Curso de formação: Secretariado estratégico – um novo cenário profissional

Investir nas competências estratégicas para elevar o desempenho Formação Best

  • Curso Presencial
  • Objetivo profissional: Essencial

 BEST  As secretárias e apoios administrativos de suporte à gestão vivem as evoluções do seu contexto, o que justifica a grande diversidade dos seus papéis.
São elementos imprescindíveis para apoiar a gestão e as equipas.
Nas organizações de hoje é exigido:

  • um crescente nível de exigências;
  • maior polivalência;
  • mais flexibilidade para reagir a mudanças imprevistas;
  • capacidade de gerir relações interpessoais mais produtivas, com discrição;
  • responsabilidade, organização, pró-atividade e um campo de autonomia alargado.

O programa da formação

Compreender a função de Secretariado nas suas vertentes técnica administrativa

  • Definir e situar a função do secretariado a nível de tarefas, instrumentos de trabalho e competências-chave.
  • Perspetivar a função no futuro.

Ganhar eficácia na organização do trabalho e gestão do tempo

  • Encontrar um equilíbrio entre as exigências da função e as suas escolhas – princípios e práticas.
  • Adquirir técnicas individuais de racionalização do trabalho:
    • planear e organizar as atividades administrativas, saber definir prioridades;
    • identificar, selecionar, autoavaliar e adequar os métodos de trabalho numa perspetiva crítica e criativa em função dos objetivos visados;
    • organizar a informação e gerir os documentos de arquivo:  políticas e referenciais normativos;
    • Encontrar soluções que respondam aos problemas da pesquisa multicritério: o ambiente digital e tecnológico.

Criar uma escrita profissional efetiva e persuasiva

  • Poupar tempo e energia – orientações de estilo para alcançar o objetivo e produzir o efeito desejado.
  • Escrever com intenções comunicativas diversificadas:
    • processos práticos para garantir a eficácia do texto profissional;
  • Maximizar a escrita de emails: orientações para conseguir uma mensagem clara e objetiva -o que não se deve fazer.

Colaborar na preparação e seguimento de reuniões e viagens

  • As reuniões:
    •  diferentes tipologias;
    • etapas de planeamento, organização e follow-up, instrumentos práticos;
    • secretariar uma reunião;
    • tomar apontamentos e elaborar atas
  • As viagens:
    • Planear, organizar o itinerário, constituir o dossiê de viagem;
    • Elaborar check-lists, fazer reservas de transporte, alojamento e outros serviços; procedimentos administrativos e documentação associada; Follow-up;

Comunicar com profissionalismo

  • Dominar uma das técnicas mais importantes da comunicação interpessoal: a escuta ativa.
  • Refletir sobre o impacto da comunicação verbal e não verbal em contexto profissional: o que diz sobre si quando não está a falar.
  • Ser digna de confiança para ser confiável.
  • Responder com profissionalismo a críticas sem atitude defensiva.
  • Agir em conformidade com as regras da etiqueta corporativa.

Após a formação em sala:

Oferta de 2 módulos de e-learning:

  • Tomar notas e redigir a ata de uma reunião;
  • O sucesso da comunicação telefónica.

A quem se dirige:

  • Secretárias
  • Assistentes e apoios administrativos de suporte à gestão.

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • adequar a tríade dos saberes adquiridos: técnicos, operacionais e humanos, à sua realidade, para enfrentar a diversidade de situações no desempenho do secretariado;
  • reforçar as competências e aumentar a produtividade individual;
  • adotar métodos personalizados de organização do trabalho e gestão do tempo e da informação e aumentar a eficácia na realização das atividades específicas do secretariado;
  • utilizar as competências chave na comunicação oral e na escrita profissional.

Métodos

  • A pedagogia a utilizar privilegia os trabalhos práticos, exposições curtas sobre aspetos teóricos, resoluções de casos e análise de situações apresentadas pelas participantes para favorecer a troca de experiências e partilhar competências comuns.

Pontos Fortes

Este curso permite-lhe:
  • assegurar com profissionalismo a diversidade das suas missões;
  • reforçar as competências-chave na função de secretariado;
  • desenvolver conhecimentos, métodos, técnicas e boas práticas de suporte ao gestor e à equipa.
Duração: 2 dias (14 horas )
Referência: 072
Preço:750,00 € iva não incluído
Duração: 2 dias (14 horas )
Referência: 072
Intra empresas*:2.700,00 € iva não incluído
Para grupos (12 pessoas max.)*Conheça os detalhes desta oferta
Inscrever Datas e locais
27 Nov - 28 Nov 2017

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

17 Mai - 18 Mai 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

03 Out - 04 Out 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

04 Dez - 05 Dez 2017

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

31 Jan - 01 Fev 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

12 Abr - 13 Abr 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

05 Jul - 06 Jul 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

26 Nov - 27 Nov 2018

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.