Competitividade Global
- Sabe desenvolver um Negócio Competitivo e Inovador?
Competitividade é uma palavra simples na sua essência, mas não simplista! A essência da palavra Competitividade é simples, são as suas ramificações inconscientes que a tornam complexa. Por isso vamos tratar de cada uma das suas ramificações, torná-las conscientes no seio das organizações e a partir desse momento estamos em condições de encontrar a direção que queremos dar às indústrias e as empresas.
O tecido empresarial em Portugal é formado por empresas predominantemente familiares de pequena dimensão, essencialmente focadas no mercado doméstico. O seu desenvolvimento tecnológico ainda é diminuto o que obsta à dinamização, automatização e agilização de toda a cadeia de valor das organizações e dificulta a criação de novos fatores de inovação nos modelos de negócio existentes.
A Investigação e Desenvolvimento em Portugal tem deficiências fortes ao nível de recursos humanos e financeiros face aos parceiros europeus. Este facto determina uma dificuldade em manter os talentos e os investigadores portugueses em território nacional, como também torna difícil atrair investigadores e investidores estrangeiros para o nosso país.
Para competir num mercado global e extremamente rápido na sua forma de agir, onde as empresas estão constantemente a reinventar-se é importante deter a informação mínima necessária para criar novas movimentações, seja para defesa e/ou ataque. Atualmente vivemos uma situação económica que passa para lá da concorrência e da sobrevivência das empresas, vivemos um momento de guerra económica entre países. Este é um facto que não podemos descurar sob pena de continuarmos na cauda da europa e do mundo. É determinante que se faça uma monitorização do mundo e se consiga criar uma rede de inteligência económica, social e competitiva com vista a criar oportunidades de negócio no exterior, criar alianças estratégicas e ao mesmo tempo planear a redução das importações.
A competitividade das indústrias de um país é importante para o seu desenvolvimento económico. As oportunidades de crescimento, a inovação e a prosperidade têm de ser articuladas entre todos os atores no mercado, desde empresários, passando por investidores e terminando nos administradores públicos. Desta forma é possível criar um clima económico saudável com um investimento sustentado ao longo dos tempos.
Desenvolver uma Plataforma de Competitividade e Inovação
É essencial tornar o país com sentido de contexto mundial e essencialmente entender quais os mercados onde se quer e deve apostar. É fulcral que investir e desenvolver modelos globais inovadores que satisfaçam necessidades dos mercados e locais onde se criem vontades mundiais. Há que adaptar aos momentos atuais e superá-los com audácia e movimentos assertivos, e para isso é determinante:
- Criar uma plataforma de Inteligência Competitiva e Económica que permita aumentar a eficiência e competitividade das organizações portuguesas.
- Estruturar modelos de negócio existentes por sector de indústria e criar sinergias entre para organizações para competir no mercado externo.
- Desenvolver um processo de Scanning sistemático de novos mercados não europeus para exportação dos bens transacionáveis portugueses.
- Implementar uma plataforma de alertas tendo em conta indicadores económicos, demográficos, sociais e tecnológicos que permitam às organizações adaptarem-se e otimizarem os seus modelos de negocio tendo em conta as alterações apresentadas nos indicadores que as afetam diretamente.
- Criar centros de prospeção internacional nas embaixadas portuguesas e retirar fatores de inovação para inclusão nos modelos de negócio nacionais.
Toda a informação e intelligence disponível sobre o contexto onde se compete é fulcral para a definição de estratégias coerentes e assertivas que permitam uma antecipação perante os concorrentes. É determinante que as organizações quando se expõe no mercado global, seja doméstico ou internacional, tenham o conhecimento de todas as variáveis que envolvem o negócio e as suas transações.
A movimentação estratégica define que a procura de recursos, informação e conhecimento aumenta a probabilidade de definir novas formas de competir, inovar e adquirir uma posição mais forte no mercado. O “renascer” constante e focado permite às organizações criarem mecanismos de defesa através do seu posicionamento e ao mesmo tempo, por via da inovação e da criação de novos produtos e/ou serviços, de ataque.
Por este motivo, considera-se que uma monitorização constante dos mercados permita encontrar novas opções para o tecido empresarial. Esta opção aumentará a possibilidade de criar novos processos e produtos evidenciando uma capacidade inovadora de todas as organizações.
As oportunidades multiplicam-se à medida que são apreendidas e por isso devemos viver o futuro com um foco no presente sem nunca esquecer os caminhos do passado. Está na hora de agir em prol de um futuro sustentado, consciente e ao mesmo tempo direcionado.