Programação Neuro Linguística- A simplificação do processo

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

Resumir o que é a Programação Neuro Linguística, ou PNL, nem sempre é fácil, quer pela sua riqueza, quer pelo seu alargado campo de aplicação.

A PNL nasceu na década de 1970, na Califórnia. As suas origens remontam a uma simples pergunta colocada por Richard Bandler, especialista em Informática e Psicologia, e John Grinder, perito em Linguística e Psicologia:

“O que faz, realmente, a diferença?” ou "Como podem dois profissionais, com a mesma formação e suposta capacidade, ter resultados tão diferentes, sendo um considerado excelente e o outro apenas competente? O que faz com que o primeiro se destaque tanto face a outros? "

Esta questão foi, assim, o início de um estudo abrangente sobre o trabalho de três proeminentes terapeutas: Milton Erikson, Firtz Perls e Virginia Satir. A lista foi mais tarde alargada de forma a incluir outros comunicadores de diversas áreas de especialização.

Em conjunto, Bandler e Grinder, estudaram a estrutura da excelência na comunicação humanacolocando em evidência os padrões e modelos característicos da comunicação eficaz.

Atualmente a PNL é aplicada por diversos profissionais (gestores, terapeutas, formadores, médicos…) e em múltiplos campos de atividade (desporto, coaching, gestão…), ou seja, por todos aqueles que, individual ou profissionalmente, estão empenhados em transformar a sua vida, tornando-a mais significativa para si e para os outros.
 

PNL… Qual o significado do termo?

Num primeiro contacto com este conjunto de modelos, muitos são os que se questionam acerca do seu nome… O que quer, efetivamente, dizer? Qual o seu significado?

O termo PROGRAMAÇÃO refere-se às nossas experiências e aprendizagens, aos “programas mentais” que, consciente e inconscientemente, criamos. Tal como computadores, funcionamos com base nos dados que vamos introduzindo no nosso “disco” ao longo da nossa história de vida… os nossos país, familiares, professores foram contribuindo para a constituição dos nossos “programas”. E hoje, estes são responsáveis pelo nosso comportamento, pela forma como agimos.

O termo NEURO representa um princípio-chave “simples”: tudo o que nós pensamos, sentimos e fazemos é produto do que acontece no nosso sistema nervoso. Todo o nosso comportamento tem origem neurológica!

Por último, a LINGUÍSTICA refere-se à forma como o nosso processo de pensamento se estrutura e é estruturado pela linguagem e à forma como a linguagem, verbal e não verbal, reflete os nossos “programas mentais”.

Estes três domínios estão intimamente ligados e fazem parte do sistema específico de cada pessoa. Ao agirmos sobre um destes elementos, os outros modificam-se; agem e interagem num sistema mais alargado que é o dos critérios, crenças e valores de cada um.
 

PNL - Programação Neurolinguística
Desenvolver a sua flexibilidade relacional e o seu impacto pessoal

Quais são os pressupostos PNL?

A PNL é baseada num conjunto de premissas que provaram ser úteis para a compreensão do modo como as pessoas funcionam, comunicam e mudam.

Alguns dos seus pressupostos mais importantes são:

1). O mapa não é o território

Esta é uma metáfora utilizada para ilustrar que aquilo que pensamos ou sentimos acerca da realidade, não é a realidade! Elaboramos mapas mentais sobre a realidade. Estes mapas são extraídos e influenciados pelas experiências individuais subjetivas. Logo, não devem ser confundidos ou tomados pela realidade. Por outras palavras, a nossa representação da realidade não é a realidade! Todos os indivíduos têm o seu próprio mapa do mundo e nenhum mapa reflete o mundo de uma forma completa ou exata.

2). Cada experiência possui uma estrutura

Cada pensamento, sentimento, sensação e comportamento possui uma estrutura interna. Conhecendo esta estrutura, poderemos alterá-la.
 

3). Se alguém pode fazer algo, outra pessoa também pode fazê-lo

Na medida em que a nossa neurologia é semelhante enquanto seres da mesma espécie, o que é possível para uma outra pessoa é possível para mim. Para tal basta conhecer “como” a pessoa faz o que faz – qual é a estrutura comportamental e mental utilizada.
 

4). Não se pode não comunicar

A comunicação é fundamental em qualquer atividade humana e tudo na vida pode ser tomado como uma mensagem que devemos ser capazes de entender.

Ainda que estejamos em total silêncio, estaremos sempre a comunicar!
 

5). O significado da comunicação é a resposta que ela produz

Muitas dificuldades de relacionamento surgem por problemas na comunicação entre os indivíduos. Assumindo que o significado da nossa comunicação se encontra espelhado no Comportamento / Resposta que obtemos do nosso interlocutor, então três questões assumem especial relevância: Como está o outro a reagir ao que estou a comunicar? A resposta que obtenho do outro é, ou não, aquela que quero? Como posso alterar a minha comunicação para ter a resposta desejada?

Se o que fizemos até agora (e como o fizemos) não funciona… devemos fazer outra coisa / algo diferente.

6). Todo o comportamento tem uma intenção positiva

Este é o pressuposto mais controverso da PNL. Para entendê-lo há que distinguir a intenção da ação.

Todos nós funcionamos da melhor maneira possível e escolhemos a melhor opção possível. Como tal; se conhecêssemos ou tivéssemos opções melhores colocá-las-íamos em prática. E se escolhemos sempre a melhor opção disponível, então qualquer comportamento tem uma intenção positiva.

A ação pode ser negativa, destrutiva, perversa, mas a intenção (na perspetiva de quem age) é SEMPRE positiva.

Uma pessoa faz SEMPRE a melhor escolha entre as que lhe parecem possíveis!

7). Não existem fracassos nem erros, apenas resultados

Este pressuposto da PNL é muito importante, pois auxilia-nos na mudança de comportamentos. Não fracassamos: apenas não estamos a conseguir o que queremos. Não erramos: apenas obtemos resultados com os quais podemos aprender e melhorar. Em suma, se o que fizemos até agora (e como o fizemos) não funciona… devemos fazer outra coisa / algo diferente.
 

Quais as aplicações da PNL?

A PNL trata a forma como comunicamos com os outros e com nós próprios e o profundo efeito que isso pode ter sobre o comportamento. A forma como falamos, "o tom de voz, a velocidade" e linguagem corporal influenciam a receção da nossa mensagem. Da mesma forma, estas características influenciam-nos quando ouvimos os outros. E, talvez o mais importante de tudo, a PNL pode fornecer técnicas simples e poderosas para potenciar os nossos objetivos e aumentar o nível de sucesso pessoal e profissional nas nossas vidas.

A PNL apresenta ferramentas e técnicas específicas, que podem ser aplicadas para organizar e reorganizar a nossa experiência, com os objetivos de:

  • Comunicar com eficácia
  • Influenciar com integridade
  • Atingir a excelência na comunicação
  • Atingir objetivos
  • Utilizar os seus recursos pessoais e ajudar os outros a utilizarem os deles
  • Enriquecer os nossos próprios comportamentos
Comunicar com Impacto
Usar a sua influência para obter resultados

Trata-se de conhecer o nosso próprio código de comunicação para usá-lo corretamente e obter uma resposta positiva em qualquer meio: pessoal, profissional e social.

As técnicas de PNL evidenciam comportamentos e modo de fazer eficazes que cada um pode já ter utilizado sem, contudo, se ter dado conta nem os haver considerado como instrumentos úteis.

Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

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