Dicas práticas para negociar em ambiente virtual
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David Freedman, Director of Sales na Huthwaite International (representada em Portugal pela CEGOC), partilha na revista Grande Consumo, um artigo de opinião sobre as práticas de negociação em ambiente virtual e como estas se alteraram como consequência da pandemia.
O autor sublinha a importância da leitura e identificação dos comportamentos verbais (e não-verbais) dos intervenientes, nomeando algumas sugestões para que a comunicação e a negociação se tornem mais eficazes:
- Manter o foco durante as conferências virtuais e evitar distrações com a nossa própria imagem ou os fundos da imagem dos restantes participantes;
- Assegurarsolução para os novos desafios das reuniões virtuais (garantir break-out-rooms para reuniões paralelas, acompanhar o que se passou em cada sala…);
- Evitar apressar as reuniões, sob o risco de responder sem fundamento ou apresentar uma contraproposta imediata e mal pensada;
- Deixar de usar frases banais como “é uma oferta muito justa”, “vou ser honesto consigo” ou a referência constante à “crise atual” e aos “tempos sem precedentes que vivemos”.
David Freedam menciona ainda algumas vantagens reais conferidas pela negociação através de um computador portátil: o fim das viagens e alojamento em massa; a incorporação de novas ferramentas de anotação, chat e gravação das sessões; e até a possibilidade de termos todos os documentos/ferramentas de suporte necessários à negociação espalhados na secretária sem que ninguém do outro lado veja – uma liberdade que dificilmente poderia ser tomada nos escritório dos clientes, na era pré-COVID.