Finalizaremos o ciclo de exploração livre das competências nucleares de coaching da ICF, com as suas últimas 3 competências - Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização.
- As Competências Nucleares da ICF -
Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização
Termino a exploração livre das últimas 3 competências nucleares de coaching da ICF , que pertencem ao grupo “D - FACILITAR A APRENDIZAGEM E OS RESULTADOS”.
Para a criação dos novos marcadores que evidenciam efetividade em coaching, para o nível PCC (Professional Certified Coach), a ICF decidiu agrupar estas 3 competências (9, 10 e 11 - Desenhar ações, Planear e estabelecer objetivos e Acompanhar o progresso e a responsabilização) e estabeleceu estes 6 marcadores, a saber:
- Marcador 1 - O coach convida o cliente a avaliar o seu progresso, relativamente ao que pretende atingir na sessão.
- Marcador 2 - O coach ajuda o cliente a definir que tipo de ações ou formas de pensar deverá adoptar, de modo a garantir o progresso face aos resultados que pretende atingir.
- Marcador 3 - O coach convida o cliente a criar um plano de ação, incluindo, se apropriado, mecanismos de apoio, recursos e/ou potenciais barreiras.
- Marcador 4 - O coach ajuda o cliente a definir os métodos de acompanhamento que melhor funcionam para ele.
- Marcador 5 - O coach co-cria o fecho da sessão com o cliente.
- Marcador 6 - O coach regista e reflecte o progresso do cliente.
A conversação de coaching - "o quê", "o como" e "o quem"
A conversação de coaching começa sempre por um objetivo “o quê” e acaba sempre numa ação “o como”, pelo meio fica um espaço que privilegia a livre exploração, “o quem”.
A prática das competências da ICF funcionam como uma base estruturante para a conversação de coaching. Dão, ao mesmo tempo, solidez à conversa e liberdade aos seus intervenientes. É através da conciliação do rigor e da solidez requeridas no início e no fim da conversação que se conquista a tremenda flexibilidade do seu espaço intermédio e o processo de coaching adquire o seu balanço tão singular.
Já antes refletimos sobre a competência “2 - Estabelecer o acordo de coaching” que define com muito pormenor por onde deverá iniciar-se uma conversação de coaching, concentremo-nos agora naquilo que é essencial para o rigor da sua finalização.
A fase final ou de conclusão de uma conversação de coaching deverá ser claramente orientada para a ação ou melhor, para o compromisso de ação. Em jeito de síntese, gosto de resumir o final de uma conversação de coaching em “3 fases + 1 princípio”:
- Fase 1 - Compromisso de ação
- Fase 2 - Plano de ação
- Fase 3 - Acompanhamento de Resultados
- Princípio da autonomia, envolve aspetos ou dimensões relacionadas com a motivação, a disciplina e a adaptação ao estilo particular de aprendizagem, ação e progresso do cliente.
No próximo artigo continuarei a explorar as 3 competências:
- “9 - Desenhar ações”,
- “10 - Planear e estabelecer objetivos”,
- "11 - Acompanhar o progresso e a responsabilização".