A OLI desafiou a CEGOC para a realização de um Team Building


A OLI o maior produtor de autoclismos da Europa do Sul, com sede em Aveiro, desafiou a CEGOC para a realização de um Team Building onde fossem trabalhadas competências fundamentais na agregação de uma equipa comercial de sucesso. Esta ação realizou-se nos dias 4 e 5 de janeiro de 2018, no Hotel Ílhavo Plaza.

Os programas de formação experiencial desenvolvidos pela CEGOC pretendem recriar num ambiente Indoor/Outdoor de grande envolvimento e impacto, uma metáfora pedagógica cujo objetivo é desenvolver relações que promovam:

  • O espírito de equipa;
  • A criatividade e capacidade de resolução de problemas no terreno;
  • A motivação das equipas;
  • A comunicação e a coesão;
  • A interiorização dos valores e cultura da empresa.

Neste tipo de formação, toda a dinâmica pedagógica é baseada numa metáfora que, de uma forma contextualizada no momento de briefing do desafio e de debriefing dos resultados do grupo, convida os participantes a refletir e transpor, em cenários diferentes dos habituais, os problemas, os riscos e os desafios do seu dia a dia na empresa.

A nossa intervenção na OLI, teve uma duração de 2 dias e concentrou-se no desenvolvimento de competências sobre três domínios:

  • Distintivas – competências e atividades que os clientes reconhecem como diferenciadoras da OLI face aos seus concorrentes;
  • Organizacionais – atividades chave esperadas de um departamento comercial;
  • Competências de suporte.

No decorrer do Team Building criaram-se momentos de reflexão onde cada um dos 18 elementos que constituía o grupo foi convidado a partilhar a sua experiencia e visão sobre os temas, assim como a realização de um percurso por diversos desafios a que denominamos “A UNIÃO FAZ A FORÇA”.

Alguns testemunhos dos participantes desta ação:

“Uma abordagem lúdica e indireta à estrutura do trabalho em equipa. Força a reflexão sobre as nossas próprias capacidades interpessoais e propicia a aprendizagem de soft-skills.”.

“Acho que a Formação de Team Building fortaleceu bastante a nossa equipa de um modo geral. A mesma ajudou a demonstrar a capacidade que a equipa tem de ultrapassar obstáculos que pareciam ser impossíveis. Os formadores foram bastantes esclarecedores e propuseram atividades que permitiram o desenvolvimento da equipa e o conhecimento individual de cada colega. Estão de parabéns.”.

“A Formação comprovou, de uma forma muito prática, que podemos superar os nossos objetivos se soubermos trabalhar em equipa. Para se trabalhar em equipa, mais do que dar ideias, é necessário saber ouvir os colegas.”.

“Sem dúvida uma formação diferente, com atividades promotoras do espírito de equipa e que nos faz refletir em muitos aspetos do nosso quotidiano profissional. Aconselho vivamente a experiência.”.

Algumas fotos do evento

A Importância do Coaching Empresarial

12 Jul

O blog de Coaching

A Importância do Coaching Empresarial

De acordo com Neil Patel, empreendedor e um dos maiores nomes do Marketing Digital, 9 em cada 10 negócios falha.     E porque tal ocorre?  Em geral, porque gerir um negócio pode ser mais complicado e exigir mais de si do que aquilo que real...

Como construir a sua marca pessoal

11 Jul

O blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Como construir a sua marca pessoal

Acha que tem ou precisa de ter uma marca pessoal? A verdade é que todos temos uma marca, que se resume à impressão que causamos nos outros.     A nossa marca pessoal pode, assim, ser traduzida na forma como nos apresentamos ao mundo e o imp...

A importância da responsabilidade social para as empresas do futuro

10 Jul

O blog de Liderança e Management

A importância da responsabilidade social para as empresas do futuro

Para sobreviver ao atual mundo dos negócios, a sua empresa tem que ter uma posição social. A responsabilidade social é determinante para que a sua empresa possa mostrar aos clientes que se interessa por questões sociais amplas, sem impacto direto nas...