Identificámos anteriormente os principais fatores que potenciam culturas de inovação. Hoje identificamos algumas técnicas que lhe permitem inovar no negócio.
Sistematize a recolha de informação
Identificar tendências de mercado, conhecer a concorrência e analisar os mercados de forma sistemática permite identificar novas oportunidades de negócio. Cultive-se: vá a conferências, participe em workshops e aprenda mais sobre o mercado em que se move para continuar a ser pioneiro.
Identifique as oportunidades de inovação
Compreender as dores dos clientes atuais é meio caminho andado para o sucesso. Se o seu mercado não está satisfeito com a oferta atual, pode existir aí uma oportunidade de inovação dormente. Para cada crise que um produto enfrenta num determinado mercado, há uma oportunidade para inovar e ser bem sucedido.
Alargue o seu horizonte, pense além da suaindústria para encontrar novos caminhos
Sabia que Henry Ford foi buscar a ideia da sua cadeia de montagem à indústria das carnes? Se tiver recursos para tal, crie um grupo dentro da empresa que se dedique 100% à procura de ideias de outras indústrias para implementar na sua.
Promova a cultura de inovação
O truque está na sistematização. Para aprofundar este ponto, releia o artigo que publicámos anteriormente sobre as culturas de inovação.
Incentive os seus colaboradores
Envolva todos os elementos da sua equipa, sem exceção. Do gestor ao operador, do armazém à expedição, da receção à equipa de vendas. Todos os seus colaboradores conhecem o seu negócio duma perspetiva diferente e o contributo de todos pode ser crucial. Conte com todos e faça questão que o saibam.
Não inove apenas com produtos ou serviços
Tendemos a considerar que a inovação se refere à nossa oferta de mercado (produto ou serviço), o que é uma visão incompleta. O negócio pode ser inovador pelos processos ou práticas organizacionais que venham a aumentar a produtividade e, consequentemente o lucro. Pense no ambiente de trabalho: os seus trabalhadores são felizes? Têm um ambiente propício para desenvolver o seu trabalho e querer melhorá-lo?
Envolva a sua comunidade
Crie mecanismos de auscultação da sua comunidade, sejam eles fornecedores, clientes ou universidades. Todos têm uma perspetiva exterior sobre o seu negócio, mercado ou necessidades. Podem ajudá-lo a encontrar novos caminhos ou soluções para velhas dores e obstáculos. Envolva-os de forma sistemática, seja através de concursos abertos (tema vago) ou fechados (necessidades específicas devidamente identificadas). Mantenha os canais de comunicação com estes stakeholdersabertos e crie mecanismos internos de escuta.
Tenha uma atitude visionária e acredite
Não imponha limites no que diz respeito à visão da sua empresa. Seja inspirador, não tenha medo de definir o impossível como objetivo e saiba quando deve arriscar. Dou-lhe dois exemplos: Ken Olsen na década de 70 duvidou da sua ambição: faria sentido que todos os lares tivessem um computador? A Netflix que, contra todos os obstáculos da indústria e barreiras técnicas, conseguiu alterar a forma de distribuição de entretenimento (DVD vs streaming).
Não se esqueça: existe o preconceito de que inovar é só para empresas jovens e não para líderes de mercado. Isto não é de todo verdade. A inovação acontece em culturas organizacionais que a fomentem, independentemente do seu tamanho.