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Curso de formação - Comunicar e relacionar-se em contexto digital

Desenvolver as suas competências de relacionamento

  • Á distância
  • Essencial
  • 4Real
    4REAL® é a primeira solução formativa que integra a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
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APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
1284

Duração
10 horas


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3.000,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 10 pessoas no máximo)

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4real

Relacionarmo-nos com colegas, colaboradores, chefias e clientes já era, em tempos ditos “normais”, um desafio.

No atual contexto, no qual todas as interações são mediadas pelo digital, a tarefa não se tornou mais simples. À problemática da eficácia da nossa comunicação acresce a integração dos dispositivos, softwares e ferramentas que nem sempre nos dão a resposta imediata que pretendíamos e, naturalmente, a nossa gestão emocional que tem andado mais errante face aos acontecimentos tão adversos, preocupantes e incertos.

Neste sentido o que lhe propomos com este percurso é que (re)visitemos, em conjunto, quer algumas das técnicas de comunicação e relacionamento para potenciarmos interações mais produtivas e positivas, fazendo uma viagem ao “maravilhoso mundo das nossas emoções”, para desta forma podermos conscencializá-las e assim, mais agilmente lidar com elas, nomeadamente nos momentos em que somos assolados pelo stresse e ansiedade que o ambiente nos imprime.

Destinatários

Destinatários

  • Quadros, chefias e todos profissionais para quem a comunicação e o relacionamento interpessoal produtivos e positivos, são competências chave para a concretização dos seus objetivos, em qualquer contexto (seja, ou não, em contextos de elevada incerteza).
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Etapa – Classe Virtual (1h30)

  • Apresentar e clarificar o percurso de aprendizagem.
  • O contexto atual e o impacto na gestão do nosso dia e dos nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
  • A importância das emoções e o seu impacto nas atitudes de comunicação.

2ª Etapa – Aprendizagem online e aplicação (1h00)

Realização de 3 módulos interativos:

  • O impacto das emoções (2 Módulos interativos)
    • Objetivos:
      • Compreender a dimensão emocional do seu papel de gestor e lidar com as emoções dos seus colaboradores. Identificar o suporte mais adequado para as reações a determinadas emoções.
      • Adaptar as suas respostas ao grau de maturidade emocional dos seus colegas.
    • Controlar as suas emoções
      • Objetivos:
        • Estabelecer formas práticas de gerir as suas emoções ao longo do tempo. Lidar com a tensão e conseguir controlar melhor as suas emoções.
      • Infográficos e interações à distância através do envio de desafios no final de cada módulo para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

3ª Etapa – Classe Virtual (2h00)

  • Balanço das aprendizagens realizadas à distância: Boas práticas e dificuldades.
  • O impacto da atual situação (contexto, profissional e pessoal) e das nossas emoções na forma como comunicamos e nos relacionamos.
  • Os constrangimentos das tecnologias: cuidados a ter.
  • A importância de dar e receber um feedback construtivo.

4ª Etapa – Aprendizagem online e aplicação

Realização de 4 módulos interativos e 1 módulo de treino intensivo:

  • Assertividade: O seu perfil (2 módulos interativos)
    • Objetivos:
      • Determinar o seu grau de assertividade, assim como identificar formas de se tornar mais assertivo.
      • Reagir em situações de tensão, afirmando a sua posição de forma assertiva e não agressiva.
      • Compreender as características do comportamento manipulador.
      • Usar a assertividade para lidar com a manipulação.
    • Ferramentas de Assertividade (2 módulos interativos)
      • Objetivos:
        • Explorar os princípios da assertividade.
        • Identificar as formas preferências de se comportar.
        • Usar o método DESC como forma de estruturar uma crítica construtiva.
        • Saber formular pedidos.
        • Saber dizer não de forma adequada.
      • Pedir feedback (1 módulo de treino intensivo
        • Objetivo:
          • Recolher feedback junto de pessoas do seu contexto permitindo-lhe reforçar os seus pontos fortes e desenvolver as suas áreas de melhoria.
      • Infográficos e interações à distância através do envio de desafios no final de cada módulo para aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

5ª Etapa – Classe Virtual (2h00)

  • Balanço global das aprendizagens realizadas à distância: Boas práticas e dificuldades.
  • Exercícios de role-play para treino das técnicas de comunicação.
  • Estudos de Caso para estruturação de feedbacks a partir de situações do quotidiano dos participantes (previamente preparadas).
  • Desafio para a escolha do sprint final.

6ª Etapa – Personalização do percurso de aprendizagem

Individualização do percurso de acordo com as necessidades individuais de cada participante (escolha de 1 sprint de aprendizagem), e disponibilização de atividades digitais de acordo com as escolhas realizadas:

 

Sprint “Estratégias para gerir o stresse”

Composto por 1 módulo interativo e desafios de aplicação/implementação, com os seguintes objetivos:

  • Usar métodos eficazes para gerir o stresse no dia-a-dia.
  • Identificar os tipos de situação suscetíveis de provocar stresse e a forma como este stresse o afeta.

 

Sprint “Focalizar-se nas suas prioridades”

Composto por 2 módulos interativos e desafios de aplicação/implementação, com os seguintes objetivos:

  • Adquirir competências que lhe permitam lidar com as várias pressões do contexto, utilizando um critério de tomada de decisão apropriado à sua realidade.
  • Clarificar e estruturar as suas responsabilidades e respetivas atividades para tomar as respetivas decisões.
  • Fazer as escolhas certas em termos de opções e de esforço dispendido.

7ª Etapa – Classe Virtual (1h00)

  • Balanço global das aprendizagens realizadas à distância: Boas práticas e dificuldades.
Objetivos

Objetivos

No final deste percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • Ter um melhor conhecimento do papel das emoções e do seu impacto nos nossos relacionamentos;
  • Compreender o modo como os sentimentos influenciam os comportamentos e as atitudes;
  • Fazer uma boa gestão dos sentimentos impulsivos e das emoções deprimentes;
  • Utilizar as ferramentas e técnicas da comunicação assertiva para desenvolver relacionamentos produtivos;
  • Dar feedback útil e construtivo;
  • Identificar as estratégias que permitem lidar com o nosso stresse;
  • Definir e focar-se nas suas prioridades.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante dos participantes e combina diversificadas metodologias para potenciar a performance no contexto de trabalho, através de:

  • Um conjunto de classes virtuais nas quais os participantes poderão expor as suas reflexões, partilhas e conquistas bem como sistematizar os conteúdos trabalhados e a lançar online;
  • Módulos interativos para apresentação de conceitos e técnicas;
  • Módulos interativos de treino de ferramentas especificas;
  • Vídeos motivacionais para lançar as temáticas e desencadear a reflexão;
  • Autodiagnósticos, estudos de caso e desafios concretos de aplicação no contexto profissional.

Datas

Ordenar por:

  • De 25 set a 15 out 2020
    750,00 € + IVA
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    Á distância
  • De 25 nov a 16 dez 2020
    750,00 € + IVA
    Inscreva-se
    Á distância
Curso de formação - Comunicar e relacionar-se em contexto digital