9º Prémio Cegoc

9premiocegoc

Após a apreciação de mais de uma dezena de candidaturas, o júri internacional do 9º Prémio Cegoc decidiu distinguir a qualidade excecional da obra Bateria de Avaliação da Leitura, proposta por uma equipa de investigadoras, coordenadas pelas Professoras Doutoras Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana.

 

A BAL, que tem como autoras Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernanbuco), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Iolanda Ribeiro (Universidade do Minho), Irene Cadime (Universidade do Minho), Sandra Santos (Universidade do Minho) e Séli Chaves-Sousa (Universidade do Minho), permite avaliar a compreensão de textos e a leitura de palavras em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.

Trata-se de um conjunto de cinco provas, com formas ajustadas aos vários anos de escolaridade, que poderão ser utilizadas individualmente ou de modo integrado, de forma a permitir um diagnóstico preciso das dificuldades de leitura.

Ao nível da avaliação da compreensão de textos, a BAL distingue-se pela sua natureza inovadora: recorre a textos originais e apelativos de autores como Ana Maria Magalhães, Carla Maia de Almeida, Isabel Alçada, Isabel Minhós Martins e Jorge Gomes; e tem em conta não só o género textual (i.e., narrativo ou informativo) mas também a modalidade de apresentação (através da leitura ou oralmente).

A Cegoc congratula as autoras da BAL pelo seu excelente trabalho e é com clara satisfação que contaremos com a Bateria de Avaliação da Leitura na nossa oferta de testes psicológicos, como mais um instrumento de investigadores portugueses.

Publicação prevista para o 1º semestre de 2014.

O novo Regulamento de Proteção de Dados – regime e desafios

21 Aug

O blog de Liderança e Management

O novo Regulamento de Proteção de Dados – regime e desafios

A nova legislação sobre a proteção de dados pessoais (NRPD) cobre a totalidade da economia. Não diz respeito apenas às redes sociais, às empresas de marketing ou de segurança, não diz respeito apenas às tecnologias de informação. Este novo regulament...

10 dicas para gerir as reclamações dos clientes

17 Aug

O blog de Marketing e Vendas

10 dicas para gerir as reclamações dos clientes

Ninguém gosta de lidar com clientes difíceis e reclamações. Contudo, seja qual for a área de negócio, as reclamações são inevitáveis! Quer seja face a face, por telefone, ou através das redes sociais… todos nós precisamos de estar preparados para lid...

10 livros para aprofundar as suas competências de liderança

14 Aug

O blog de Liderança e Management

10 livros para aprofundar as suas competências de liderança

  Deixamos-lhe 10 títulos de livros que certamente irão ajudar a potenciar as suas capacidades de liderança.   Por muitos e diversos estilos de liderança que haja – uns com os quais nos identificamos, outros nem por isso –, os verdadeiros lídere...