Cegoc revoluciona a aprendizagem digital com IA no evento HR DIGITAL

25/05/2023

A Cegoc apresentou a sua visão sobre o futuro da aprendizagem digital no evento HR DIGITAL.

Patrícia Santos, Group Chief Corporate Offer & Solutions do Cegos Group, representado em Portugal pela Cegoc, partilhou exemplos reais de como temos utilizado de forma eficaz as tecnologias alimentadas por IA para aumentar a eficiência em vários aspetos da aprendizagem digital.

Desde as fases de conceção e desenvolvimento até à produção e interação com os formandos.

A apresentação foi dividida em três partes, cada uma centrada num aspeto diferente do impacto da IA:

  • A primeira parte explorou a forma como tiramos partido da IA na conceção e desenvolvimento de conteúdos para a aprendizagem digital. Falou sobre as experiências com chatbots para a estruturação e organização de conteúdos, e acrescentou que os resultados têm sido impressionantes, simplificando o desenvolvimento de conteúdos e aumentando significativamente a eficiência.

  • Na segunda parte apresentou o impacto atual da IA na produção de conteúdos. Ao utilizar ferramentas alimentadas por IA, temos conseguido revolucionar o processo de produção. Um dos exemplos que a Patricia mencionou, tem a ver com um processo de recrutamento de programadores para a sua equipa, que normalmente demorava dias a concluir pelos futuros programadores e foi rapidamente resolvido em três minutos com recurso à IA. Estas experiências demonstraram o imenso potencial da IA para acelerar e otimizar os fluxos de trabalho de produção.

  • Na parte final da sua apresentação, aprofundou a interação entre os formandos e a IA no contexto dos programas formativos. No universo Cegos, temos explorado ativamente soluções baseadas em IA para substituir atores em vídeos de formação, reduzindo significativamente o tempo e os recursos necessários para a produção de vídeos multilingues. Embora surjam desafios relacionados com a autenticidade e os direitos de autor, o Grupo está empenhado em garantir os mais elevados padrões de qualidade e conformidade dos conteúdos. Falou também de como podemos treinar as ferramentas alimentadas por AI para serem coaches (interação e avaliação de respostas – com a capacidade de criação de simuladores e role-plays).

Ao concluir a sua apresentação, Patrícia levantou algumas questões sobre o papel dos especialistas e a necessidade de distinguir entre conteúdos autênticos e gerados por IA. Enfatizou a importância de alavancar a IA, mantendo sempre um toque humano na experiência de aprendizagem.

Com acesso a variadíssimos recursos e foco no feedback dos formandos, o Grupo Cegos pretende liderar o caminho para moldar o futuro da aprendizagem digital.

A nossa presença no evento HR DIGITAL demonstra, portanto, o nosso compromisso com a inovação e a vontade de tirar o máximo potencial da IA para transformar o panorama da aprendizagem. Ao abraçar as tecnologias de IA, o grupo Cegos está a liderar uma revolução que promete tornar a aprendizagem mais eficiente, acessível e envolvente tanto para as organizações como para os formandos.