Neste artigo situamos os principais aspetos a ter em consideração para evitar situações difíceis numa relação profissional de coaching, ou seja, dilemas éticos.
Abordar o tema da ética em coaching implica fazer referência ao Código de Conduta Ética da ICF que funciona como padrão de referência mundial para o coaching profissional.
Vejamos como evitar situações de dilemas éticos, através de 8 considerações essenciais.
1. Compreenda o que constitui uma relação profissional mútua
Será ético receber um valor adicional, ou bem, de um cliente? Será que é ético sair com a irmã ou irmão de um cliente? Será ético pedir a um cliente para o levar ao aeroporto?
Há três fatores importantes a considerar:
- Poder – Qual o diferencial de poder entre o coach e a outra pessoa?
- Duração – Será um contacto breve ou será um episódio contínuo ao longo do tempo?
- Conclusão – A relação foi permanentemente terminada e será que o cliente entendeu esse fim?
Só é um problema ético quando há uma base razoável para que haja um risco e o coach falha nessa observação ou ignora-a e continua independentemente da sua análise.
2. Proteja a confidencialidade dos seus clientes
Os coaches são muitas vezes questionados para fornecer informações sobre os seus clientes, empregados, esposas, administradores e potenciais clientes. Ainda que muitos desses pedidos possam ser bem-intencionados, os coaches devem ter muito cuidado na divulgação de dados dos seus clientes de forma a proteger a sua confidencialidade.
É essencial que os coaches tenham claro que informação estão a divulgar e com que frequência.
É crucial realizarem as seguintes questões:
- Com que base é que estou a fazer essa divulgação?
- Tenho obrigação legal de realizar essa divulgação?
- Existe alguma lei que exija a divulgação?
- Há alguma lei que permita a divulgação?
- O meu cliente consentiu tal divulgação?
3. Identifique o seu cliente e o seu papel
Quando se trabalha com organizações ou grupos de indivíduos, quer seja como coach interno ou externo, é importante que todas as partes estejam cientes das expectativas, do papel do sponsor da organização, do coach e do cliente desde o início.
4. Documente, documente, documente
Documentação pode ser o meu melhor aliado se alguma vez for alvo de acusações éticas. Falta de documentação – ou documentação errada – pode ser crucial nessas situações.
5. Exerça apenas em áreas em que tenha experiência
Tenha atenção para não expandir a sua prática de coaching para áreas para as quais não tem competências.
6. Saiba a diferença entre abandono e conclusão
Um “abandono” acontece quando um cliente deixa de atender às sessões sem explicação. Note-se que o abandono não termina automaticamente o contrato. Uma “conclusão” dá-se no fim do acordo ou mais cedo, através de acordo mútuo.
7. Seja preciso na faturação
Contas imprecisas podem colocar os coaches em "maus lençóis". Tenha os seus registos bem claros e precisos. Discuta o pagamento e práticas de faturação frontalmente numa fase inicial para evitar mal-entendidos futuros. Situações como faturar em caso de não comparecimento a uma sessão marcada; pagamento ser realizado antes da sessão começar ou pagamento a 30 dias.
8. Tente sempre ser o melhor coach possível
Todos os dias, sem exceção.
Tem alguma questão sobre a conduta ética de um coach? Não hesite em enviar a sua questão (nos comentários deste artigo).
- Para mais detalhes sobre os princípios de conduta ética, valores nucleares da ICF e padrões de conduta, visite o Código de Ética da International Coach Federation.
- Veja aqui algumas situações éticas, já abordadas no Blog.