Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.
New
 
Full Digital
 

Curso de formação - eformador - etutor

Preparar, realizar e acompanhar uma formação à distância

  • Á distância
  • Essencial
Download do pdf
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
1310E

Duração
10 horas


Inscreva-se

APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Partilhe esta formação

O atual contexto exigiu-nos uma rápida adaptação em vários domínios mudando a nossa vida por completo. Mesmo para os formadores que já estavam habituados a realizar percursos formativos numa modalidade Blended, existiam sempre aqueles curtos momentos presenciais onde era estabelecida uma relação de alguma proximidade e eram desenvolvidas as dinâmicas e metodologias mais participativas e o contacto direto com os participantes que facilitava o conhecimento de cada um e o processo de aprendizagem.

Ficámos agora, obrigatoriamente, perante o 100% digital. Mais fácil? Mais difícil? É seguramente muito diferente de tudo o que sabíamos fazer tão bem.

Este percurso para e-formadores pretende desenvolver competências pedagógicas e de utilização de ferramentas digitais para todos os formadores que pretendem realizar as suas formações na modalidade 100% digital.

Destinatários

Destinatários

  • Formadores que, habitualmente realizavam formação presencial e pretendam desenvolver as suas competências para realizar sessões formativas totalmente digitais.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

Transformar o presencial em digital

  • Como transformar o presencial em digital:
    • Quais os principais desafios?
    • Quais as principais dificuldades? O que mudou?
    • Os diferentes papeis e necessidades na formação à distância (o eformador e o etutor).
  • Momentos síncronos e assíncronos.
  • As classes virtuais:
    • Estruturar o Guião:
      • Preparar os conteúdos, os métodos e técnicas pedagógicas e a participação;
      • os suportes e a gestão dos tempos;
    • Escolher a ferramenta.
  • Momentos assíncronos – a possibilidade de construir percurso:
    • Acompanhar, motivar e encorajar os participantes durante todo o programa;
    • Dar feedback para facilitar a progressão.

2ª Etapa – Aplicação da aprendizagem (duração estimada: 2 horas)

  • Elaborar a estrutura da uma intervenção e preparar uma curta introdução para apresentar na classe virtual seguinte.
  • Preparar o Plano de Comunicação da formação à distância.

3ª Etapa - Classe Virtual (2 horas)

O eformador e a aprendizagem

  • O papel e as competências do eformador:
    • A energia e a gestão do stresse;
    • A comunicação: verbal e não verbal;
    • O foco nos objetivos e nos participantes.
  • Os fatores chave para a aprendizagem.
  • Focar a atenção e manter o engagement.
  • curtos exercícios de treino – 5’ por participante para introduzirem e captarem o interesse dos restantes elementos do grupo face ao tema que irão apresentar na próxima sessão.
  • Feedback e esclarecimento de dúvidas.

4ª Etapa – Aplicação da aprendizagem (duração estimada: 1 hora)

  • Preparar a sua sequência formativa.

5ª Etapa - Classe Virtual (1 hora)

Conduzir a sua “Classe Virtual”

  • Dinamizar e gerir a participação:
    • A atenção aos formandos;
    • A utilização dos meios disponíveis;
    • A gestão de situações difíceis.
  • Garantir a atenção e o foco.
  • Lançar as atividades.
  • Cuidados a ter: o que devo evitar? O que tenho que garantir?

6ª Etapa - Classe Virtual (2 horas para um grupo máximo de 5 participantes)

Conduzir a sua “Classe Virtual” (Continuação)

  • Dinamizar uma Classe Virtual com a duração de 15 minutos.
  • Efetuar o balanço do percurso de aprendizagem.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Conceber uma sessão formativa transformando o presencial em digital;
  • Integrar os princípios da aprendizagem nesta nova realidade;
  • Estruturar e conduzir sessões formativas à distância;
  • Acompanhar os participantes no seu percurso de aprendizagem;
  • Lidar com as situações dificultadoras do processo;
  • Desenvolver, através do treino, as suas competências de ecomunicador e eformador.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante dos participantes e combina metodologias ativas para potenciar a performance no contexto de trabalho, através de:

  • Um conjunto de classes virtuais nas quais os participantes terão oportunidade de experimentar as ferramentas e realizar as suas intervenções recebendo feedback dos colegas e formador, expor as suas reflexões, partilhas e conquistas bem como sistematizar os conteúdos trabalhados;
  • Infográficos com a apresentação e sistematização das ideias chave;
  • Estudos de caso e desafios concretos de aplicação no contexto profissional.

Datas

Ordenar por:

  • Nenhum curso corresponde aos seus critérios