Um olhar mais atento às 11 competências nucleares de coaching da ICF
Um dos maiores legados da ICF (International Coach Federation) para o mundo do coaching são as suas “Competências Nucleares de Coaching”. O seu desenvolvimento teve como propósito inicial a expansão do conhecimento do coaching e da profissão de coaching a nível global, tal como se define, se vive e se pratica dentro da ICF.
Passados 15 anos, sem que a sua estrutura inicial se altere, estas competências continuam a ser alvo de avultados investimentos de tempo e energia no seu aperfeiçoamento, alcance e profundidade de conhecimento. Surpreendentemente, estas equipas de trabalho são sempre tomadas de surpresa e admiração, quando se envolvem nesta missão frequente: quanto mais tempo lhe dedicam, mais potencial de aperfeiçoamento lhe descobrem.
A ICF criou assim uma referência de base, de convergência, onde a impressionante diversidade que carateriza o coaching encontra um espaço de harmonia e de contínuo desenvolvimento.
Utilidade das Competências Nucleares de Coaching da ICF
Atualmente, diferentes populações, encontram-lhe diferentes utilidades:
- Para o público em geral, são úteis para melhorar a compreensão acerca do queée como se pratica o coaching, tal como é definido pela ICF.
- Para futuros clientes de coaching, ajudam a clarificar expectativas acerca do que poderáser ser sujeito a um processo de coaching e comparar a diferenças de abordagem entre a ICF e outras confederações.
- Para clientes de coaching, permitem aferir, durante o decorrer de um processo de coaching e com grande objetividade, em que medida o seu coach estáa corresponderàs referências oferecidas pela ICF, para o seu nível de certificação (ACC, PCC ou MCC).
- Para candidatos a coaches profissionais, permitem comparar as diferenças de perspetiva acerca do que é o coaching e calibrar o alinhamento entre aquilo queéexpectável num programa de formação específica em coaching e aquilo queéprometido ouefetivamente vivenciado.
- Para coaches profissionais, permitem aferir, com grande precisão, em que medida o desempenho como coach está a corresponder, ou não, ao que está definido pela ICF para o seu nível de certificação e estabelecer planos de desenvolvimento para o próximo nível a alcançar.
- Para as equipas de assessores ICF, permitem uma avaliação objetiva acerca do nível de competência demonstrado pelo candidato, para efeitos da atribuição dos níveis de certificação ICF.
As 11 Competências Nucleares de Coaching da ICF
1. Estabelecer os Fundamentos Éticos e os Padrões Profissionais: Compreender e seguir as diretrizes éticas e padrões profissionais estabelecidos pela ICF. Isto inclui manter a confidencialidade e tratar os clientes com respeito e integridade.
2. Estabelecer o Acordo de Coaching: Chegar a um acordo claro com o cliente sobre as expectativas do processo de coaching, incluindo os objetivos, responsabilidades e resultados desejados.
3. Estabelecer Confiança e Intimidade com o Cliente: Criar um ambiente seguro e de apoio que promova respeito e confiança mútuos. Isto envolve demonstrar uma preocupação genuína com o cliente e respeitar a sua privacidade.
4. Presença no Coaching: Estar completamente consciente e criar um espaço flexível de presença aberta, engajada e confiante. Adaptar o estilo de coaching ao cliente e ao momento presente.
5. Escuta Ativa: Focar-se completamente no que o cliente está a dizer e no que não está a dizer, entender o significado do que está a ser dito no contexto dos desejos do cliente e apoiar a autoexpressão do cliente.
6. Questionamento Poderoso: Fazer perguntas que desafiem o cliente a pensar de forma profunda e a explorar novas perspetivas. Estas perguntas são abertas e orientadas para o futuro, permitindo ao cliente encontrar as suas próprias soluções.
7. Comunicação Direta: Utilizar uma linguagem clara e concisa para comunicar de forma eficaz e transmitir mensagens que impactem o cliente, levando-o a obter insights e tomar ações.
8. Criar Consciência: Facilitar a autoconsciência do cliente sobre si mesmo e sobre as suas situações para gerar insights e promover mudanças. Isto inclui a identificação de pensamentos, emoções e comportamentos que possam estar a impactar o cliente.
9. Desenho de Ações: Co-criar com o cliente planos e ações concretos que permitam alcançar os objetivos desejados. Isto pode envolver a identificação de passos pequenos, mas significativos, para o progresso.
10. Planeamento e Definição de Metas: Estabelecer um plano de coaching eficaz com objetivos claros, definidos e mensuráveis, que estejam alinhados com o que o cliente pretende alcançar.
11. Gestão de Progresso e Responsabilização: Acompanhar o progresso do cliente em direção aos objetivos acordados e ajustar o plano conforme necessário. Manter o cliente responsável pelas suas ações e compromissos.
Noutros textos, aqui no blog, abordamos detalhadamente cada uma destas competências, convidando a uma partilha que nos permita explorar o seu potencial para aperfeiçoar a forma como vivemos o coaching.
Grato pela sua atenção,