Curso de formação - Ciclo: Programa de formação de Coaches profissionais

Compreender e praticar o coaching, capacitando coaches para o nível PCC

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actp

Através do Ciclo: Programa de formação de Coaches profissionais pode, de acordo com a perspetiva da ICF (International Coach Federation), aprofundar o conhecimento acerca do que é e de como se utiliza o coaching, adquirir, de forma experiencial, as diferentes técnicas de coaching e aceder à acreditação como coach profissional.

 

Consulte o programa deste percurso para o ano de 2020
Destinatários

Destinatários

Para quem

  • Profissionais que queiram vir a obter uma credenciação ICF como coaches profissionais.
  • Pessoas que se queiram dedicar profissionalmente ao coaching e que queiram contribuir para o desenvolvimento profissional dos dirigentes e quadros.
  • Pessoas das áreas da formação, consultoria, educação e desporto que queiram adquirir competências avançadas em coaching.

 

Pré-requisitos

Condições para a obtenção do diploma ACTPFrequência de Nível Superior constituído por um total de 37 horas:

  • Aulas teóricas - 12h
  • Mentoring grupo - 12h
  • Mentoring individual - 5h
  • Trabalhos de grupo e individuais - 8h

É realizado integralmente à distância, da seguinte forma:

  • 6 sessões de 4h - 2h teóricas + 2h de mentoring de grupo com um espaçamento de cerca de 3 semanas
  • 5 sessões de 1h de mentoring individual
  • Exame teórico e prático para fechar o módulo

Observações importantes:

  • A obtenção do diploma ACTP está dependente da realização bem sucedida dos trabalhos individuais e de grupo e dos exames escritos e orais.
  • Será igualmente da responsabilidade dos alunos o envolvimento de 3 clientes (coachees), no mínimo, para as sessões de mentoring de coaching
  • Será possível realizar presencialmente algumas das sessões previstas se houver acordo integral do grupo de alunos.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Parte: Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Inicial

O que é o coaching e o que não é o coaching

  • Introdução ao conceito e filosofia de coaching da ICF.
  • Diferença entre o coaching e outros domínios de intervenção
  • Diferentes tipos e abordagens de coaching.
  • Os elementos chave do processo de coaching.

As competências do coach profissional

  • Perfil de características e de competências do coach profissional.
  • Os principais obstáculos ao papel de coach.
    • Introdução às 11 competências centrais de coaching da ICF.
    • Introdução à estrutura da conversação de coaching

A indagação poderosa

  • Os diferentes tipos de perguntas.
  • A prática da indagação no coaching profissional.
  • Características de uma pergunta poderosa.
    • Perguntas poderosas versus indagação poderosa.

A escuta ativa

  • Níveis de escuta.
  • O impacto da escuta no estabelecimento da relação de coaching.
  • Da escuta ativa à escuta empática.
    • Requisitos para o uso da escuta empateis em coaching

Praticar o feedback e o feedforward

  • O que é o feedback e o feedforward de acordo com o modelo de John Whitmore.
  • Para que serve e como se aplica.
  • Dar e receber feedback para melhorar a efetividade de um coach.

Desenho do futuro e encerramento do módulo

  • Desenho de metas e compromissos de ação.
  • Conclusões e encerramento do módulo.

2ª Parte: Programa de formação de Coaches profissionais - Nível Avançado

Mapas mentais, crenças e valores

  • Modelo do mundo e esquemas mentais.
  • A atitude e as crenças limitadoras.
  • Trabalho com crenças.
  • Trabalho com valores.

Modelo GROW e linguagem

  • As fases da sessão de coaching.
  • O modelo GROW.
  • A sessão no contexto de um processo.
  • O poder da linguagem.
  • MBTI.

Linguagem não-verbal e paraverbal

  • Os tipos de perceção, processamento e linguagem.
  • Aprender a calibrar para gerar um clima de confiança e intimidade com o cliente.
  • Aprender a melhorar o rapport com o coachee.
  • Modificar o estado de espírito do coachee.
  • Ferramentas ao dispor do coach.

