AÉtica em Coaching
Não poderíamos deixar de mencionar, nestes espaços de partilha iniciais, o tema da conduta ética em coaching. Neste domínio, a referência ao Código de Conduta Ética da ICF que funciona como padrão de referência mundial para o coaching profissional, é incontornável.
Considerámos que seria muito útil abordarmos este tema de modo muito pragmático, orientado este tema para o debate de ideias em torno de uma situação específica e concreta.
Iremos, de tempos em tempos, voltar a este tema através da formulação de uma pergunta que nos possibilite reflectir, debater ideias e apresentar perspectivas (esperemos que bem diversificadas) em torno de um tema associado com o código de ética, cujas secções são as seguintes:
- Conduta Profissional, no geral
- Conflitos de Interesse
- Conduta Profissional com Clientes
- Confidencialidade/Privacidade
A minha primeira proposta de pergunta, a atender pelos emails que recebo, poderá mostrar-se muito útil, esclarecedora e surpreendente (para muitos):
Encontrei no site da ICF diversos contactos de pessoas que poderiam tirar grande benefício de uma palestra que vou realizar no próximo mês. Posso usar os seus contactos?
Não, não pode!
A ICF internacional disponibiliza, online, uma listagem atualizada com o contacto de todos os seus membros com o único objetivo de facilitar a localização e a escolha de um coach, aos seus potenciais clientes.
Esta informação que pode também ser disponibilizada através dos chapters locais da ICF mas, quer num caso, quer no outro, nunca poderá ser usada para contactar clientes ou promover quaisquer produtos ou serviços.
Aplica-se, neste caso, o ponto 9 da secção 2 – Conflitos de Interesse, onde se refere que “como coach”, procurarei evitar conflitos ou possíveis conflitos de interesse.
Voltaremos com mais perguntas sensíveis sobre este tema. Se, entretanto, se lembrar de alguma, não hesite em lançar aqui o desafio.