Reunimos um conjunto de respostas a perguntas frequentes sobre Coaching, tendo por base a perspetiva da ICF (International Coaching Federation).

 

Dúvidas frequentes sobre Coaching - Perspetiva ICF

 

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Já muito se falou e escreveu sobre coaching...mas é importante situar  o que é e o que não é o Coaching e responder a questões frequentes. Estas perguntas e respostas têm em conta a perspetiva da International Coaching Federation (ICF).

 

Como é que o sucesso do processo de coaching pode ser medido?

 

Pode ser medido de duas formas distintas: através de indicadores externos de desempenho e de indicadores internos de sucesso. Idealmente ambos são incorporados.

  • Exemplos de indicadores externos incluem o atingimento de metas estabelecidas no início do processo de coaching, o aumento de rendimento/receita, a obtenção de uma promoção, o feedback de desempenho que é obtido a partir de uma amostra de elementos de avaliação do indivíduo (p. ex., relatórios, colegas, clientes, chefe, gerência), dados de desempenho pessoal e/ou empresarial (p. ex., produtividade, medidas de eficiência). As medidas externas selecionadas deverão ser elementos que já estejam a ser medidos pelo indivíduo e sob as quais ele tenha alguma capacidade de influência direta.
  • Exemplos de indicadores internos incluem avaliações de autoscoring ou autovalidação que podem ser geridos inicialmente e em intervalos regulares no processo de coaching, alterações na autoconsciência do indivíduo e na consciência dos outros, mudanças no pensamento que criam ações mais efetivas e mudanças no estado emocional que inspiram confiança.

 

 

Durante a parceria quais são as responsabilidades do coach? E do indivíduo?

 

>> O coach:

  • Fornece avaliação objetiva e observações que promovem a autoconsciência do indivíduo ou da equipa e a consciência dos outros.
  • Escuta ativamente para compreender perfeitamente as circunstâncias do indivíduo ou da equipa.
  • Atua como uma caixa de ressonância na exploração de possibilidades e implementação de um planeamento cuidadoso e na tomada de decisão.
  • Descobre oportunidades e potencial, encoraja e desafia em acordo com os pontos fortes e aspirações pessoais.
  • Promove mudanças no pensamento que revelam novas perspetivas.
  • Ilumina novas possibilidades e apoia na criação de cenários alternativos.
  • Mantém limites profissionais no relacionamento de coaching, incluindo a confidencialidade e adere ao código de ética da profissão de coaching (consulte o código de ética).

 

>> O indivíduo (coachee):

  • Cria a agenda de coaching com base em objetivos de coaching que sejam significativos do ponto de vista pessoal.
  • Utiliza a avaliação e as observações para aumentar a autoconsciência e consciência dos outros.
  • Prevê o sucesso pessoal ou da organização.
  • Assume total responsabilidade pelas decisões e ações pessoais.
  • Utiliza o processo de coaching para promover a reflexão e a criação de novas perspetivas.
  • Realiza ações desafiadores em alinhamento com os objetivos e aspirações pessoais.
  • Utiliza a reflexão sobre o todo e competências de resolução de problemas.
  • Utiliza as ferramentas, conceitos, modelos e princípios partilhados pelo coach na realização de futuras ações efetivas.

 

Durante quanto tempo o coach trabalha com o indivíduo (o coachee)?

A duração da relação de coaching varia consoante as necessidades e preferências do indivíduo ou da equipa. Para determinados tipos de coaching focados em objetivos muito específicos, três a seis meses de trabalho poderão ser suficientes. Para outros tipos de coaching poderá ser benéfico um trabalho durante um período mais alargado. Os fatores que podem afetar a duração do processo incluem o tipo de objetivos, a forma como os indivíduos ou equipas preferem trabalhar, a frequência das sessões de coaching e os recursos financeiros disponíveis para suportar o processo.

 

Como é prestado o serviço de coaching? Como é concebido um processo de coaching?

Geralmente, o processo de coaching inicia-se com uma entrevista pessoal – presencial ou em teleconferência – para aferir as oportunidades e desafios atuais do indivíduo ou do negócio, definir o âmbito da relação, identificar prioridades para ação e estabelecer os resultados específicos desejados. As sessões de coaching subsequentes poderão ser conduzidas presencialmente ou por telefone, com uma duração previamente estabelecida. No período entre sessões de coaching agendadas, o indivíduo poderá ser convidado a realizar determinadas tarefas que servirão de suporte ao alcance dos objetivos priorizados. O coach poderá fornecer recursos adicionais tais como artigos relevantes, checklists e avaliações ou modelos que suportem o pensamento e as ações do individuo ou do negócio. A duração da relação de coaching variará consoante as necessidades e preferências.

 

 

No próximo artigo daremos continuidade a dúvidas frequentes sobre os processos de coaching. Tem alguma questão que nos queira fazer? Deixe as suas perguntas nos comentários deste artigo.

 

 

Fonte: ICF

 

 

 

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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