O poder da tecnologia na formação e no recrutamento

26/04/2023

O Grupo CEGOS e a CEGOC líderes na área de Learning & Development, estão a revolucionar a forma como as empresas formam e recrutam talentos com o uso de tecnologia de ponta. Em entrevista para o Jornal Económico, Ricardo Martins, Diretor Geral da CEGOC e Patrícia Santos, Group Chief Corporate Offer & Solutions do Grupo Cegos, partilham algumas mensagens importantes.

Desde 1999 que temos recorrido à tecnologia para criar soluções de aprendizagem mais eficazes e personalizadas. Patrícia Santos refere que integrou a empresa numa fase em que a tecnologia era vista como uma ameaça. Indicou que assumiu a missão disruptiva de integrá-la nas nossas soluções de aprendizagem, mesmo que inicialmente tenha havido alguma resistência por parte de formadores.

Para Ricardo Martins, que recordou os tempos primórdios da digitalização, afirmou que “a tecnologia não deve ser vista como uma ameaça pois acrescenta valor aos projetos”, e disse ainda, “Olhemos para a tecnologia com o mindset de abundância e não à procura do que poderá vir a seguir, senão estaremos literalmente no sítio errado, à hora certa”.

Apesar de ambos os entrevistados terem partilhado opiniões sobre o impacto da tecnologia nos processos de recrutamento, Patrícia Santos aceitou o desafio de explorar esta matéria com mais profundidade. Começou por mencionar que, em 2007, Portugal já era destacado pelo Grupo CEGOS como um potencial hub, devido à oferta de e-learning e de talento na área do digital. Referiu ainda que, atualmente, o recrutamento é um processo com menos fronteiras e com novos critérios de prioridade, nomeadamente a diversidade cultural, a abertura ao mundo e a postura de adaptação.

Em suma, a tecnologia é vista como uma oportunidade pela Cegoc, devendo ser abraçada pelas empresas que querem se manter à frente da concorrência em termos de formação e recrutamento.

👉 Clique aqui para ler a entrevista completa