Diversidade e inclusão: um compromisso inadiável para as novas gerações

24/08/2022

Fenómenos globais como a “Great Resignation” mostram que as prioridades e aspirações dos colaboradores mais jovens estão a mudar, bem como os benefícios, o respeito, a valorização e a qualidade de vida que esperam encontrar no local de trabalho.

É esta uma das principais conclusões destacadas na Link to Leaders por Catarina Correia, Head of Marketing & Communication na CEGOC, a propósito do estudo internacional “Diversidade e inclusão nas organizações: desafios e competências de uma transformação cultural”, realizado recentemente pelo Grupo CEGOS junto de 4 007 colaboradores e 420 diretores e responsáveis de RH (D/R RH) de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Brasil.

O estudo revela que muitos ambientes de trabalho são atualmente contaminados por situações discriminatórias relacionadas com a aparência física (29% em termos globais e 42% em Portugal) e comentários sexistas (39% em termos globais e 42% em Portugal). Em Portugal, os D/R RH acrescentam a estas situações mencionadas pelos colaboradores os comentários racistas (30%) e comentários sobre orientação sexual e identidade de género (30%) como outros motivos para um ambiente de trabalho tóxico.

Além disso, fica claro que são os profissionais mais jovens (18-34), os gestores e os mais qualificados aqueles que mais facilmente percebem (e combatem!) a discriminação e a degradação do ambiente de trabalho, em contraste com os colaboradores mais seniores (50-64), os não-gestores e os menos qualificados, que se revelam mais apáticos e até permissivos nesta matéria.

Catarina Correia

Head of Marketing & Communication na CEGOC

Leia o artigo completo aqui