Curso de formação: Coaching Generativo

Generative Coaching com Robert Dilts Adicionar novo

  • Full immersion Presencial

CCE

Este curso atribui 12 unidades CCE da ICF na área de Competências Chave (Core Competencies) e 12 unidades CCE da ICF na área de Desenvolvimento de Recursos (Resource Development).

Como espécie sentimos a necessidade, desde os primórdios, de cooperar e ajudamo-nos uns aos outros a melhorar as nossas vidas. Esta propensão foi evoluindo até como profissão e assume hoje variadíssimas formas. Inspirado no latim generare, que significa gerar, criar, fazer nascer ou realizar algo novo, o Coaching Generativo, co-desenvolvido por Robert Dilts e Stephen Gilligan, é a versão da terceira geração da Programação Neurolinguística (PNL) mais usada por especialistas do desenvolvimento de pessoas.

O Coaching é um processo construído em parceria entre o cliente e o coach, que tem como principal objetivo apoiar o cliente na concretização do seu máximo potencial para um melhor desempenho individual ou em equipa, seja através da otimização das suas forças ou através da superação das suas resistências e interferências internas.

O foco central do Coaching Generativo é a nossa capacidade de (re)criar a nossa realidade individual ou coletiva: Como criar uma vida profissional bem-sucedida e com sentido? Como criar relacionamentos interpessoais de excelência? Como desenvolver e melhorar o seu relacionamento intrapessoal? Deixar para trás as rotinas comportamentais e a zona de conforto, despertando uma novidade de atitudes, ações e maneiras de encarar a vida – não só os seus obstáculos, como também as oportunidades que estes representam. O principal objetivo do Coaching Generativo é proporcionar a cada individuo a ajuda e as ferramentas necessárias para que ele possa aprender, crescer, evoluir e captar o seu pleno potencial, muitas vezes escondido ou bloqueado por crenças e barreiras pessoais limitadoras.

O Coaching Generativo assume que a nossa realidade é construída e que esse processo criativo pode ser moldado, conscientemente, de forma a obtermos resultados mais positivos.

Se entendermos o Coach como alguém que, segundo Dilts, nos acompanha e orienta, a primeira pergunta que podemos fazer a quem quiser embarcar na viagem do Coaching Generativo é: “Para onde queremos ir?”. O processo crítico para prosseguir esta viagem e alcançar o nosso potencial mais profundo, é precisamente o foco deste programa certificante que, de uma forma prática combina as ferramentas da Modelagem de Fatores de Sucesso trazidas por um dos mais importantes contribuintes para a Programação Neurolinguística, Robert Dilts, com o conceito de Poder Generativo do reconhecido autor e psicoterapeuta, Stephen Gilligan.

O programa da formação

Este programa da formação procura ativar as infinitas possibilidades do inconsciente criativo dos participantes, através de um modelo de execução prático e sistematizado que escala o processo de mudança generativa em 6 etapas:

 

1 – Criar um campo de COACH (generativo)

Através de um estado de COACH, estabelece uma sintonia que irá facilitar a libertação da consciência criativa e das suas infinitas possibilidades:

C – Centered: Centrado, ligado ao nosso corpo e à nossa inteligência

O – Open: Aberto ao outro e ao mundo que nos rodeia

A – Attending with Awareness: Alerta, consciente e liberto de ideias pré-concebidas e limitadoras

C – Connected: Conectado com a nossa inteligência cognitiva, somática e relacional

H – Holding: Capacidade de acolher, abraçar e transformar tudo o que que surge dentro e fora de nós

2 – Estabelecer uma intenção/ um objetivo

Tem como objetivo identificar e estabelecer as metas propostas, de forma a conduzir as infinitas possibilidades da consciência criativa.

  • O que quero alcançar?
  • Qual é a minha missão?
  • Qual é a minha visão/ o meu sonho?
  • O que defendo na vida?

3 – Desenvolver um estado generativo

Tem como objetivo partir à descoberta, promover a atualização e o enriquecimento do potencial interno, dando asas à criatividade, de forma a utilizar novos recursos que desembocam na criação de resultados inovadores e disruptivos.

  • Como desenvolver e manter estados criativos de consciência.

4 – Entrar em ação

Procura identificar os passos necessários para atingir o sucesso, assim como ajustar os respetivos planos de ação para o colocar em prática, tendo como principal parceiro o criativo inconsciente.

