Best
 
Fantom Tag

Formação - Gestão de Projetos

Implementar boas práticas, técnicas e ferramentas de gestão de projetos

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
Formação nas nossas instalações
Duração
3 dias (21 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.430,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
1.270,00 € + IVA

Referência
133
Inscreva-se
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
3 dias (21 horas)

Preço
4.440,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
133
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

A Gestão de Projetos é de fundamental importância para a execução de estratégias empresariais, especialmente em ambientes competitivos.

Através desta formação, os participantes podem:

  • Adquirir uma visão clara a prática de como realizar de forma simples e eficiente a Gestão de Projetos - que promova a transformação das suas empresas, com o uso de processos, técnicas e ferramentas consagradas no mercado.
  • Compreender as diversas funções inerentes à função de Gestor de Projetos e adquirem as competências necessárias para desempenhar a função e para lidar com equipas de diferentes características.
Consulte o percurso de aprendizagem de 2025
Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Gestores de projetos, membros de equipas e profissionais que venham a fazer parte de equipas de projetos e pretendam adquirir conhecimentos fundamentais sobre gestão de projetos.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Conhecer os conceitos fundamentais da Gestão de Projetos: melhorar a performance do gestor no seio da empresa

  • Definição de Projetos, Programas e Portfólios.
  • Origem dos Projetos.
  • Relação de projetos e objetivos da empresa.
  • Definição de Stakeholders.
  • Definição de Deliverables.
  • Restrições e Pressupostos.

Compreender o que é um Ciclo de Vida e quais as áreas de gestão de projetos a serem administradas por gestores e equipas

  • Definição de Processos e Grupos de Processos.
  • Ciclo de Vida de Produto x Ciclo de Vida de Projetos.
  • Áreas de Conhecimento.

Como realizar as tarefas de Iniciação de um projeto

  • Função da Iniciação.
  • Criação do Project Charter.
  • Identificação e Análise de Stakeholders.

Compreender a função do Planeamento e ser capaz de integrar diversos artefactos para construir um plano de projeto integrado

  • Função do Planeamento.
  • O Plano de Projeto.
  • Integração das diversas Áreas de Gestão.

Gerir o Âmbito de um projeto desde a elaboração dos requisitos até a definição dos deliverables a serem entregues por um projeto

  • Identificação e priorização de requisitos.
  • Definição de deliverables.
  • Construção de WBS.

Desenvolver Cronogramas de forma eficaz e otimizada

  • Definição e sequenciamento de atividades.
  • Estimativas de duração.
  • Redes PERT.
  • Gráficos de Gantt.
  • Caminho Crítico.
  • Construção de Cronogramas.

Elaborar o orçamento de um projeto

  • Técnicas de estimativa de custos.
  • Criação de orçamentos.

Identificar os principais recursos humanos e materiais necessários para a execução de um projeto e geri-los de forma adequada

  • Avaliar a necessidade de recursos.
  • Recursos Humanos.
  • Recursos Materiais.
  • Matriz RACI.
  • Liderança Situacional.
  • Estilos de Liderança.
  • Resolução de Conflitos.

Definir a qualidade dos deliverables e planear como alcançar os padrões necessários para o sucesso de um projeto

  • Definição de Qualidade.
  • Qualidade de Produto e de Processo.
  • Definição de padrões de Qualidade.
  • Planeamento da qualidade do projeto.

Gerir os Stakeholders dos projetos de forma eficaz e em benefício dos projetos

  • Planeamento e ações de gestão de stakeholders.
  • Técnicas de gestão dos stakeholders.

Coordenar o fluxo das comunicações necessárias face à execução dos projetos

  • Planos de Comunicação.
  • Canais e meios de Comunicação em Projetos.
  • Matriz de Comunicação.
  • Reuniões em Projetos.

Gerir Riscos de forma eficaz para que as incertezas sejam minimizadas e as possibilidades de sucesso sejam maximizadas

  • Identificação de Riscos.
  • Medição e Priorização de Riscos.
  • Momentos de Resposta aos Riscos.
  • Estratégias de Respostas aos Riscos.

Identificar as principais atividades a serem realizadas por um gestor durante a Execução do Projeto

  • Auditorias de Qualidade.
  • Obtenção de Recursos.
  • Gestão de Equipas.
  • Comprometimento dos Stakeholders.
  • Recolha de Lições Aprendidas.
  • Recolha de dados de desempenho.
  • Comunicação durante o projeto.
  • Implementação de respostas aos riscos.

Monitorizar e Controlar projetos de forma a acompanhar o seu desempenho e a reorientar as ações para alcançar objetivos

  • Monitorizar o progresso, avaliar tendências e tomar decisões.
  • Relatórios de Desempenho.
  • Painel de Controlo e Dashboards.
  • Avaliar Solicitações de Mudança.
  • Controlo Integrado de Mudanças.

Conhecer as principais atividades de Encerramento de um Projeto

  • Desmobilização de Recursos.
  • Lições Aprendidas.
  • Encerramento Formal de Projetos.

Conduzir o projeto de forma bem sucedida: a esfera de influência do Gestor de Projetos e respetivas competências

  • Esfera de Influência.
  • Competências do Gestor de Projetos.

Desenvolver um plano de ação pessoal para melhorar as suas capacidades individuais

  • Desenvolver competências por meio de um Plano de Ação pessoal.
Objetivos

Objetivos

Uma formação que permite aos participantes:

  • Conhecer os conceitos fundamentais de gestão de projetos.
  • Aplicar técnicas e ferramentas necessárias à gestão de projetos.
  • Realizar o planeamento, execução e controlo de projetos por meio de boas práticas existentes no mercado.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Exposições pelo formador, complementadas com exercícios práticos, trocas de experiências e reflexões interativas com o grupo de participantes que permitem o treino de técnicas e ferramentas alinhadas com as melhores práticas de mercado, bem como a consolidação dos conceitos;
  • Resolução de estudos de casos para consolidação de conceitos e facilitação da transferência da aprendizagem.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Associação de conceitos e ferramentas práticas a cenários reais dos participantes
  • Dinâmicas em grupo e disponibilização de materiais para aprofundamento pós-formação

Datas

    Consultar datas 2025