Ensino da língua portuguesa a trabalhadores de nacionalidade russa
A Cegoc iniciou em junho um projeto de ensino intensivo do português a um conjunto de trabalhadores de nacionalidade russa – cerca de 100 - diretores, supervisores, engenheiros e técnicos com diferentes funções na Sociedade Mineira da CATOCA - Luanda
A aposta, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem das Línguas, assenta em dois níveis:
A1 – Nível de Iniciação
O colaborador será capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas e comunicar de modo simples.
A2 – Nível Elementar
O colaborador será capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata do seu contexto profissional. Pode comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples o meio circundante referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Os objetivos do programa consistem em:
- Desenvolver os aspetos fonéticos da língua portuguesa
- Identificar as competências linguísticas: aspetos gramaticais essenciais da língua
Preconizamos uma metodologia de formação assente em:
- Abordagens áudio-orais /visuais e situacionais;
- Mímicas e simulações reais com recurso a objetos, fotos, ilustrações;
- Práticas de comunicação para fomentar o comportamento linguístico: diálogos e exercícios interativos para a prática da língua;
- Jogos e dramatizações como estratégia de acesso à língua em situações autênticas de comunicação.
O sucesso do projeto é excelente pelo grau de satisfação manifestado por todos os intervenientes: formandos, formador e a Direção. Alcançar este grau de satisfação e garantir a sua continuidade não seria possível sem as capacidades, envolvimento, motivação e cooperação do formador - ALEKSEI KRYUCHKOV sempre focado na excelência da sua prestação.