  • Como melhorar o desempenho através do criativo inconsciente.

5 – Transformar os obstáculos

Explora a possibilidade de os obstáculos poderem ser transformados em recursos e em experiências positivas, como parte integrante do projeto de sucesso em plena evolução. Assistimos à aplicação de princípios do Mindfullness que inspiram o positivismo nas situações mais adversas, entre eles as Técnicas de Aikido e Erickson.

  • Identificar e superar problemas e obstáculos como parte integrante do sucesso.
  • Aplicar as técnicas de Aikido e Ericksonianas.
  • Transformar experiências e comportamentos negativos.

6 – Estabelecer práticas de crescimento e mudança contínuos

Procura mostrar vários exemplos de práticas generativas a desenvolver no quotidiano, que visam incorporar os conhecimentos adquiridos neste curso mas aplicados à realidade e às necessidades de cada participante.

  • Como aplicar práticas generativas no quotidiano.

A quem se dirige:

  • O Coaching Generativo destina-se a coaches e a todos aqueles que estejam interessados em construir estados generativos positivos, para si e para os outros, nas mais diversas áreas pessoais e profissionais, mas tendo como foco central uma jornada de criatividade e mudança, isto é, ir para além do que já existe ou é conhecido.

Objetivos

  • Construir estados generativos assentes em novas realidades, novos recursos e novas capacidades disponíveis, assentes em processos criativos que estejam à altura de qualquer desafio.
  • Alcançar metas e propósitos individuais, de equipa e organizacionais, com olhos postos num futuro renovado e disruptivo com o passado.

Métodos

  • Esta será uma formação essencialmente prática e profundamente experiencial que integra os trabalhos de investigação sobre Modelagem de Fatores de Sucesso trazidos por um dos principais contribuintes para o avanço da Programação Neurolinguística Robert Dilts e ainda as pesquisas do Poder Generativo da autoria do reconhecido autor e psicoterapeuta Stephen Gilligan.

Pontos Fortes

Mergulhar no vasto potencial criativo humano é um processo árduo, mas ao mesmo tempo recompensador, quando as metas e os objetivos propostos são cumpridos. Através do Coaching Generativo, indivíduos, equipas e empresas serão capazes de:

  • Abraçar a mudança e a criatividade com força renovada;
  • Enfrentar a realidade com um novo leque de possibilidades;
  • Saber gerir bloqueios, ansiedades e situações de crise;
  • Aprender a transformar dificuldades em recursos e oportunidades;
  • Colocar em marcha o pleno potencial, muitas vezes escondido ou bloqueado;
  • Tomar consciência das capacidades e competências disponíveis;
  • Descobrir como estabelecer metas concretas para o futuro;
  • Criar novos resultados e realidades diferentes do passado;
  • Alcançar a transformação positiva individual e coletiva que desejam ver no mundo.

Brochura PDF

Faça aqui o download da brochura do programa completo.

Orador



Robert Dilts é investigador, escritor, professor, orador e consultor no campo da Programação Neurolinguística (PNL), desde a sua criação em 1975 por John Grinder e Richard Bandler. Estudante de longa data e colega de Grinder e Bandler, Robert também estudou pessoalmente com Milton H. Erickson, M.D. e Gregory Bateson.

No seu vasto currículo literário, Robert inclui vários livros dedicados à PNL, destacando-se como principal autor do “Volume I de Programação Neurolinguística” (com John Grinder, Richard Bandler e Judith DeLozier, 1980), considerado ainda hoje o grande manual de referência na área.Outras obras de Robert incluem títulos como “From Coach to Awakener” (2003), onde explora o papel do Coaching na superação de barreiras e melhoria da performance de pessoas e equipas; ou ainda “The Hero's Journey” (2009), uma viagem de auto-descoberta que mostra um caminho de aprendizagem e transformação capaz de nos empurrar para fora da nossa zona de conforto.

Robert é licenciado em Tecnologia Comportamental pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Estudioso desde cedo, em 1977, ainda universitário, recebeu do Presidente uma bolsa de estudos pelo seu trabalho de investigação sobre a correlação entre o movimento ocular e a função cerebral, realizada no Langley Porter Neuropsychiatric Institute, em São Francisco.

Duração: 3 dias (21 horas )
Referência: 1225
Preço:950,00 € iva não incluído
Inscrever Datas e locais
27 Fev - 01 Mar 2019

A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.