Contra a “great resignation” na hotelaria, formar, formar!

29/09/2022

Num artigo de opinião partilhado pela TNews, Esmeralda Correia, Head of Hospitality Business na Cegoc, começa por referir uma velha máxima “contrate as pessoas pelo seu caráter, mas depois treine as suas habilidades e desenvolva as suas competências”.

A este propósito, a autora refere que “os traços de personalidades são extremamente importantes, mas não suficientes – este setor precisa de profissionais simpáticos, educados, pacientes e atentos, claro, mas estes mesmos profissionais precisam também de estar suportados por programas de formação e desenvolvimento de competências que lhes proporcionem demonstração (como se fazem as coisas), prática (tempo para aplicar e aprender por tentativa-erro), feedback (para corrigir e reforçar positivamente a evolução), implementação (autonomia para aplicar a aprendizagem no local de trabalho) e um plano de acompanhamento e recompensa sólido que nutra esta cultura de aprendizagem e crescimento dentro da organização ao longo do tempo.”

No entender de Esmeralda Correia, combater os elevados níveis de turnaround e a onda de “great resignation” que assola o mundo (e o setor hoteleiro há muito tempo!) passa por aumentar o salário emocional das pessoas, valorizando-as, dando-lhes a oportunidade de crescer, dotando-as de formação e das ferramentas que precisam para desempenhar cada vez melhor (e de forma mais eficaz e inteligente) as suas funções.

 

Esmeralda Correia

Head of Hospitality Business da CEGOC

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