Reunimos um conjunto de respostas a perguntas frequentes sobre Coaching, tendo por base a perspetiva da ICF (International Coaching Federation).
Dúvidas frequentes sobre Coaching - Perspetiva ICF
Já muito se falou e escreveu sobre coaching...mas é importante situar o que é e o que não é o Coaching e responder a questões frequentes. Estas perguntas e respostas têm em conta a perspetiva da International Coaching Federation (ICF).
Como é que o sucesso do processo de coaching pode ser medido?
Pode ser medido de duas formas distintas: através de indicadores externos de desempenho e de indicadores internos de sucesso. Idealmente ambos são incorporados.
- Exemplos de indicadores externos incluem o atingimento de metas estabelecidas no início do processo de coaching, o aumento de rendimento/receita, a obtenção de uma promoção, o feedback de desempenho que é obtido a partir de uma amostra de elementos de avaliação do indivíduo (p. ex., relatórios, colegas, clientes, chefe, gerência), dados de desempenho pessoal e/ou empresarial (p. ex., produtividade, medidas de eficiência). As medidas externas selecionadas deverão ser elementos que já estejam a ser medidos pelo indivíduo e sob as quais ele tenha alguma capacidade de influência direta.
- Exemplos de indicadores internos incluem avaliações de autoscoring ou autovalidação que podem ser geridos inicialmente e em intervalos regulares no processo de coaching, alterações na autoconsciência do indivíduo e na consciência dos outros, mudanças no pensamento que criam ações mais efetivas e mudanças no estado emocional que inspiram confiança.
Durante a parceria quais são as responsabilidades do coach? E do indivíduo?
>> O coach:
- Fornece avaliação objetiva e observações que promovem a autoconsciência do indivíduo ou da equipa e a consciência dos outros.
- Escuta ativamente para compreender perfeitamente as circunstâncias do indivíduo ou da equipa.
- Atua como uma caixa de ressonância na exploração de possibilidades e implementação de um planeamento cuidadoso e na tomada de decisão.
- Descobre oportunidades e potencial, encoraja e desafia em acordo com os pontos fortes e aspirações pessoais.
- Promove mudanças no pensamento que revelam novas perspetivas.
- Ilumina novas possibilidades e apoia na criação de cenários alternativos.
- Mantém limites profissionais no relacionamento de coaching, incluindo a confidencialidade e adere ao código de ética da profissão de coaching (consulte o código de ética).
>> O indivíduo (coachee):
- Cria a agenda de coaching com base em objetivos de coaching que sejam significativos do ponto de vista pessoal.
- Utiliza a avaliação e as observações para aumentar a autoconsciência e consciência dos outros.
- Prevê o sucesso pessoal ou da organização.
- Assume total responsabilidade pelas decisões e ações pessoais.
- Utiliza o processo de coaching para promover a reflexão e a criação de novas perspetivas.
- Realiza ações desafiadores em alinhamento com os objetivos e aspirações pessoais.
- Utiliza a reflexão sobre o todo e competências de resolução de problemas.
- Utiliza as ferramentas, conceitos, modelos e princípios partilhados pelo coach na realização de futuras ações efetivas.
Durante quanto tempo o coach trabalha com o indivíduo (o coachee)?
A duração da relação de coaching varia consoante as necessidades e preferências do indivíduo ou da equipa. Para determinados tipos de coaching focados em objetivos muito específicos, três a seis meses de trabalho poderão ser suficientes. Para outros tipos de coaching poderá ser benéfico um trabalho durante um período mais alargado. Os fatores que podem afetar a duração do processo incluem o tipo de objetivos, a forma como os indivíduos ou equipas preferem trabalhar, a frequência das sessões de coaching e os recursos financeiros disponíveis para suportar o processo.
Como é prestado o serviço de coaching? Como é concebido um processo de coaching?
Geralmente, o processo de coaching inicia-se com uma entrevista pessoal – presencial ou em teleconferência – para aferir as oportunidades e desafios atuais do indivíduo ou do negócio, definir o âmbito da relação, identificar prioridades para ação e estabelecer os resultados específicos desejados. As sessões de coaching subsequentes poderão ser conduzidas presencialmente ou por telefone, com uma duração previamente estabelecida. No período entre sessões de coaching agendadas, o indivíduo poderá ser convidado a realizar determinadas tarefas que servirão de suporte ao alcance dos objetivos priorizados. O coach poderá fornecer recursos adicionais tais como artigos relevantes, checklists e avaliações ou modelos que suportem o pensamento e as ações do individuo ou do negócio. A duração da relação de coaching variará consoante as necessidades e preferências.
No próximo artigo daremos continuidade a dúvidas frequentes sobre os processos de coaching. Tem alguma questão que nos queira fazer? Deixe as suas perguntas nos comentários deste artigo.
Fonte: ICF