Inovação: algumas dicas para inovar no seu negócio

Écrit par Alina Oliveira

Identificámos anteriormente os principais fatores que potenciam culturas de inovação. Hoje identificamos algumas técnicas que lhe permitem inovar no negócio.

 

 

Sistematize a recolha de informação

Identificar tendências de mercado, conhecer a concorrência e analisar os mercados de forma sistemática permite identificar novas oportunidades de negócio. Cultive-se: vá a conferências, participe em workshops e aprenda mais sobre o mercado em que se move para continuar a ser pioneiro.

 

Identifique as oportunidades de inovação

Compreender as dores dos clientes atuais é meio caminho andado para o sucesso. Se o seu mercado não está satisfeito com a oferta atual, pode existir aí uma oportunidade de inovação dormente. Para cada crise que um produto enfrenta num determinado mercado, há uma oportunidade para inovar e ser bem sucedido.

 

Alargue o seu horizonte, pense além da suaindústria para encontrar novos caminhos

Sabia que Henry Ford foi buscar a ideia da sua cadeia de montagem à indústria das carnes? Se tiver recursos para tal, crie um grupo dentro da empresa que se dedique 100% à procura de ideias de outras indústrias para implementar na sua.

 

Promova a cultura de inovação

O truque está na sistematização. Para aprofundar este ponto, releia o artigo que publicámos anteriormente sobre as culturas de inovação.

 

Incentive os seus colaboradores

Envolva todos os elementos da sua equipa, sem exceção. Do gestor ao operador, do armazém à expedição, da receção à equipa de vendas. Todos os seus colaboradores conhecem o seu negócio duma perspetiva diferente e o contributo de todos pode ser crucial. Conte com todos e faça questão que o saibam.

 

Não inove apenas com produtos ou serviços

Tendemos a considerar que a inovação se refere à nossa oferta de mercado (produto ou serviço), o que é uma visão incompleta. O negócio pode ser inovador pelos processos ou práticas organizacionais que venham a aumentar a produtividade e, consequentemente o lucro. Pense no ambiente de trabalho: os seus trabalhadores são felizes? Têm um ambiente propício para desenvolver o seu trabalho e querer melhorá-lo?

 

Envolva a sua comunidade

Crie mecanismos de auscultação da sua comunidade, sejam eles fornecedores, clientes ou universidades. Todos têm uma perspetiva exterior sobre o seu negócio, mercado ou necessidades. Podem ajudá-lo a encontrar novos caminhos ou soluções para velhas dores e obstáculos. Envolva-os de forma sistemática, seja através de concursos abertos (tema vago) ou fechados (necessidades específicas devidamente identificadas). Mantenha os canais de comunicação com estes stakeholdersabertos e crie mecanismos internos de escuta.

 

Tenha uma atitude visionária e acredite

Não imponha limites no que diz respeito à visão da sua empresa. Seja inspirador, não tenha medo de definir o impossível como objetivo e saiba quando deve arriscar.  Dou-lhe dois exemplos: Ken Olsen na década de 70 duvidou da sua ambição: faria sentido que todos os lares tivessem um computador? A Netflix que, contra todos os obstáculos da indústria e barreiras técnicas, conseguiu alterar a forma de distribuição de entretenimento (DVD vs streaming).

 

Não se esqueça: existe o preconceito de que inovar é só para empresas jovens e não para líderes de mercado.  Isto não é de todo verdade. A inovação acontece em culturas organizacionais que a fomentem, independentemente do seu tamanho.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”. Saiba mais