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Formação - Comunicação Interpessoal e Assertividade para Chefias Hoteleiras

Comunicar de forma assertiva para promover o entendimento, fomentar os acordos e potenciar o desenvolvimento de equipas hoteleiras através do feedback

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
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Formação nas nossas instalações
Referência
1353

Duração
1 dia ( 7 horas)

Preço da 1ª inscrição
300,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
270,00 € + IVA

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No sector hoteleiro, as chefias intermédias têm um impacto significativo nos indicadores de negócio mais importantes: desempenho financeiro, produtividade, qualidade da experiência, satisfação e fidelização do cliente. Para atingir bons desempenhos em todas estas dimensões é fundamental garantir o envolvimento e compromisso dos seus colaboradores com o propósito organizacional e da equipa. A comunicação interpessoal e a assertividade assumem, neste contexto, um papel crucial.

O curso Comunicação Interpessoal e Assertividade para Chefias Hoteleiras tem como objetivos desenvolver nos líderes de equipas uma atitude assertiva, essencial aos diferentes contextos do dia-a-dia, que lhes permita afirmar-se e criar relações interpessoais empáticas, bem como saber lidar com atitudes de comunicação ineficazes.

Destinatários

Destinatários

  • Destinado a líderes de equipas intermedias e a todos os profissionais da área da gestão hoteleira.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

A importância da comunicação na gestão e liderança de equipas em contexto hoteleiro

  • A comunicação enquanto processo de influência e a sua importância face às novas exigências do mercado turístico e hoteleiro.
  • Principais barreiras à comunicação interna e que pode interferir com o bom funcionamento dos diversos departamentos do hotel.
  • O impacto da comunicação na gestão das equipas de um hotel.

Perfil de comunicação do líder na hotelaria: conhecer-se melhor para comunicar mais eficazmente

  • Identificar o seu perfil de comunicação nas relações interpessoais.
  • Reflexão sobre as suas atitudes eficazes e ineficazes no seu papel de gestor e líder hoteleiro.
  • Identificar as características das atitudes assertiva, passiva, agressiva e manipuladoras.

Facilitar o relacionamento interpessoal com diferentes interlocutores, internos e externo à unidade hoteleira

  • Neutralizar os pensamentos negativos ou bloqueadores: utilizar uma linguagem positiva.
  • Desenvolver a autoconfiança e o autodomínio.
  • Selecionar os comportamentos que lhe permitem:
    • agir face à passividade;
    • desativar a agressividade verbal e não verbal;
    • identificar e desarmar a manipulação.

Desenvolver a atitude assertiva na gestão de operações e na liderança de equipas hoteleiras – Treino prático

  • Saber escutar.
  • Criar empatia.
  • Saber dizer “não” com assertividade, preservando a relação.
  • Saber formular pedidos de forma construtiva.
  • Dar e receber feedback.
  • Aumentar a sua recetividade às críticas e encará-las como oportunidades.
  • Formular críticas construtivas:
    • o método “DESC” de Bower para lidar com situações difíceis.

Definir um plano de ação para comunicar de forma assertiva com diferentes equipas hoteleiras

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Elaborar o seu plano de ação.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a importância das competências comunicacionais na mobilização de equipas em contexto hoteleiro e a sua importância nas relações intra e interdepartamentais;
  • Identificar atitudes eficazes e ineficazes de comunicação e o seu impacto na equipa e nas operações do Hotel;
  • Desenvolver a sua assertividade na comunicação com diferentes interlocutores: clientes – colaboradores – superiores hierárquicos;
  • Utilizar a escuta ativa e a empatia no relacionamento interpessoal com vista à melhoria do clima organizacional da unidade hoteleira;
  • Aplicar o método DESC para formular críticas construtivas e promover o desenvolvimento das equipas.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Metodologia ativa, com recurso a exercícios práticos e role-plays aplicados ao setor hoteleiro
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Curso com principal enfoque no treino prático com recurso a atividades que visam a reflexão individual, a criação de momentos de partilha e construção de soluções conjuntas facilitando a transposição dos conhecimentos adquiridos em formação para a realidade hoteleira. Os exercícios práticos são adaptados ao contexto hoteleiro e desenvolvidos tendo em conta a realidade de cada formando.
  • Uma formação que permite ao participante melhorar os relacionamentos interpessoais em contexto hoteleiro, tornar-se um líder mais eficaz e desfrutar de uma maior satisfação pessoal, através de relações profissionais mais produtivas.

 

Formadora

Isa Dias é formadora, consultora e coach em diversos projetos de formação empresarial.

Com formação de base em Gestão Hoteleira, iniciou o seu percurso profissional nesta área, tendo desempenhando diversas funções – desde operacionais até à direção geral.

Hoje dedica-se exclusivamente à área de formação e desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da eficácia pessoal e profissional, vendas e negociação, gestão e liderança de equipas.

Da sua carreira fazem parte projetos formativos desenvolvidos em várias áreas da hotelaria junto de importantes grupos hoteleiros como NH Hotel Group, Just Stay Hotels, Grupo Pestana, Barceló Hotel Group, entre outros.

Datas e locais

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  • 300,00 € + IVA
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    A morada precisa do local da formação será indicada no momento da confirmação do curso.
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