Emotional Learning – é possível aprender sem emoção?

18/05/2023

O artigo "Emotional Learning - é possível aprender sem emoção?" foi escrito pela autora Maria João Ceitil, Head of Talent&Innovation da Cegoc e publicado na revista Aprender Magazine.

Este artigo aborda a importância das emoções nos processos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Com a humanização das organizações em destaque, as competências de inteligência emocional ganham cada vez mais relevância como elementos fundamentais para o sucesso e uma vida plena numa sociedade complexa.

No entanto, se queremos efetivamente humanizar as organizações, não basta desenvolver competências emocionais, é preciso implementar modelos que promovam um Emotional Learning - uma aprendizagem que parte e promove as emoções. As pessoas não querem mais apenas aceder ao conhecimento, mas sim ter experiências que promovam transformações e desenvolvimento de novas competências.

Para isso, é necessário trazer as emoções para as abordagens e metodologias de aprendizagem, através de modelos que promovam aprendizagem experiencial, gamificação e programas imersivos. Afinal, as emoções são elementos fundamentais para a aprendizagem e a evolução, seja através da alegria, medo, raiva, tristeza ou repulsa.

Portanto, se queremos efetivamente humanizar as organizações, é fundamental desenvolver competências emocionais e trazer as emoções para a forma como ajudamos as pessoas a aprender e evoluir. Afinal, a questão que devemos pensar é: será possível aprender sem emoção? Talvez, mas certamente não será a mesma coisa.

This image has an empty alt attribute; its file name is Maria-Joao-noticia-site.jpg

Maria João Ceitil

Head of Talent & Innovation na CEGOC

Descubra o artigo completo aqui