Curso de formação: Assertividade

Curso - Presencial | Comunicação assertiva para promover o entendimento e fomentar os acordos

CCE 135_unidades_cceEste curso representa 3,5 unidades CCE da ICF na Área de Competências Chave (Core competencies) e 10 unidades CCE da ICF na área Outras competências e ferramentas (Other skills and tools).

Saber afirmar-se e criar empatia nas relações interpessoais é uma das competências chave para o sucesso profissional.

O curso Assertividade permite-lhe afirmar-se em todos os contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação ineficazes.

Comparar

O programa da formação

1 - Identificar os direitos assertivos

  • Conhecer os direitos possíveis e realistas de cada um.
  • O sistema triplo de resposta: fisiológico, comportamental e cognitivo.
  • Diferenças entre pessoas aptas e não aptas.

2 - Saber comunicar com os diferentes interlocutores

  • Elementos do processo de comunicação. Principais obstáculos.
  • Competências de conversação, de comunicação não-verbal e para-verbal.

3 - Diagnosticar as situações difíceis

  • As causas dos desacordos, críticas e conflitos com os colaboradores.
  • O jogo das emoções e sentimentos das partes envolvidas.

4 - Lidar com os estilos de comunicação ineficazes

  • A agressividade: comportamento verbal e não-verbal.
  • A passividade: evitar tratar os conflitos.
  • A manipulação.
  • Consequências da utilização dos estilos ineficazes na equipa.
  • Identificação dos comportamentos em hierarquias e colaboradores.

5 - Praticar a atitude afirmativa evitando os estilos ineficazes

  • Avaliação da assertividade, através de ferramentas de autoanálise e auto-observação.
  • Obstáculos ao comportamento assertivo.
  • Obter uma solução viável e realista: a resposta assertiva básica.
  • Tipos de resposta assertiva face a um colaborador.
  • Técnicas assertivas para discussões com um colaborador.
  • Favorecer a crítica construtiva: comunicar as perceções e sentimentos.
  • Aumentar a sua recetividade para receber críticas e encará-las como oportunidades.

 

Faça aqui o download da brochura da Escola de Coaching Executivo da Cegoc em pdf.

Dirigido a

  • Gestores e líderes de equipas (hierárquicos ou funcionais)
  • Coaches que desejem adquirir unidades CCE da ICF.
  • Todos os profissionais que necessitem potenciar uma atitude assertiva e melhorar a eficácia comportamental em situações de tensão ou conflito.

Os objetivos da formação

Este curso permite enfrentar com mais autoconfiança e eficácia as situações em que sente ansiedade, frustração, dificuldade de comunicar com interlocutores difíceis, lidar com conflitos e enfrentar insucessos:

  • Utilizar o autocontrolo e a autorregulação das emoções.
  • Reduzir as reações emocionais ineficazes no relacionamento interpessoal.
  • Saber lidar com os comportamentos negativos do outro.
  • Desenvolver a autoconfiança.
  • Gerir os desacordos com êxito e obter a adesão para os acordos finais.

Métodos

  • formação prática, dinâmica com exercícios de introspeção e examinação dos seus comportamentos, pensamentos e representações para melhor compreender os seus processos mentais.
  • cada participante pratica exercícios para assegurar a apropriação dos métodos e ferramentas da programação neuro linguística.
  • O tempo entre a primeira e a segunda sessão favorece a consolidação da prática.
  • As ferramentas e as técnicas estão desenhadas para desenvolver competências e capacidades indispensáveis para alcançar a excelência na relação interpessoal e aumentar o impacto junto de outros.

Datas e locais

Datas Locais
26 Out - 27 Out Lisboa 850,00 €
03 Nov - 04 Nov Porto 850,00 €
28 Nov - 29 Nov Lisboa 850,00 €