Lançamos uma nova pergunta acerca da temática da ética e deontologia em coaching profissional.

 

 

A Ética em Coaching – Situação

Lançamos uma nova pergunta, neste nosso espaço de reflexão, acerca da temática da ética e deontologia em coaching profissional e para partilha e conhecimento global do Código de Ética da ICF.

“Estou a acompanhar, em coaching, o novo Diretor Comercial de uma empresa multinacional, minha cliente. Este meu cliente está muito entusiasmado com os resultados que temos atingido durante e seu processo de coaching e sugeriu-me que contacte o Diretor RH da empresa onde anteriormente esteve a trabalhar. Na sua opinião, há lá grandes necessidades de coaching e o seu anterior colega é muito receptivo a intervenções desta natureza. Posso aceitar o contacto do seu anterior colega?”

- Não, não pode.

 

O Código de Ética da ICF

O novo código de ética da ICF, no seu ponto nº 13, da secção 2 “Conflitos de Interesse”, refere: “Procurarei estar consciente de qualquer conflito de interesse, real ou potencial, e revelarei abertamente qualquer conflito que ocorra, e afastar-me-ei voluntariamente quando tal ocorrer”.

Num processo de coaching que esteja a ser realizado ao abrigo do código de ética da ICF, o coach não deverá tomar qualquer iniciativa de cariz comercial ou de “negócio” que tenham por base qualquer informação partilhada por um cliente, sob o risco de levantar conflitos de interesses.

Por outro lado, se o cliente tomar, de livre e espontânea vontade, a iniciativa de divulgar os serviços profissionais do seu coach e se daí vier a resultar alguma relação comercial futura, o coach deverá revelar tal facto ao seu cliente e ao patrocinador, como se poderá consultar no número 15 da mesma secção que refere: “Revelarei ao meu cliente e patrocinador todas as compensações antecipatórias de terceiras partes que possa vir a receber, e que digam respeito a clientes ou à sua angariação”.

 

Quer desafiar-nos com alguma pergunta sobre “ética em coaching” para respondermos numa próxima oportunidade?

 

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Escrito por

Paulo Martins

Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e especializou-se nas áreas de Executive Coaching, Formação em Liderança e Desenvolvimento de Equipas de Trabalho, predominantemente em ambientes corporate, internacionais e multiculturais.Com 50 anos e mais de 20 de carreira, adquiriu experiência de intervenção numa grande diversidade de setores de atividade sobretudo, através de projetos globais, transversais e de longo-prazo. Tendo como missão servir a expressão da grandiosidade dos outros, é muito orientado para a ação e para resultados e gosta de dar a prioridade aos aspectos práticos da vida.Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation (ICF), detém diversas certificações internacionais como Mentor Coach, SUN Associate Coach Trainer, Life Purpose, Coaching Intercultural (COF), Experiential Learning Metodologies, Drive Trainer e Situational Leadership Trainer e conta, neste momento, com mais de 10.000 horas de intervenção, realizadas nas suas áreas de especialização.Procurando a prática de uma visão global e unificadora do Ser, as suas orientações metodológicas assentam nas linhas do Coaching Ontológico e nas competências centrais da ICF. Integra equipas de trainers, supervisores e mentores de programas de formação de coaches profissionais, reconhecidos pela ICF com as distinções ACTP , ACSTH e CCE.
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