Há outras competências a escassear e não podem ser substituídas por tecnologias
Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC, foi uma das especialistas convidadas a participar no caderno especial “A importância da formação antes e depois da entrada no mercado de trabalho”, publicado pela revista Pessoas.
Neste trabalho é referida a crescente digitalização que o mundo atravessa, assim como outros desafios trazidos pela pandemia e com impacto direto na aprendizagem, seja ao nível gestão de desafios, adaptação à imprevisibilidade e à mudança ou novas competências abordadas – tais como colaboração remota, comunicação digital, agilidade, criatividade e sentido de inovação, algumas das competências que, para Cátia Silva estão a escassear.
Cátia Silva revela também que a CEGOC desenhou novas soluções de aprendizagem "essenciais para desenvolver a agilidade e permitir a adaptação de todos". Dentro destas novas soluções destacam-se os formatos Full Digital, #UP 4REAL®, Virtual Classrooms e On&Offline. Todos possuem diferentes especificidades, mas em comum têm o facto de serem 100% digitais.
Apesar das inegáveis vantagens do digital, Cátia Silva alerta para a importância da componente humana. "Não podemos esquecer que a aprendizagem precisa de ser, acima de tudo, uma experiência humana. Mesmo nos formatos online, os participantes tendem a aprender mais e melhor quando existe interação humana e quando as emoções entram em ação", afirma.