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Formação - Inteligência Emocional Aplicada à Liderança Hoteleira

Gestão Emocional para Melhorar a Experiência do Hóspede e da Equipa

  • presencial ou online
  • Essencial
Nas suas instalações ou online
Duração
2 dias (14 horas)

Sob consulta

Referência
1355
Solução adaptada às suas necessidades
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O sector hoteleiro avança em passo acelerado, com ambientes profissionais competitivos e em constante adaptação. Neste contexto a inteligência emocional é considerada um “ativo fundamental” para que cada gestor hoteleiro possa: entregar excelentes resultados de forma consistente e sustentada, ter ampla influência nos seus relacionamentos dentro da unidade hoteleira e, sobretudo, na forma como gere as suas equipas e obtém resultados e realizar um percurso profissional e pessoal de sucesso.

O curso Inteligência Emocional na Gestão de Equipas Hoteleiras permite ao participante aperfeiçoar a sua Literacia Emocional de forma a melhorar o seu desempenho individual e a potenciar o desenvolvimento das equipas no âmbito da Hotelaria.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Destinado a todos os profissionais da área da gestão hoteleira essencialmente líderes de equipas intermedias das diversas operações hoteleiras.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Módulo 1: Introdução à Inteligência Emocional e sua importância na Gestão Hoteleira

  • O que é Inteligência Emocional (IE).
  • Impacto da IE na gestão de equipas, experiência do cliente, clima organizacional e resultados operacionais.
  • Competências da IE segundo Goleman: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

Atividades práticas: autoavaliação inicial: identificar perceções sobre as próprias competências emocionais. Discussão em grupo: situações reais do hotel em que emoções influenciaram decisões ou relações com a equipa. Reflexão individual: identificar desafios pessoais de liderança relacionados à gestão emocional.

Módulo 2: Autoconsciência e Autorregulação no dia a dia Operacional

  • Autoconsciência: identificar emoções e gatilhos emocionais na gestão de situações difíceis (conflitos internos; hóspedes insatisfeitos; falhas operacionais, etc.)
  • Impacto das emoções nas decisões e interações com equipa, clientes e fornecedores.
  • Técnicas de autoregulação:
  • Gerir stress em picos de ocupação
  • Evitar respostas impulsivas em situações de conflito
  • Manter equilíbrio emocional diante de imprevistos
  • Resiliência e humor como ferramentas para enfrentar desafios.

Atividades práticas: Diário emocional: registar emoções recorrentes e gatilhos. Simulação de situações críticas: lidar com reclamações de clientes, conflitos internos ou fornecedores difíceis. Exercícios práticos de autorregulação.

Módulo 3: Motivação e Resiliência

  • Definição de metas individuais e de equipa: melhorar satisfação do hóspede, reduzir erros operacionais
  • Perseverança, entusiasmo e atitude positiva face aos imprevistos.
  • Alinhamento de valores pessoais com os objetivos do hotel.

Atividades práticas: reflexão individual e definição de metas concretas; dinâmicas de reconhecimento e valorização pessoal; debate em grupo sobre boas práticas de motivação e resiliência.

Módulo 4: Empatia e Habilidades Sociais

  • Reconhecimento e interpretação de sinais emocionais de clientes, colaboradores e stakeholders.
  • Comunicação assertiva e empática ao lidar com a equipa e com situações inesperadas.
  • Liderança pelo exemplo: influência positiva e motivação da equipa dadas as especificidades do sector (elevados níveis de stress; sazonalidade; falhas operacionais)
  • Gestão de conflitos e negociação: conflitos entre turnos, reclamações de hóspedes, prioridades de serviço.

Atividades práticas: Role-play: lidar com clientes difíceis e situações de conflito entre colaboradores. Exercícios de leitura emocional e dinâmicas de feedback.

Módulo 5. Plano de Desenvolvimento Individual

  • Elaboração do plano pessoal de progresso: metas concretas de desenvolvimento emocional.
  • Compromisso de aplicação prática: definir ações para aplicar IE nas próximas semanas.
  • Troca de experiências e sugestões: discussão de estratégias realistas para implementação no hotel.
Objetivos

Objetivos

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender a Inteligência Emocional e a sua importância na liderança hoteleira.
  • Reconhecer e gerir as próprias emoções em situações de pressão e desafio.
  • Manter motivação intrínseca e inspirar a equipa para alcançar objetivos do hotel.
  • Reconhecer e compreender as emoções de clientes, colaboradores e stakeholders.
  • Aplicar habilidades sociais e empatia para melhorar comunicação, relações e liderança.
  • Elaborar e implementar um plano pessoal de desenvolvimento emocional.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Metodologia ativa, com recurso exercícios práticos e role-plays aplicados ao setor hoteleiro.

Pontos fortes

Pontos fortes

  • Solução que alterna a teoria com a prática através de exercícios personalizados que convidam à reflexão individual e reforçam a aprendizagem de novas práticas e condutas em consonância com as tendências da liderança moderna e os desafios da Indústria Hoteleira.

     

  • Uma formação que permite a cada participante gerar empatia entre as suas equipas operacionais, conseguindo libertar o seu potencial, tornando-as mais competentes e eficazes no alcance de objetivos em prol do seu departamento hoteleiro e da organização, em geral.

     

  • Elaboração de um Plano Pessoal de Progresso que permite fazer o follow up das competências emocionais básicas.

Formadora

Formadora

Isa Dias é formadora, consultora e coach em diversos projetos de formação empresarial.

Com formação de base em Gestão Hoteleira, iniciou o seu percurso profissional nesta área, tendo desempenhando diversas funções – desde operacionais até à direção geral.

Hoje dedica-se exclusivamente à área de formação e desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da eficácia pessoal e profissional, vendas e negociação, gestão e liderança de equipas.

Da sua carreira fazem parte projetos formativos desenvolvidos em várias áreas da hotelaria junto de importantes grupos hoteleiros como NH Hotel Group, Just Stay Hotels, Grupo Pestana, Barceló Hotel Group, entre outros.

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