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Curso de formação - Liderar e gerir equipas à distância

Desenvolver equipas autónomas, responsáveis e competentes

  • Á distância
  • Essencial
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APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
1281

Duração
10 horas


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3.000,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 10 pessoas no máximo)

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Em contextos de incerteza e de crise, é natural que as pessoas se sintam confusas, privadas dos seus referenciais e padrões habituais.

Como fazer o que sempre foi feito de forma completamente diferente? Esta é uma questão comum a gestores, líderes e elementos de equipas.

Os desafios da liderança mantêm-se constantes: obter resultados com e através da equipa que coordena; desenvolver as competências técnicas e soft skills; manter elevados os níveis de responsabilidade e motivação para que as pessoas continuem a realizar as suas atividades com um sentido de propósito.

O gestor e líder acompanha as pessoas e os seus resultados, conhece-as, escuta-as e impulsiona-as a irem mais longe.

E como conseguir tudo isto à distância? O que é semelhante e diferente? O que pode ser ajustado e o que tem de ser totalmente alterado?

Neste percurso, propomos dar pistas para estas, e outras questões. Vamos trabalhar à distância, integrando uma diversidade de momentos de aprendizagem que visam facilitar a transferência para a prática.

Para que novas formas de trabalho possam também significar ir mais além na liderança e no desenvolvimento de equipas autónomas, responsáveis, competentes.

Destinatários

Destinatários

  • Gestores e líderes que têm equipas geograficamente distantes entre si, permanentemente ou devido ao contexto atual.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa – Classe Virtual (1h30)

  • Apresentar o percurso de aprendizagem.
  • Comprometer os participantes no seu processo de desenvolvimento.
  • Enquadrar o remote management no contexto atual.
  • Clarificar o mindset e competências de uma gestão à distância.

2ª Etapa – Aprendizagem online e aplicação (1h30)

  • Vídeo motivacional
  • Módulo interativo “As competências emocionais do gestor”
    • Objetivo: Gerir as suas próprias emoções para se tornar um melhor gestor
  • Infográfico “Realizar reuniões à distância”
  • Módulo interativo “As ferramentas da assertividade”
    • Objetivos:
      • Explorar o seu perfil pessoal de assertividade. Saber afirmar a sua posição de forma calma e assertiva. Reformular a crítica de modo construtivo.
      • Expressar as suas ideias de modo calmo e assertivo. Saber como dizer não sem prejudicar a relação com o outro. Formular pedidos de forma construtiva e eficaz.
    • Módulo interativo: “Desenvolver e implementar um plano de ação”
      • Objetivos:
        • Passar do “dizer o que vai fazer” para o “fazer o que disse que faria”.
        • Captar ideias-chave para criar e gerir um efetivo plano de ação.
      • Interações à distância através do envio de desafios no final de cada módulo para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

3ª Etapa – Classe Virtual (2h00)

  • Efetuar o balanço dos trabalhos realizados à distância; partilhar boas práticas obtidas com o desafio de implementação.
  • Saber utilizar a comunicação e as reuniões como ferramentas para envolver, acompanhar desempenhos e resultados à distância.
  • Reforçar o papel da escuta na liderança das remote teams.

4ª Etapa – Aprendizagem online e aplicação (1h30)

  • Vídeo motivacional
  • Módulo de treino intensivo “Dar feedback”
    • Objetivos:
      • Dar feedback positivo para motivar o outro e melhorar a sua autoconfiança.
      • Obter ideias-chave para dar feedback positivo e construtivo.
    • Módulo interativo “Tornar-se um Gestor-coach”
      • Objetivos:
        • Adotar a postura e as boas práticas de um gestor-coach.
        • Compreender os benefícios de ser um gestor-coach, para além do seu papel tradicional de gestor.
        • Saber como desenvolver a maturidade da sua equipa.
      • Módulo de treino intensivo “Pedir feedback”
      • Objetivo:
        • Recolher feedback junto das pessoas do seu contexto permitindo-lhe reforçar os seus pontos fortes e desenvolver as suas áreas de melhoria
  • Interações à distância através do envio de desafios no final de cada módulo para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

5º Etapa – Classe Virtual (2h00)

  • Efetuar o balanço dos trabalhos realizados à distância; partilhar boas práticas obtidas com os desafios de implementação.
  • Saber como promover a autonomia das equipas remotas
  • Delegar e desenvolver a equipa e as pessoas

6ª Etapa – Personalização do percurso de aprendizagem (0h30)

  • Individualização do percurso de acordo com as necessidades individuais de cada participante (escolha de 1 sprint de aprendizagem), e disponibilização de atividades digitais de acordo com as escolhas realizadas:

 

Sprint “Encorajar e manter a motivação da equipa”

Composto por 1 módulo interativo, um infográfico e desafios de aplicação/implementação, com os seguintes objetivos:

  • Mobilizar a energia individual da sua equipa para impulsionar o desempenho coletivo.
  • Identificar os pontos motivacionais dos seus colaboradores e de adotar a ação correta para os manter motivados.
  • Delegar eficazmente e de forma motivadora.

 

Sprint “Estratégias de Gestão de Conflitos”

Composto por 1 módulo interativo, um infográfico e desafios de aplicação/implementação, com o seguinte objetivo:

  • Conhecer e refletir sobre o seu estilo habitual de abordagem aos conflitos.

7º Etapa – Classe Virtual (1h00)

  • Efetuar o balanço do percurso de aprendizagem;
  • Partilhar boas práticas e resultados alcançados através dos desafios de implementação.
Objetivos

Objetivos

No final deste percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender o mindset e as competências para o exercício do remote management no atual contexto;
  • Desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas em contexto de trabalho remoto;
  • Utilizar as reuniões de forma motivante e produtiva criando condições que facilitam a motivação e o envolvimento;
  • Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
  • Definir planos de ação para implementar para si e para os elementos da equipa
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante do participante através de vários desafios à distância, incluindo desafios concretos de aplicação no contexto profissional.
  • Combina vários módulos interativos de curta duração e diferentes estímulos, para potenciar a aprendizagem e facilitar o sucesso da gestão e liderança de equipas em contexto de trabalho remoto.
  • Performance no contexto de trabalho: autodiagnósticos, estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança de equipas à distância.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Uma metodologia adaptada aos atuais contextos de trabalho remoto.
  • O suporte da plataforma Learning Hub@Cegos o que permite ao participante a visualização imediata de todo o percurso identificando o caminho a percorrer e o que já realizou.
  • As várias etapas que constituem o percurso e que potenciam o maior envolvimento, compromisso e suporte à transferência, nomeadamente o enfoque na performance.

Datas

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  • De 10 nov a 16 dez 2020
    750,00 € + IVA
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