A Ética em Coaching

Paulo MartinsCoach PCC ICF, Formador, Consultor

    AÉtica em Coaching

     

    Não poderíamos deixar de mencionar, nestes espaços de partilha iniciais, o tema da conduta ética em coaching. Neste domínio, a referência ao Código de Conduta Ética da ICF que funciona como padrão de referência mundial para o coaching profissional, é incontornável.

     

    Artigo-3-680-250

    Considerámos que seria muito útil abordarmos este tema de modo muito pragmático, orientado este tema para o debate de ideias em torno de uma situação específica e concreta.

    Iremos, de tempos em tempos, voltar a este tema através da formulação de uma pergunta que nos possibilite reflectir, debater ideias e apresentar perspectivas (esperemos que bem diversificadas) em torno de um tema associado com o código de ética, cujas secções são as seguintes:

    1. Conduta Profissional, no geral
    2. Conflitos de Interesse
    3. Conduta Profissional com Clientes
    4. Confidencialidade/Privacidade

     

    A minha primeira proposta de pergunta, a atender pelos emails que recebo, poderá mostrar-se muito útil, esclarecedora e surpreendente (para muitos):

    Encontrei no site da ICF diversos contactos de pessoas que poderiam tirar grande benefício de uma palestra que vou realizar no próximo mês. Posso usar os seus contactos?

    Não, não pode!

     

    A ICF internacional disponibiliza, online, uma listagem atualizada com o contacto de todos os seus membros com o único objetivo de facilitar a localização e a escolha de um coach, aos seus potenciais clientes.

    Esta informação que pode também ser disponibilizada através dos chapters locais da ICF mas, quer num caso, quer no outro, nunca poderá ser usada para contactar clientes ou promover quaisquer produtos ou serviços.

     

    Aplica-se, neste caso, o ponto 9 da secção 2 – Conflitos de Interesse, onde se refere que “como coach”, procurarei evitar conflitos ou possíveis conflitos de interesse.

     

    Voltaremos com mais perguntas sensíveis sobre este tema. Se, entretanto, se lembrar de alguma, não hesite em lançar aqui o desafio.

     

    Escrito por

    Paulo Martins

    Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
    Saiba mais