Human Resources Business Partner

O que é um Human Resources Business Partner?

Human Resources Business Partner (HRBP) é uma figura com um elevado nível de conhecimento do negócio, das estratégias, dos objetivos e das políticas, dos procedimentos e das metodologias de RH de uma organização. A função do HRBP abrange tanto a transferência, como a implementação e a garantia do cumprimento destes aspetos na respetiva linha de negócio. Representa a figura de um consultor interno da área e de um importante aliado estratégico em organizações que se encontrem em processo de mudança.

Que função desempenha?

Algumas das funções que esta figura pode desempenhar dentro da organização são: atuar como ponto de contacto único para colaboradores e gestores na organização; apoiar o funcionamento dos processos de RH; construir uma boa relação comercial com o cliente interno; propor as mudanças necessárias para evitar riscos na empresa; recrutar pessoas com talento; elaborar organogramas para melhorar a unidade de negócios; e criar postos de trabalho essenciais.

 

Quais são os seus objetivos?

O HRBP tem dois objetivos: possuir uma visão geral do negócio —  é quem conhece a melhor forma, o momento e a comunicação ideal para transmitir as suas políticas no seu contexto particular (comercial, empresarial, produção, etc.) — e  ser uma figura presente, com quem os colaboradores sintam proximidade.

Quais são as suas tarefas?

A nível operacional

  • Unificar o departamento de RH com os interesses da organização.

Deve possuir competências de negociação, agilidade e flexibilidade para ser capaz de gerir adequadamente as relações, alcançando benefícios mútuos na maioria das situações.

  • Responder ativamente às exigências

Dever ter iniciativa e ser proativo. Por outras palavras, deve ser capaz de dar uma resposta rápida às exigências do dia a dia, gerindo adequadamente os imprevistos e facilitando a tomada de decisões. Por conseguinte, são necessárias boas competências de comunicação, negociação e gestão de conflitos.

 

A nível estratégico

  • Adaptar as políticas de RH

É necessária visão de negócio e orientação para resultados tendo em conta objetivos, a atividade e o perfil dos colaboradores, entre outros.

 

Em relação ao desenvolvimento das pessoas

human resources business partner deve ser visto como um parceiro que assume a responsabilidade pelos interesses da organização e, por conseguinte, também responde às exigências dos colaboradores.

  • Elaborar programas de formação e desenvolvimento 

Os programas devem ser funcionais, antecipando de forma proativa as necessidades dos colaboradores.

  • Identificar talentos e promover o desenvolvimento das pessoas

Ser capaz de selecionar pessoas com elevado potencial, assegurando e facilitando a sua formação e otimizando as suas competências dentro da organização.

  • Elaborar planos de sucessão 

A elaboração de planos deve visar as pessoas com talento e os principais postos de trabalho.

 

A nível do recrutamento de talentos

  • Compreender o funcionamento do mercado

O HRBP pode identificar as necessidades emergentes, prever os perfis necessários a curto prazo e procurar as melhores formas de os incorporar na empresa.

  • Disponibilizar formação e integrar profissionais de RH 

Estes profissionais inseridos nas principais áreas da organização apoiam, integram e fornecem soluções a cada unidade a partir de uma perspetiva de gestão de pessoas.

Que competências são essenciais?

 

Algumas das competências requeridas para o perfil de human resources business partner passam por possuir uma visão global e integradora, ser um bom líder, ter iniciativa e proatividade, assim como capacidade de gestão e pensamento analítico. Também são muito valorizadas soft skills de flexibilidade, adaptabilidade, negociação, assertividade, comunicação interpessoal, orientação para os resultados e visão estratégica do negócio – sem esquecer a capacidade de trabalho em equipa, colaboração, resolução de problemas, escuta e observação.

Qual a formação necessária?

A formação universitária de um human resources business partner pode passar por uma licenciatura em Psicologia ou Relações Laborais e, como formação complementar, mestrado em Recursos Humanos ou Relações Laborais.

É valorizada a experiência em recrutamento, seleção e retenção de talentos, assim como o domínio de ferramentas e técnicas de avaliação, formação e desenvolvimento de pessoas. Este perfil profissional privilegia ainda conhecimentos em matéria de salários, compensações e benefícios, estrutura organizacional das empresas e relações laborais – assim como domínio de leis laborais.

Para adquirir ou reforçar competências nesta área, recomendamos os seguintes percursos de aprendizagem: