Human skills, o que são?

12/01/2023

Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development, CEGOC escreveu, a convite da revista Human, um artigo sobre “Human Skills”. Neste momento, poderá estar a questionar-se “Human skills?! Mas o que são?”. Efetivamente, e ao contrário dos já bem conhecidos chavões “Soft” ou “Hard skills”, esta nomenclatura é mais recente.

Existe um receio, cada vez mais premente, na sociedade que é a possibilidade de um dia o ser humano ser “totalmente” substituído, nas suas funções, por máquinas. Contudo, é importante esclarecer que há determinadas características que são únicas e dissociadas do ser humano e que muito dificilmente, ou de uma forma quase impossível, alguma vez poderão vir a ser substituídas pela tecnologia.

Para Cátia Silva “(…) existirão sempre competências que não deixarão de ser exclusivamente humanas, que implicam a capacidade analítica de um homem ou mulher, a sua experiência de vida, o seu conhecimento acumulado ao longo da carreira. E, por muito que se fale de uma tendência de mecanização extrema da sociedade onde vivemos, estejamos certos de que, por muito que as máquinas evoluam, é pouco provável que possam reproduzir de forma perfeita as características humanas que fazem a diferença no dia-a-dia de uma empresa.”

E são estas competências – a escuta ativa, a capacidade de resolução de conflitos, a autoconsciência, a empatia, a inteligência emocional e o pensamento crítico - que são denominadas de Human Skills.

Os tempos modernos pedem, naturalmente, a alteração dos métodos de trabalho como forma de corresponder às necessidades que vão surgindo e é aqui que as Human Skillls farão toda a diferença na manutenção do posto de trabalho. Em paralelo, é igualmente essencial que as empresas tenham a noção da importância da requalificação pois só assim a força laboral não se torna obsoleta face às exigências e inovação constante do mercado.

Aceda ao artigo completo e conheça o papel das Human Skills.

 

Cátia Silva

Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC

Leia o artigo completo aqui