Reiniciámos todas as nossas formações presenciais, assegurando todas as medidas de segurança propostas pela DGS. Saiba mais.

Novos temas para 2014

06/01/2014

 

A confiança foi, provavelmente, um dos primeiros problemas que a nossa espécie teve de resolver, antes mesmo de se tornar social. No presente século, converteu-se no principal problema que temos de resolver… novamente!

A origem da necessidade de confiar é o resultado do primeiro desafio adaptativo da nossa espécie: a inevitabilidade de ter que decidir, arriscar e agir sob pena de paralisar.

Sem a confiança, seríamos menos produtivos, mais indecisos e, seguramente, menos felizes. A maior parte do tempo, tomamo-la por garantida, contudo, a confiança, e a falta dela, tornou-se numa das mais importantes e cruciais questões de debate, tanto na vida pública, como na vida privada.

Os políticos falam em reconstruí-la e o sistema financeiro depende inteiramente dela. Os últimos cinquenta anos produziram uma miríade de reflexões, ensaios, estudos e investigações sobre o tema nas suas diferentes facetas e na procura de uma definição.

O tema é, por natureza, «circumplexo», e mais frondoso do que parece. Trespassa não só as nossas vidas, como as vidas das nossas comunidades, e a nossa própria sobrevivência depende dela.

O tema da confiança interessa-lhe?