Curso de formação: Liderança e gestão de equipas - 4REAL

Liderança para quadros, responsáveis e técnicos superiores Adicionar novo

  • Full immersion Presencial
  • Objetivo profissional: Essencial

Desenvolver as competências de liderança é um investimento fundamental, as organizações necessitam que os seus responsáveis e gestores saibam agir/”fazer agir”, de forma autónoma, corresponsável e competente.

Neste percurso de Liderança e Gestão de Equipas propomos potenciar a sua autoconsciência, debater e partilhar ideias e boas práticas, e apoiá-lo na fortalecimento e implementação das competências-chave na gestão e liderança da(s) sua(s) equipas.

O programa da formação

  MOBILIZAR E PREPARAR

O quê

Mobilizar e comprometer os participantes no processo de desenvolvimento das suas competências de liderança;

Ganhar autoconhecimento e autoconsciência sobre as práticas individuais de liderança.

Como?

  • Profiler;
  • Classe Virtual;
  • Practips.

  DESENVOLVER, PARTILHAR E TREINAR

O quê

Caracterizar o âmbito da liderança e gestão de equipas e pessoas

  • As responsabilidades associadas à gestão e liderança de equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Analisar os resultados do seu estilo pessoal de gestão e liderança:
    • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

Saber como utilizar os estilos de gestão e liderança, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas

  • Reforçar o seu impacto sobre a envolvente.
  • Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas.
  • Identificar preferências de estilos de gestão e liderança nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração.
Alguns exercícios práticos e outputs!
Reflexão partilhada e construção de um 1º draft do Plano de Ação, listando pontos de desenvolvimento revelados pelo diagnóstico de auto e heteroperceção.

Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores

  • Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas.
  • Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva.
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
Alguns exercícios práticos e outputs!
Grelhas para análise e partilha de boas práticas na condução do desenvolvimento das equipas.Estudo de caso e simulação, seguida de feedback estruturado acerca de boas práticas a implementar e estratégias a desenvolver face aos aspetos de melhoria identificados.

Refletir sobre as motivações

  • Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.

Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Adotar uma atitude positiva e construtiva.
  • Saber escutar e desenvolver a empatia.
  • Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.
  • Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.
  • Prevenir e tratar desacordos e conflitos.
Alguns exercícios práticos e outputs!
Estudo de caso e simulação, seguida de feedback estruturado acerca de boas práticas a implementar e estratégias a desenvolver face aos aspetos de melhoria identificados.

Definir um plano de ação das mudanças a pôr em prática

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Elaborar o seu Plano de Ação.

Como?

Metodologia ativa e prática que recria os ambientes da gestão e liderança organizacional, através da qual os participantes são incentivados a participar em atividades como:

  • estudos de caso seguidos de feedback estruturado que permitem a análise e partilha de boas práticas na condução do desenvolvimento das equipas;
  • construção e partilha de Plano de Ação Individual.

  CONSOLIDAR, APLICAR E IMPLEMENTAR

O quê

  • Facilitar a aplicação dos conceitos e a concretização dos objetivos identificados no Plano de Ação Individual;
  • Personalizar e reforçar a sua performance enquanto líder, de acordo com as necessidades individuais dos elementos da sua equipa;
  • Possibilidade de aprofundar de acordo com a sua preferência uma de três questões:
    • Como motivar a minha equipa?
    • Sou eficaz a dar e receber feedback?
    • Como desenvolver as pessoas da minha equipa?

Como?

  • 2 sessões de Coaching individual de 60 minutos (desenvolvidas por coaches certificados);
  • Practips;
  • Módulos digitais de treino intensivo;
  • Módulos digitais interativos para explorar conceitos ou ferramentas;
  • Infográficos e Jobaids para revisão e consulta;

A quem se dirige:

  • Responsáveis hierárquicos e gestores que exerçam uma função transversal na sua organização, com necessidade de mobilizar elementos de qualquer área para obter resultados no seu trabalho.

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas;
  • criar condições que facilitam a motivação;
  • comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
  • experienciar o grau de eficácia de alguns comportamentos de gestão e liderança dos desempenhos, e elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria;
  • aplicar as principais atividades de gestão das pessoas e das equipas (fixar objetivos, animar e motivar, delegar);
  • refletir sobre hipóteses de solução e respetivos impactos, para alguns dos problemas reais da gestão de equipas e pessoas.

Métodos

  • Metodologia ativa e prática, com estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança organizacional.

Pontos Fortes

  • As várias etapas que constituem o percurso e que potenciam o maior envolvimento, compromisso e suporte à transferência, nomeadamente o enfoque na performance.
  • As 2 sessões de coaching individual que permitem o acompanhamento e apoio ao desenvolvimento das ações preconizadas no Plano de Ação.
  • Uma metodologia na etapa presencial baseada em estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança organizacional.
  • O suporte da plataforma Learning Hub o que permite ao participante a visualização imediata de todo o percurso identificando o caminho a percorrer e o que já realizou.
Duração: 2 dias (17 horas )
Referência: 001
Preço:1.200,00 € iva não incluído
Inscrever Datas e locais
06 Fev - 12 Abr 2019

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

08 Mai - 09 Jul 2019

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

03 Jul - 05 Jul 2019

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

23 Set - 22 Nov 2019

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.

02 Dez - 01 Fev 2020

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03 Abr - 19 Jun 2019

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04 Nov - 20 Dez 2019

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