Neste artigo, abordamos as indicações, procedimentos e regras para uma boa utilização das ferramentas de coaching.
Ferramenta, é um termo que se usa para designar um conjunto de instrumentos e utensílios empregados num ofício. Num sentido amplo, é um utensílio ou suporte que permite expandir a capacidade para criar valor numa determinada área profissional.
Ferramentas de coaching
No nosso caso, em coaching, as ferramentas a usar deverão ser capazes de expandir a nossa capacidade para criarmos valor em coaching, ou seja, deverão ajudar-nos a melhorar a nossa efetividade na prática das 11 competências centrais da ICF (International Coaching Federation).
Pessoalmente considero que extrema utilidade ter presente, quando nos referimos a ferramentas de coaching, que a primeira regra para a sua boa utilização é a de respeito integral para com a definição de coaching da ICF, para com as suas competências centrais e código de ética.
O que podemos reunir acerca das indicações, procedimentos e regras na utilização de ferramentas de coaching?
3 princípios:
- As ferramentas, embora sejam propostas pelo coach, a decisão de as usar ou não deverá ser sempre tomada pelo coachee.
- As ferramentas de coaching deverão ser sempre propostas a partir da escuta ativa do coach, isto é, a proposta da sua utilização deverá resultar do decorrer da conversação de coaching em função daquilo que o cliente manifesta. Costumamos dizer “deve vir do coachee, nunca do coach”.
- Qualquer ferramenta a ser usada num processo de coaching, deverá ser suficientemente flexível para se poder adaptar ao estilo de aprendizagem, de processamento ou de atuação do cliente.
6 fases de utilização:
Quando, no decorrer da conversação de coaching, o coach avalia como útil, em função daquilo que o cliente pretende atingir na sessão, a utilização de determinada ferramenta, o coach deverá:
- Propor a utilização da ferramenta
- Fundamentar resumidamente a sua proposta, ou seja, resumir a utilidade esperada da sua utilização, para o cliente
- Identificar resumidamente as suas fases de utilização
- Comprometer-se, em tomar a iniciativa de verificar, com o coachee e durante o decorrer da sua utilização, a sua suposta utilidade
- Colocar a possibilidade de abandono da sua utilização, caso não esteja a produzir os efeitos esperados
- Solicitar acordo explícito do coachee, acerca da sua utilização
Surge-lhe alguma pergunta ou pensamento que queira partilhar connosco?