New
 
Fantom Tag

Formação - Planeamento e gestão da procura

Prever melhor a procura e planear com assertividade e eficiência, impulsionando o nível de serviço

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (14 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.070,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
910,00 € + IVA

Referência
1362
Formação nas instalações da sua empresa
Referência
1362

Duração
2 dias (14 horas)

Sob consulta
3.730,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 12 pessoas no máximo)
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

É certo que não há magia para adivinhar o futuro, mas há ferramentas para prever com precisão a procura dos clientes e do mercado. A questão é saber escolher o método de forecast adequado, lidar com o erro e melhorar na iteração seguinte de forma a realizar um planeamento da procura cada vez mais preciso e ágil.

Porém, se planear é uma arte, é também o engenho de balancear e otimizar a procura e as necessidades com os recursos e as restrições que permite melhorar a eficiência operacional de qualquer organização. Prever com precisão a procura, e conhecer as estratégias e boas práticas para otimizar os recursos da organização, melhorando as operações e o serviço ao cliente é o objetivo central deste percurso formativo, de forma a garantir que os nossos produtos ou serviços estão disponíveis quando e onde são necessários.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Responsáveis e equipas de planeamento de operações, materiais, transportes e recursos. Gestores de mercado, demand managers, responsáveis de operações e produção. Profissionais de Tecnologias de Informação, consultores e todos que trabalham em estratégia empresarial.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Sessão híbrida (2 dias / 12 horas)

Alinhar os fundamentos do planeamento e gestão da procura

  • O alinhamento da estratégia com o planeamento nas operações empresariais.
  • A gestão da procura.
  • Definir as bases para um forecast apropriado.
  • Objetivos e benefícios do planeamento eficaz da procura.

Estruturar o processo de forecast da procura

  • Lidar com o erro é parte do processo.
  • Níveis de agregação e horizonte de forecast.
  • Recolha e tratamento de dados para o forecast.
  • Seleção dos métodos de previsão adequados.
  • O forecast como input para outros processos.

Conhecer as caraterísticas dos métodos de forecast da procura

  • Métodos quantitativos de previsão.
  • Métodos qualitativos de previsão.
  • Combinação de métodos.
  • Previsão utilizando técnicas de machine learning.

Gerir a procura de forma proativa

  • Causas de variações na procura.
  • Estratégias para lidar com a procura volátil.
  • Previsão colaborativa e alinhamento interdepartamental e interempresas.
  • Melhoria contínua no forecast da procura.

Implementar o processo de Sales and Operations Planning (S&OP)

  • Conceitos fundamentais do S&OP.
  • Papel do S&OP na tomada de decisões alinhadas.
  • Boas práticas do S&OP até ao Plano Diretor de Produção (PDP).

Planear os materiais com o MRP

  • Entendimento dos conceitos do MRP.
  • Cálculo de necessidades de materiais.
  • Vantagens e desafios do MRP.

Planear a capacidade e os recursos

  • Avaliação da capacidade produtiva.
  • Considerações de capacidade no planeamento.
  • Balanceamento de recursos e restrições.

Otimizar o planeamento da procura e a capacidade

  • Alinhamento da procura, capacidade e recursos.
  • Compromisso e responsabilidades entres as diversas áreas da empresa.
  • Utilização de ferramentas de otimização.
  • Análise de casos reais com S&OP, MRP e planeamento de capacidade.

Identificação dos desenvolvimentos realizados – questionário digital (0h30m)

  • Aferição dos conhecimentos adquiridos e identificação das dificuldades de implementação das aprendizagens em contexto de trabalho.

Classe Virtual (1h30m)

  • Esclarecimento de dúvidas ou questões relacionadas com as temáticas abordadas para facilitar a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho, reforçando os temas identificados no questionário digital.
  • Simulação de caso(s) prático(s) visando a revisão e consolidação das aprendizagens.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes estarão aptos a:

  • Compreender os fundamentos do planeamento e da gestão da procura;
  • Implementar e melhorar o processo de forecast e previsão da procura;
  • Explicar a variabilidade da procura e adequar o planeamento;
  • Dominar o processo de S&OP e o planeamento diretor da produção;
  • Planear materiais e recursos de forma mais holística e integrada;
  • Contribuir para o desenvolvimento de estratégias empresariais inovadoras e diferenciadoras.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Percurso de aprendizagem híbrido, com design pedagógico próprio para integrar todos os participantes, independentemente da modalidade escolhida (presencial ou à distância).

Centrado na melhoria da performance em contexto de trabalho, neste percurso de aprendizagem são combinadas diferentes metodologias ativas (casos práticos e trocas de opiniões e experiências entre os participantes), intercaladas com o processo de formação expositivo, de forma a facilitar a aplicação dos conceitos adquiridos e aferir as práticas a implementar.

Os diferentes exercícios práticos lançados aos participantes, permitem antecipar as barreiras, oportunidades e consequências da mudança, bem como apoiá-los no processo de implementação. A classe virtual após as sessões híbridas visa não só a consolidação de conhecimentos, mas, sobretudo, apoiar e estimular os processos de mudança desencadeados na sequência do percurso de aprendizagem.

Pontos fortes

Pontos fortes

O curso abrange uma ampla gama de tópicos essenciais em planeamento e gestão da procura, o que proporciona aos participantes uma visão completa deste processo, incluindo exercícios práticos e estudos de caso que permitem enquadrar e aplicar os conceitos aprendidos em situações do mundo real, ajudando a consolidar o conhecimento e a preparar os participantes para enfrentar desafios reais nas suas empresas.

Apresentação de ferramentas tecnológicas utilizadas para estes processos, assim como a descrição das tendências, permitirá aos participantes obter uma visão moderna e avançada da aplicação e melhoria dos processos de planeamento e gestão da procura.

Sessions

  • 1.070,00 € + IVA
    Inscreva-se
    Sessão Presencial/Online: 26/06 a 27/06/2024, das 09h30 às 17h00 (1h30m de almoço)
    Questionário Digital (Online): 28/06 a 03/07/2024
    Classe Virtual (Online): 04/07/2024, das 09h30 às 11h00
  • 1.070,00 € + IVA
    Inscreva-se
    Sessão Presencial/Online: 24/09 a 25/09/2024, das 09h30 às 17h00 (1h30m de almoço)
    Questionário Digital (Online): 26/09 a 01/10/2024
    Classe Virtual (Online): 02/10/2024, das 09h30 às 11h00
  • 1.070,00 € + IVA
    Inscreva-se
    Sessão Presencial/Online: 11/12 a 12/12/2024, das 09h30 às 17h00 (1h30m de almoço)
    Questionário Digital (Online): 13/12 a 17/12/2024
    Classe Virtual (Online): 18/12/2024, das 09h30 às 11h00