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Formação - Liderança e gestão de equipas

Liderança para quadros, responsáveis e técnicos superiores

  • Presencial
  • Essencial
  • 4Real
    4REAL® é a primeira solução formativa que integra a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
Formação nas nossas instalações
Duração
2 dias (16 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.100,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
990,00 € + IVA

Referência
001
Formação nas instalações da sua empresa
Duração
2 dias (16 horas)

Preço
6.900,00€ + IVA
Intra empresa -Conheça os detalhes

Referência
001
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Neste curso de formação em Liderança e Gestão de Equipas propomos potenciar a sua autoconsciência, debater e partilhar ideias e boas práticas, e apoiá-lo no fortalecimento e implementação das competências-chave na gestão e liderança da(s) sua(s) equipas. 

Esta formação permite-lhe personalizar o seu percurso de aprendizagem e desafia-o(a), constantemente ao longo do tempo, a transferir o que aprendeu para o seu contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Gestores, chefias e responsáveis hierárquicos que exerçam uma função transversal na organização, com necessidade de mobilizar colaboradores para obter resultados.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Atividades online de preparação

Atividades online de preparação para a formação e para a transferência da aprendizagem:

  • Autoavaliar as suas competências sobre as suas práticas individuais de liderança.

Sessão Formação - Presencial (2 dias / 14h)

1 - Caracterizar o âmbito da liderança e gestão de equipas e pessoas

  • As responsabilidades associadas à gestão e liderança de equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Analisar os resultados do seu estilo pessoal de gestão e liderança:
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

2 - Saber como utilizar os estilos de gestão e liderança, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas

  • Reforçar o seu impacto sobre a envolvente.
  • Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas.
  • Identificar preferências de estilos de gestão e liderança nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração.

Exercícios práticos e outputs!

  • Reflexão partilhada e construção de um 1º draft do Plano de Ação, listando pontos de desenvolvimento revelados pelo autodiagnóstico e desafio de heteroperceção.

3 - Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores

  • Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas.
  • Organizar o trabalho e facilitar a progressão individual/coletiva.
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.

Exercícios práticos e outputs!

  • Grelhas para análise e partilha de boas práticas na condução do desenvolvimento das equipas. Estudo de caso e simulação, seguida de feedback estruturado acerca de boas práticas a implementar e estratégias a desenvolver face aos aspetos de melhoria identificados.

4 - Refletir sobre as motivações

  • Identificar fatores que promovem a motivação e as situações que facilitam a desmotivação.
  • Dar feedback construtivo e estimular a melhoria dos desempenhos.

5 - Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Adotar uma atitude positiva e construtiva.
  • Saber escutar e desenvolver a empatia.
  • Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.
  • Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.
  • Prevenir e tratar desacordos e conflitos.

Exercícios práticos e outputs!

  • Estudo de caso e simulação, seguida de feedback estruturado acerca de boas práticas a implementar e estratégias a desenvolver face aos aspetos de melhoria identificados.

6 - Definir um plano de ação para as mudanças a implementar

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Elaborar o seu Plano de Ação.

Consolidar, aplicar e implementar as aprendizagens após a sessão presencial

2 sessões de Coaching individual de 60 minutos cada (desenvolvidas por um coach Cegoc certificado)

  • Facilitar a aplicação dos conceitos e a concretização dos objetivos identificados no Plano de Ação Individual;
  • Reforçar a sua performance enquanto líder, de acordo com as necessidades individuais dos elementos da sua equipa.

Personalização do percurso de aprendizagem digital, de acordo com as necessidades individuais de cada participante, e realização de atividades digitais para aprofundar uma destas três questões:

  • Como motivar a minha equipa?
  • Sou eficaz a dar e receber feedback?
  • Como desenvolver as pessoas da minha equipa?

Desafios de aplicação prática

  • Interações à distância através do envio de desafios relativos a cada temática para estimular a transferência da aprendizagem para o contexto real de trabalho.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Criar condições que facilitam a motivação;
  • Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
  • Experienciar o grau de eficácia de alguns comportamentos de gestão e liderança dos desempenhos, e elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria;
  • Aplicar as principais atividades de gestão das pessoas e das equipas (fixar objetivos, animar e motivar, delegar);
  • Refletir sobre hipóteses de solução e respetivos impactos, para alguns dos problemas reais da gestão de equipas e pessoas.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante do participante através de vários desafios, quer à distância quer na sessão presencial. Combina diversificadas metodologias para potenciar a performance no contexto de trabalho: autodiagnósticos, estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança organizacional na sessão presencial, sessões de coaching e desafios concretos de aplicação no contexto profissional.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • As 2 sessões de coaching individual que permitem o acompanhamento e apoio ao desenvolvimento das ações preconizadas no Plano de Ação.
  • Uma metodologia na etapa presencial baseada em estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança organizacional.
  • O suporte da plataforma Learning Hub@Cegos o que permite ao participante a visualização imediata de todo o percurso identificando o caminho a percorrer e o que já realizou.
  • As várias etapas que constituem o percurso e que potenciam o maior envolvimento, compromisso e suporte à transferência, nomeadamente o enfoque na performance.

Datas

  • 1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    30 a 31 de janeiro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    27 a 28 de março, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    15 a 16 de maio, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    22 a 23 de setembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    27 a 28 de outubro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
  • 1.100,00 € + IVA
    Inscreva-se
    24 a 25 de novembro, das 9h00 às 17h00 (1h00m de almoço)
Formação - Liderança e gestão de equipas