCIÊNCIA E EXPANDIR A SUA CAPACIDADE REFLEXIVA

  • Saber colocar-se em perspetiva: ter uma noção mais realista dos seus estados emocionais e das respetivas consequências na sua vida pessoal e profissional.
  • Perceber em que medida, quando e como, as suas emoções guiam a consciência pessoal para as armadilhas do “autoengano”.
  • Reconhecer as situações e os motivos que o(a) podem levar a ser “sabotador” de si próprio(a).
  • Evitar as armadilhas dos “excessos de ego”: reavaliar os seus paradigmas e os seus padrões negativos de vida.
  • Conhecer e reconhecer os estados emocionais “tóxicos”, em si e nos outros.
  • Evitar os “ciclos viciosos” emocionais e repetitivos.
  • Incorporar o feedback dos outros, sem defensividade.
  • Promover o autodesenvolvimento reflexivo e expandir o seu poder pessoal para encontrar alternativas.

5ª Parte – Sessão individual (30 minutos)

  • Acompanhamento e reflexão sobre aplicações do Plano de Ação Individual.

6ª Etapa – Classe virtual (2 horas)

PÔR EM MARCHA ESTRATÉGIAS DE AURORREGULAÇÃO EMOCIONAL

  • Resignificar os estados de ansiedade: dominar os impulsos “bottom/up” e reconhecer os “gatilhos emocionais” em situações de maior tensão.
  • Restabelecer a congruência cognitiva através da estratégia “top/down”.
  • Praticar estratégias de Autocontrolo Emocional: controlar a expressão dos estados emocionais.
  • Praticar estratégias de Autorregulação Emocional: “reeducar o cérebro” para sentir e vivenciar as coisas e situações de forma diferente.
  • Aquietar a “mente padrão”: Evitar as divagações e manter o foco, recentrando a atenção e a ação apenas nas coisas que estão sob o seu controlo.
  • Autorregular o “foco interno” (dar atenção aos seus próprios estados emocionais) e manter-se disponível para os outros: praticar a “empatia”.
  • Reganhar a capacidade de “flow” (viver “experiências ótimas”) e manter-se produtivo(a) em ambientes adversos.

7ª Parte – Sessão individual (30 minutos)

  • Balanço final da aprendizagem e experiência.
Objetivos

Objetivos

A aquisição das competências emocionais abordadas neste Programa irá permitir a cada participante:

  • Conseguir manter a calma, a compostura e uma atitude construtiva perante as adversidades;
  • Focalizar-se dominantemente sobre o que “ainda não aconteceu”, e não se deixar levar por atitudes fatalistas e reativas;
  • Centrar a sua atenção e a sua energia naquelas coisas que estão diretamente sob as suas zonas de influência; ser “parte da solução” e não “parte do problema”;
  • Adquirir mais recursos para autorregular as emoções disruptivas mais intensas;
  • Manter-se focado(a) em propósitos maiores e ser mais resiliente em ambientes de grande ambiguidade e incerteza;
  • Manter-se produtivo(a) em ambientes de crise e aplicar estratégias para melhorar o seu “capital psicológico”.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Neste percurso 100% digital as Classes Virtuais em grupo incluem exposições e interações com os participantes e visam fornecer as ferramentas concetuais e metodológicas para estruturar a aplicação no terreno que cada participante realizará através do seu Plano de Ação Individual.

  • Nas sessões individuais serão abordados aspetos específicos da aplicação à prática dos Planos de Ação, com base na metodologia de formação e aconselhamento individual à distância.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Elaboração de um Plano Pessoal de Progresso que permite fazer o followup das competências emocionais básicas.

Datas

Ordenar por:

  • De 02 dez 2020 a 26 jan 2021
    860,00 € + IVA
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    • De 02 fev a 26 mar 2021
      860,00 € + IVA
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      • De 14 jun a 05 ago 2021
        860,00 € + IVA
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        • De 15 out a 09 dez 2021
          860,00 € + IVA
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