Índice da Excelência 2023

26/02/2024

O Impacto do Bem-Estar, Compensação e Valores na Retenção de Talentos

O "Índice da Excelência" traz à luz a importância crescente do bem-estar, da compensação justa e do alinhamento com os valores organizacionais como pilares fundamentais para a retenção de talentos nas empresas. O estudo, que contou com a participação de cerca de 150 organizações, sublinha que, apesar dos desafios impostos por um cenário de incerteza e mudança constante, existem estratégias eficazes que as empresas podem adotar para melhorar a satisfação e o envolvimento dos seus colaboradores. Com a informação recolhida, as Organizações têm acesso, não só à sua posição relativa face ao Mercado, mas também passam a dispor de uma ferramenta que explica os efeitos dos vários tipos de satisfação sobre o envolvimento geral e em particular o esforço adicional que os seus colaboradores estão disponíveis para despender, a sua capacidade de retenção e como podem atuar sobre o Bem-Estar dos seus colaboradores.

Os principais pressupostos do estudo indicam uma queda na satisfação global dos colaboradores pelo segundo ano consecutivo, destacando uma necessidade urgente de foco em práticas de gestão de pessoas que promovam não apenas o bem-estar, mas também a compatibilização dos valores entre a empresa e os seus colaboradores. O estudo também revela que o envolvimento dos colaboradores é maior em organizações que investem no seu bem-estar e que alinham as suas ações e políticas com os valores dos seus colaboradores.

Resultados do "Índice da Excelência"

A 8ª edição do estudo destacou organizações que se sobressaíram em diferentes categorias e setores, evidenciando seu compromisso com o bem-estar, a compensação justa e o alinhamento de valores.

Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores)

1º Lugar Grandes Empresas
2º Lugar Grandes Empresas
3º Lugar Grandes Empresas
4º Lugar Grandes Empresas
5º Lugar Grandes Empresas
6º Lugar Grandes Empresas
7º Lugar Grandes Empresas
8º Lugar Grandes Empresas
9º Lugar Grandes Empresas
10º Lugar Grandes Empresas

Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores)

1º Lugar Médias Empresas
2º Lugar Médias Empresas
3º Lugar Médias Empresas
4º Lugar Médias Empresas
5º Lugar Médias Empresas
6º Lugar Médias Empresas
7º Lugar Médias Empresas
8º Lugar Médias Empresas
9º Lugar Médias Empresas
10º Lugar Médias Empresas

Pequenas Empresas (entre 11 e 50 colaboradores)

1º Lugar Pequenas Empresas
2º Lugar Pequenas Empresas
3º Lugar Pequenas Empresas
4º Lugar Pequenas Empresas
5º Lugar Pequenas Empresas
6º Lugar Pequenas Empresas
7º Lugar Pequenas Empresas
8º Lugar Pequenas Empresas
9º Lugar Pequenas Empresas
10º Lugar Pequenas Empresas

Vencedores por Setor

Banca, Seguros e Serviços Financeiros
Consultoria e Serviços Profissionais
Hotelaria, Turismo, Desporto Ensino e Serviços Comunitários
Indústria, Construção e Atividades Produtivas
Infraestruturas, Transportes e Logística
Retalho e Comércio
Saúde e Farmacêuticas
Tecnologia, Media e Telecomunicações

Este estudo reforça a visão de que o cuidado com o capital humano não é apenas uma questão ética, mas uma estratégia empresarial inteligente, capaz de gerar resultados tangíveis tanto para os colaboradores quanto para as organizações.

Se quer saber mais sobre este estudo, descarregue o press release que preparamos para si