A inteligência emocional no coaching

  • O modelo de inteligência emocional e as suas relações com o coaching.
  • Autoconhecimento.
  • Importância das competências emocionais no coaching.
  • Desenvolver o autoconhecimento através do trabalho corporal.

3ª Parte: Programa de formação de Coaches profissionais – Nível Superior

Cumprimento das prescrições éticas e dos standards profissionais

  • Compreender as prescrições éticas e o standards do coaching e dominar as competências para os aplicar apropriadamente em todas as situações do coaching.

Estabelecer o acordo de coaching

  • Perfil de características e de competências do coach profissional.
  • A competência de compreensão do que se requer numa interação específica de coaching e estabelecer acordos com o futuro cliente sobre o processo de coaching e a relação a estabelecer.

Estabelecer proximidade e confiança com o cliente

  • A competência de criar um ambiente de segurança e de apoio que permita gerar respeito permanente e confiança mútua.

Presença do coach

  • A competência de estar totalmente consciente e de criar uma relação espontânea com o cliente, usando um estilo de comunicação aberto, flexível e confiável.

Escuta Ativa

  • A competência de se focalizar totalmente no que o cliente diz e não diz, para compreender o significado da linguagem no contexto dos desejos do cliente e apoiar a sua auto expressão.

Perguntas poderosas

  • A competência para fazer perguntas que suscitem a informação necessária para se obter um máximo benefício para o cliente, na relação de coaching.

Comunicação direta

  • A competência de praticar uma comunicação eficaz durante as sessões de coaching e utilizar uma linguagem que tenha um forte impacto positivo no cliente.

Fomentar a autoconsciência

  • A competência para integrar e avaliar com precisão múltiplas fontes de informação e fornecer feedback que ajude o cliente a aumentar a sua autoconsciência e, por esta via, a alcançar os resultados desejados.

Desenho de ações

  • A competência para criar, com o cliente, as oportunidades de aprendizagem contínua, tanto no contexto profissional como na vida pessoal quotidiana, que potenciarão uma maior eficácia na concretização dos objetivos definidos no acordo de coaching.

Planificar e estabelecer as metas

  • A competência para desenvolver e manter um plano eficaz de coaching com o cliente.

Gerir os progressos e a responsabilidade pessoal

  • A competência para manter a atenção concentrada no que é importante para o cliente e incitá-lo a assumir a responsabilidade própria pelo desencadeamento de ações consequentes.
Objetivos

Objetivos

  • A formação de Nível Inicial contempla a aquisição dos conceitos técnicos e conceptuais do coaching profissional, bem como o desenvolvimento do perfil de competências do “Coach ICF”, através de uma metodologia predominantemente prática e com referência a exemplos específicos e acesso direto à experiência profissional dos docentes do curso.
  • O curso de Nível Avançado proporciona ao participante o treino das técnicas de coaching, com o apoio de um mentor, que lhe permitem atingir um nível intermédio na sua ação como coach.
  • O Nível Superior tem como objetivo possibilitar aos alunos a consolidação das 11 competências da ICF, a nível profissional (PCC), que lhes permitirá aceder à acreditação como coach profissional, uma vez cumpridas as exigências estabelecidas pela Escola de Coaching Executivo da Cegos.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Curso acreditado, com a sua mais alta distinção, pela maior e mais reputada confederação mundial de coaching (ICF).
  • Formação ministrada por coaches detentores de credenciais de nível PCC (Professional Certified Coach), com uma ampla experiência nos vários domínios do coaching profissional, numa cultura de partilha absoluta de conhecimento.
  • Metodologias centradas na prática das competências centrais da ICF e que posicionam, através de práticas assistidas, o formando nas diferentes perspetivas ou papéis “aluno, coachee e coach”.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Formação dada por Coaches certificados, ou em certificação, com ampla experiência em Coaching de Executivos; Formação acreditada pela ICF.

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