Digital Skills: 4 passos para se preparar para o futuro

Vânia FariaProject manager | Senior Learning eXperience Designer
Digital Skills: 4 passos para se preparar para o futuro

Com a tecnologia a evoluir a um ritmo acelerado e o crescente investimento das organizações na digitalização e automatização de atividades e processos, as competências digitais ganham destaque e são cada vez mais valorizadas.

Quando falamos em competências digitais estamos a referir-nos à capacidade de utilizar ferramentas digitais, manipular dispositivos tecnológicos e sobretudo de nos adaptarmos continuamente.

Partilhamos consigo algumas dicas que o vão ajudar a fazer face às exigências atuais:

Encare as novidades tecnológicas com a curiosidade de uma criança

Quantos de nós olhamos para uma nova ferramenta ou dispositivo com um ar desconfiado, como se de uma bomba se tratasse e clicar no botão errado a pudesse "detonar"?!  E se as encarássemos do ponto de vista de uma criança?! Com curiosidade e explorando o desconhecido sem receio. Atreva-se a fazer o mesmo exercício: explore, experimente, investigue e liberte-se do medo de errar.

Liberte o Sherlock Digital que há em si

Ser capaz de fazer boas pesquisas na Internet e compreender como funcionam os motores de busca é um verdadeiro superpoder. Se já o tem afinado, este vai possibilitar que tire o melhor partido, não só das suas pesquisas, mas também das diversas ferramentas de inteligência artificial. Quanto melhor definir a questão, contexto, instrução, mais fácil será alcançar o resultado esperado.

Digital Skills: 4 passos para se preparar para o futuro

Passe de "AI que susto!" para "AI que bom!"

A inteligência artificial (IA) e o machine learning têm assumido um grande protagonismo nas notícias ligadas a tecnologia. Apesar de ainda existirem algumas zonas cinzentas relacionadas com ética, escassez de regulamentação, privacidade e segurança, que podem gerar alguma insegurança, é inegável que a IA pode ser uma excelente aliada para aumentar a produtividade, reduzir riscos, apoiar atividades criativas. De acordo com o relatório publicado pela Forbes Advisor UK em 2023, 2 em cada 5 empregadores referiram esta competência como uma das mais procuradas.

Seja o protagonista do filme "007 CyberEye: A Ameaça Digital"

Com o crescimento das tecnologias, também as ameaças cibernéticas se tornam mais comuns e mais criativas, pelo que se torna crucial que saiba identificar, prevenir e reportar uma ameaça cibernética. A sua organização, colegas e clientes contam consigo.

O relatório da Forbes Advisor UK de 2023 citado acima, descreve a cibersegurança como a segunda competência digital mais procurada em 2023 e decerto que continuará a ter destaque nos próximos anos.

As 5 escolhas para uma produtividade extraordinária®
A produtividade enquanto resultado das suas escolhas quotidianas
Escrito por

Vânia Faria

Licenciatura e Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Formação de Adultos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Com experiência como consultora de formação e instructional designer e técnica funcional na área de Training há mais de 17 anos. Participou e liderou nos últimos 10 anos, diferentes projetos de content design & development e gestão de fábrica de conteúdos.

Tem também experiência como digital learning experience designer, tendo participado em projetos de diferentes setores do mercado nacional e internacional.

Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!