Futuro do Coaching em debate na Conferência Anual de Coaching ICF 2018

 

A Escola de Coaching Executivo da CEGOC juntou-se, uma vez mais, à International Coaching Federation (ICF) para apoiar a edição 2018 da sua Conferência Anual de Coaching.

 

Subordinado ao tema “Preparar o Futuro”, o evento decorreu no passado dia 24 de outubro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. A conferência debateu os principais desafios enfrentados pela área de Coaching neste contexto de constante transformação, onde a necessidade da reinvenção exige às organizações ferramentas capazes de inspirar o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus líderes e equipas através do Coaching.

 

Entre os oradores convidados esteve Paulo Martins, Professional Certified Coach (PCC) e Coordenador da Escola de Coaching Executivo da CEGOC, cujo contributo foi essencial para compreendermos o futuro do Coaching, numa era pautada por inúmeras tendências e mudanças sentidas nomeadamente pelo próprios coaches, entre as quais “o estabelecimento de networking com cada vez mais diferentes sensibilidades interculturais, a crescente necessidade do domínio tecnológico de plataformas e a vulnerabilização causada pelo trabalho à distância, que implica trabalhar com diferentes países e a diferentes horas do dia”. Para Paulo Martins, estas transformações verificadas a nível global não irão alterar o conteúdo dos cursos nem os elevados padrões de Coaching Profissional estabelecidos pela ICF. No entanto, podem impactar a forma como os coaches passam e transformam a experiência formativa através das 11 competências do Coaching.

 

No final da Conferência Anual Internacional da ICF, o Coordenador da Escola de Coaching Executivo da CEGOC mostrou-se confiante, não só pelas mensagens que partilhou com a audiência, mas sobretudo pelas que recebeu durante o encontro: “estas mensagens foram muito importantes para saber como me posso inspirar enquanto Coordenador Pedagógico e o que posso fazer para que a experiência formativa seja mais transformacional e dê mais capacidade profissional aos nossos alunos”.

 

A propósito dos percursos formativos disponibilizados pela Escola de Coaching Executivo da CEGOC, recordamos que Robert Dilts – um dos mais conceituados especialistas em Programação Neurolinguística de todo o mundo – vem a Portugal em 2019, pela primeira vez, para ministrar o Curso de Coaching Generativo. Assente na premissa de que a nossa realidade é construída e que esse processo criativo pode ser moldado, conscientemente, de forma a obtermos resultados mais positivos, esta formação eminentemente prática pretende proporcionar a cada indivíduo a ajuda e as ferramentas necessárias para que possa aprender, crescer, evoluir e captar o seu pleno potencial, muitas vezes escondido ou bloqueado por crenças e barreiras pessoais limitadoras.

 

Saiba mais sobre este programa certificante em Coaching Generativo que combina as ferramentas da Modelagem de Fatores de Sucesso de Robert Dilts com o conceito de Poder Generativo do reconhecido autor e psicoterapeuta, Stephen Gilligan.

Itens que a digitalização promete roubar das nossas vidas

25 Mar

O blog de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Itens que a digitalização promete roubar das nossas vidas

O ser humano vive atualmente num momento de expansão tecnológica. Todos os dias são inventados novos e melhores equipamentos, tecnologias e ferramentas digitais que visam substituir os dispositivos antigos e, acima de tudo, melhorar cada vez mais a e...

Quais serão as profissões de marketing do futuro?

22 Mar

O blog de Marketing e Vendas

Quais serão as profissões de marketing do futuro?

O marketing é, hoje, parte essencial de qualquer negócio, em especial para as empresas que trabalham em plataformas online. Existem numerosas formas de promover uma marca, seja via criação e gestão de conteúdo, e-mail e newsletters, publicidade e anú...

A arte de saber dirigir para se ser um líder

21 Mar

O blog de Liderança e Management

A arte de saber dirigir para se ser um líder

Saber ser “líder” é, cada vez mais, um dos principais desafios dos gestores de hoje. Podemos pensar que liderança se baseia apenas em levar todos a cumprir um fim comum. No entanto, atualmente, a liderança é muito mais do que é isso, a Liderança é sa...