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Curso de formação - Liderança para chefias diretas e supervisores

Animar e motivar equipas

  • Presencial
  • Essencial
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Formação nas nossas instalações
Referência
002

Duração
2 dias (14 horas)

Preço
850,00 € + IVA

Formação nas instalações da sua empresa
Referência
002

Duração
2 dias (14 horas)

Intra empresa*
(desde) 2.100,00 € + IVA
(Preço para um grupo de 12 pessoas no máximo)

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 Best  Liderar pessoas e equipas, e gerir as respetivas competências e motivações de forma a obter os melhores resultados, são desafios atuais colocados a chefias diretas e intermédias, em organizações de qualquer dimensão e em qualquer sector de atividade.

No curso Liderança para chefias diretas e supervisores propomos debater e treinar um conjunto de ferramentas e técnicas capazes de proporcionar uma melhoria significativa da liderança e motivação das pessoas e equipas pelas quais é responsável.

Destinatários

Destinatários

  • Chefias diretas.
  • Chefias intermédias.
  • Chefes de equipa e Supervisores, com responsabilidades hierárquicas ou funcionais pela condução de pessoas.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Caracterizar o âmbito da liderança de equipas e pessoas

  • Identificar as responsabilidades e desafios associados à função.
  • Distinguir gestão e liderança:
    • diferenças e complementaridades;
    • papéis e responsabilidades.
  • Definir os critérios e a finalidade da liderança eficaz.
  • Caracterizar os diferentes estilos de liderança: boas práticas, práticas a evitar.
  • Analisar e identificar o seu estilo pessoal de liderança: áreas de melhoria/desenvolvimento da eficácia.

Saber utilizar os estilos de liderança para reforçar e promover os desempenhos

  • Mobilizar os seus recursos para influenciar a evolução das competências e motivações.
  • Saber utilizar os estilos de liderança para obter os melhores resultados das equipas em diferentes contextos.

Motivar e animar a equipa

  • Identificar as situações que promovem a desmotivação.
  • Identificar ações concretas para facilitar a motivação das pessoas e das equipas.
  • Dar feedback construtivo e com impacto na melhoria dos desempenhos:
    • elogiar os membros da equipa e reforçar as boas práticas;
    • criticar os desempenhos e estimular a sua melhoria.

Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança

  • Gerir prioridades de forma coerente.
  • Desenvolver a competência e a autonomia da equipa.
  • Afirmar-se face a diferentes tipos de colaboradores.
  • Saber delegar.
  • Acompanhar os desempenhos e tratar os erros.
  • Analisar e resolver dificuldades e problemas.
  • Tomar decisões oportunas.
  • Gerir os interfaces cliente-fornecedor interno.

Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Identificar formas de transmitir ideias e opiniões a diferentes interlocutores:
    • coerência entre forma e conteúdo;
    • adaptar-se ao estilo do(s) interlocutor(es).
  • Saber escutar, mesmo nas situações mais difíceis.
  • Lidar com tensões e conflitos, adotando uma atitude positiva e construtiva.
Objetivos

Objetivos

  • Enquadrar o papel da chefia e do líder nos contextos organizacionais atuais.
  • Comunicar eficazmente a todos os níveis.
  • Liderar e motivar os colaboradores para agir, contribuindo com o melhor de si próprios.
  • Resolver problemas e tomar decisões, pensando no todo e agindo caso-a-caso.
  • Conduzir as equipas de forma a garantir bons desempenhos e obter bons resultados.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Trabalhos de vertente interativa e prática, com vários exercícios, debates e sinteses.
  • Autodiagnóstico dos estilos pessoais de liderança.
  • Treino de aplicação dos estilos de liderança a vários contextos.
  • Elaboração de planos de ação a partir das dificuldades reais diagnosticadas durante o curso.
Pontos Fortes

Pontos Fortes

  • Uma metodologia baseada em trabalhos de vertente interativa e prática, com vários exercícios, debates e sínteses.
  • Integração das dimensões gestão-organização-liderança, numa perspetiva de eficácia global das equipas.
  • Realização de autodiagnóstico dos estilos pessoais de liderança.
  • Treino de aplicação dos estilos de liderança a vários contextos.
  • Elaboração de planos de ação a partir das dificuldades reais diagnosticadas durante o curso.

Datas e locais

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