9º Prémio Cegoc

9premiocegoc

Após a apreciação de mais de uma dezena de candidaturas, o júri internacional do 9º Prémio Cegoc decidiu distinguir a qualidade excecional da obra Bateria de Avaliação da Leitura, proposta por uma equipa de investigadoras, coordenadas pelas Professoras Doutoras Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana.

 

A BAL, que tem como autoras Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernanbuco), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Iolanda Ribeiro (Universidade do Minho), Irene Cadime (Universidade do Minho), Sandra Santos (Universidade do Minho) e Séli Chaves-Sousa (Universidade do Minho), permite avaliar a compreensão de textos e a leitura de palavras em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.

Trata-se de um conjunto de cinco provas, com formas ajustadas aos vários anos de escolaridade, que poderão ser utilizadas individualmente ou de modo integrado, de forma a permitir um diagnóstico preciso das dificuldades de leitura.

Ao nível da avaliação da compreensão de textos, a BAL distingue-se pela sua natureza inovadora: recorre a textos originais e apelativos de autores como Ana Maria Magalhães, Carla Maia de Almeida, Isabel Alçada, Isabel Minhós Martins e Jorge Gomes; e tem em conta não só o género textual (i.e., narrativo ou informativo) mas também a modalidade de apresentação (através da leitura ou oralmente).

A Cegoc congratula as autoras da BAL pelo seu excelente trabalho e é com clara satisfação que contaremos com a Bateria de Avaliação da Leitura na nossa oferta de testes psicológicos, como mais um instrumento de investigadores portugueses.

Publicação prevista para o 1º semestre de 2014.

Os vários tipos de Coaching (parte 3)

13 Oct

O blog de Coaching

Os vários tipos de Coaching (parte 3)

Dando continuidade à temática dos diferentes tipos de coaching, hoje falamos de mais três diferentes escolas e abordagens ao coaching, são elas a abordagem ontológica; a narrativa e a psicologia positiva. Abordagem ontológica ao coaching A base teóri...

Que Modus Operandis para duas situações de vendas distintas?

12 Oct

O blog de Marketing e Vendas

Que Modus Operandis para duas situações de vendas distintas?

Uma necessidade é, por definição, um estado de carência que é preciso ultrapassar ou satisfazer. O conceito de necessidade assume primordial importância em todas as ciências ditas sociais e humanas.  Esta importância das necessidades para as ciências...

O que fazer face a um conflito

11 Oct

O blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O que fazer face a um conflito

Existem várias formas de abordar um conflito. Segundo Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, em situações conflituosas o comportamento de uma pessoa pode ser enquadrado em duas dimensões: A assertividade (procura da satisfação dos interesses próprios) e a c...